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No Brasil, 51% dos sem-carro gostariam de comprar um automóvel

Os dados indicam que o desejo de adquirir um veículo é menor nos países mais bem servidos por transporte coletivo

Os dados indicam que o desejo de adquirir um veículo é menor nos países mais bem servidos por transporte coletivo

 

Hoje, 22 de setembro, é o Dia Mundial sem Carro, uma data lembrada em cidades no mundo inteiro para promover uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel — e sobre seus impactos na mobilidade, na saúde humana e no meio ambiente. Desde sua invenção, no século 19, o automóvel com motor a combustão se tornou algo que muitas pessoas passaram a cobiçar — para muita gente, virou um símbolo de vida adulta, de riqueza e de sucesso. Continua assim?

Há dados que mostram que os jovens de hoje têm menos interesse por carros do que as gerações anteriores. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de julho de 2019 a julho de 2021, o número de pessoas com até 30 anos que tiram carteira de habilitação no Brasil caiu 7%. Na faixa de 18 a 24 anos, a queda foi ainda mais acentuada: 23%. O mesmo fenômeno se observa em outros países, como o Reino Unido e os Estados Unidos.

Ainda assim, o carro continua na lista de desejos dos consumidores de muitos países, de acordo com uma pesquisa global da empresa de informações Statista. O Brasil está entre os países com maior percentual de não proprietários de carros que pretendem adquirir um veículo no futuro: 51% dos entrevistados.

Em contraste, no Japão, onde 25% dos entrevistados não possuem carro, apenas 6% disseram que planejam comprar um veículo em algum momento. Segundo a análise da Statista, em países como Finlândia, Holanda e Alemanha, ao que parece, a maioria das pessoas sem carro tomou essa decisão de forma consciente — não foi por falta de condições de comprar um veículo.

 

Gráfico: Países onde o carro é uma compra aspiracional

 

 

De maneira geral, observa-se que o desejo de comprar um carro é maior nos países onde o índice de propriedade de veículos é relativamente baixo. O quadro abaixo, com os dados dos mesmos países do gráfico anterior, mostra que o Brasil se encontra no pelotão intermediário por esse critério, com 366 veículos por 1.000 habitantes, menos da metade do índice dos Estados Unidos.

 

Gráfico: Propriedade de veículos por país

 

Outro aspecto que parece influenciar no desejo de comprar ou não um carro é a disponibilidade de transporte coletivo. O quadro a seguir mostra a densidade da malha ferroviária nos mesmos países citados anteriormente. Pode-se observar que, de modo geral, os países com menor percentual de pessoas que desejam comprar um carro são aqueles mais bem servidos por uma rede ferroviária.

 

Gráfico: densidade de ferrovias

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