Realizar busca
test

Tese de doutorado: para o que serve e quais são as características

Saiba também o que diferencia esse documento de uma dissertação

Saiba também o que diferencia esse documento de uma dissertação

 

A palavra “tese” veio do grego “thesis”, que significa “proposição”. Principalmente no sentido de proposta teórica ou intelectual, posição, colocação.

Quem pretende se tornar doutor ou doutora precisa, antes, produzir uma tese de doutorado.

Esse documento vai trazer o resultado dos anos de pesquisa dedicados a um assunto específico e ainda não abordado, daquela forma, pela academia.

É, portanto, justamente uma forma de um pesquisador se posicionar na academia com a sua abordagem original dentro daquela área de estudo. É a sua proposição de uma ideia.

Depois de entregar o documento, que deve ter características específicas e seguir regras determinadas, a pessoa ainda precisa defendê-lo, para que seja aprovado por uma banca examinadora, formada por outros doutores. Estes poderão fazer questionamentos, e a tese terá que arguir a partir de tudo o que ela compreende sobre determinado assunto.

Este artigo vai detalhar melhor como funciona esse processo, o que deve constar em uma tese de doutorado, como ela é avaliada e muito mais.

 

 

Afinal, o que é uma tese de doutorado?

A tese de doutorado é um trabalho que apresenta o resultado até então inédito de uma pesquisa acadêmica realizada pelo estudante desse tipo de pós-graduação stricto sensu e que é pré-requisito para obtenção do diploma e título de doutor.

A definição oficial da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para tese é a seguinte:

“[…] documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção do título de doutor, ou similar.”

 

Qual é a diferença entre dissertação e tese?

tese de doutorado

A dissertação de mestrado é um trabalho acadêmico que é pré-requisito para obtenção do diploma e título de mestre.

Esta é a definição oficial da ABNT para dissertação:

“Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando a obtenção do título de mestre.”

Se compararmos as duas definições da ABNT, veremos que, no caso da tese, é pedido que seja elaborada “com base em investigação original”, que vai constituir “real contribuição para a especialidade em questão”.

Já a dissertação tem um caráter mais de fazer a análise e a interpretação de informações já existentes na literatura científica daquela especialidade.

 

Para que serve uma tese de doutorado?

Do ponto de vista pessoal, a tese de doutorado serve para que um indivíduo, se aprovado na defesa desse trabalho, obtenha o título de doutor e o diploma de doutorado em uma área do conhecimento específica.

A tese de doutorado se propõe a agregar conhecimento a uma determinada área, trazendo um aspecto novo para algum campo de estudo, quer seja uma nova metodologia, um novo resultado, uma descoberta inédita etc.

Ou seja, uma tese de doutorado pode trazer conhecimentos novos sobre um determinado campo da ciência, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

 

 

Quais são as características de uma tese de doutorado?

A tese de doutorado deve ter um tema único e bem delimitado, tratado a partir de uma investigação original.

Além disso, a tese deve seguir uma série de normas da ABNT, que dizem respeito à seguinte estrutura e formato:

  • Parte externa (capa e lombada)

  • Pré-texto: 

– Folha de rosto

– Errata (opcional)

– Folha de aprovação

– Dedicatória (opcional)

– Agradecimentos (opcional)

– Epígrafe (opcional)

– Resumo

– Abstract

– Lista de figuras (opcional)

– Lista de tabelas (opcional)

– Lista de abreviaturas (opcional)

– Lista de siglas (opcional)

– Lista de símbolos (opcional)

– Sumário

 

  • Texto:

– Introdução

– Desenvolvimento: Introdução; Objetivos; Revisão de literatura; Métodos; Resultados; Discussão

– Conclusão

 

  • Pós-texto:

– Referências

– Glossário (opcional)

– Apêndices (opcional)

– Anexos (opcional)

– Índice (opcional)

 

Como é a apresentação e a avaliação de uma tese de doutorado?

tese de doutorado

Uma tese de doutorado é submetida a uma banca avaliadora formada por pessoas que já têm título de doutores e que vão avaliar, além do documento impresso, a defesa do conteúdo feita pelo aspirante ao título de doutor.

Essa banca vai avaliar diversas questões, como:

  • clareza da exposição durante a defesa, o tempo gasto para fazer a arguição e a independência intelectual do doutorando ao responder aos questionamentos dos membros da banca;
  • clareza e correção do documento e se o texto obedece às regras da ABNT;
  • importância e originalidade do tema de pesquisa, aprofundamento, embasamento teórico, fundamentação dos resultados, correção da metodologia e boa consulta de referências bibliográficas.

Ao final, o aluno pode ou não ser aprovado. Com tudo certo, recebe o diploma e o título de doutor.

 

Como citar uma tese de doutorado em trabalhos acadêmicos?

A norma 6023 da ABNT traz as regras de como citar trabalhos acadêmicos, inclusive teses de doutorado, em outros trabalhos.

Segundo a norma, os elementos essenciais que devem ser citados ao falar de um trabalho acadêmico são:

  • autor;
  • título;
  • subtítulo (se houver);
  • ano de depósito;
  • tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros);
  • grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso entre parênteses;
  • vinculação acadêmica;
  • local;
  • data de apresentação ou defesa.
Exemplo:
  • “AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.”
Se for preciso identificar melhor o documento, acrescentam-se elementos complementares à referência. Exemplo:
  • “RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. Orientador: Mario Ferreira Junior. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.”
Se a tese foi retirada de meio eletrônico, as referências devem obedecer aos padrões que já citamos, acrescidos da descrição do suporte usado para acessar aquela tese. Exemplo:
  • “GODINHO, Thais. Vida organizada: como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos. São Paulo: Gente, 2014. Ebook.”
Se é um documento disponível online, é preciso dar o link e a data de acesso. Exemplo:
  • “BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http ://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdeflosofa.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.”
Ou com informações complementares, como:
  • “LOEVINSOHN, Benjamin. Performance-based contracting for health services in developing countries: a toolkit. Washington, DC: The World Bank, 2008. 202 p. (Health, Nutrition, and Population Series, 44821). ISBN 978-0-8213-7536-5. DOI 10.1596/978-0-8213-7536-5. Disponível em: http://www.who.int/ management/resources/fnances/CoverSection1.pdf. Acesso em: 7 maio 2010.”

Existem ainda algumas regras gerais para citações diretas e indiretas dentro de um texto, que vale a pena citar. Estão na norma NBR 10520 da ABNT.

Podemos citar um pesquisador no meio do texto, de forma indireta, sem aspas, deixando entre parênteses apenas o ano em que ele formulou aquela ideia, ou colocar entre aspas e, nos parênteses, o nome em caixa alta e o ano. Por exemplo:

  • A ironia seria assim um forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

ou

  • “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia […]” (DERRIDA, 1967, p. 293).
  • Nas citações diretas, é preciso também citar no texto a página, volume, tomo ou seção da fonte consultada, seguindo o seguinte padrão:
  • A produção de lítio começa em Searles Lake, Califórnia em 1928 (MUMFORD, 1949, p. 513).
  • Nas citações indiretas, a indicação da página consultada é opcional. Por exemplo:
  • Oliveira e Leonardos (1943, p. 446) dizem que a […] relação da série São Roque com os granitos porfirióides pequenos é muito clara.

As citações diretas devem usar aspas duplas. As aspas simples são usadas em citações dentro de uma citação.

Se as citações diretas tiverem mais de três linhas, devem ser destacadas com um recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem as aspas. O parêntesis no final da citação continua obrigatório.

Um texto citado deve conter “[…]” caso algum trecho tenha sido suprimido; “[ ]” caso algum comentário tenha sido acrescentado e grifo em negrito ou itálico caso o pesquisador queira destacar ou dar ênfase a algo naquela citação.

Todas as citações devem ser chamadas por um sistema numérico ou de autor-data que possa ser encontrado facilmente depois na lista de referências bibliográficas e nas notas de rodapé.

 

Quer fazer doutorado em uma das melhores faculdades de negócios do mundo? Desde 2015, o Insper possui doutorado em Economia dos Negócios, com aulas ministradas em inglês. Interessou? Veja os detalhes do programa e do processo seletivo.

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade