Realizar busca

Insper realiza imersão em inovação social com o Colégio Santa Cruz

Durante quatro dias, estudantes do ensino fundamental e médio desenvolveram soluções para problemas do rio Pinheiros

Durante quatro dias, estudantes do ensino fundamental e médio desenvolveram soluções para problemas do rio Pinheiros

Alunos do Colégio Santa Cruz em atividade no laboratório do Insper em imersão sobre inovação social.

*Allyson Pains

 

Entre os dias 09 e 12 de outubro, o Insper recepcionou 35 estudantes do Colégio Santa Cruz para uma experiência prática de imersão em inovação social. Coordenado pela equipe do Insper em parceria com a instituição, o evento utilizou o método de design thinking para promover a investigação de contextos socioambientais e estimular a busca de caminhos possíveis para a transformação da realidade.

A jornada socioambiental teve como desafio a despoluição do rio Pinheiros. A partir disso, os participantes se organizaram para propor soluções em quatro frentes de atuação: mecanismos de coleta de lixo, design de barcos, geração de renda com os reciclados e prevenção de resíduos. Além de atividades técnicas, que envolveram a elaboração de protótipos, também foram trabalhadas soft e hard skills, como a escuta ativa e o design participativo.

Um dos objetivos da experiência foi direcionar o trabalho em equipe em um contexto universitário, com aprendizado centrado nos estudantes. Com isso, a grade da imersão foi planejada para que, em cada dia de evento, os estudantes voltassem a atenção para uma parte do desafio, desde a pesquisa participativa e definição do problema até a ideação de soluções, teste de modelos e prototipagem.

“O desafio de despoluição do rio Pinheiros foi pensado para que, com o conhecimento de design thinking, os alunos entendessem especificamente que problema eles gostariam de resolver e, então, propusessem alternativas de enfrentamento”, comentou Juliana Mitkiewicz, professora do Insper e uma das integrantes do evento.

Para contribuir com o desenvolvimento dos projetos, os estudantes assistiram palestras sobre economia circular, coleta seletiva, empreendedorismo social e estruturação de pitches, que foram ministradas pelos convidados Daniel Guzzo, professor do Insper, Sergio Bispo, catador e fundador da Kombosa Seletiva, Luenne Coelho, bioarquiteta e empresária, e Thomaz Martins, coordenador do Centro de empreendedorismo do Insper.

“O design está no centro desse trabalho como uma linguagem para tratar dos problemas. Às vezes, isso não faz parte do dia a dia da escola, mas, na imersão, ficou evidente que é possível enxergar as coisas a partir de um outro ponto de vista para transformar o Brasil”, declarou Moisés Zylbersztajn, um dos professores do Colégio Santa Cruz que acompanhou o evento.

Alunos do Colégio Santa Cruz no último dia de evento de imersão em inovação social, no auditório do Insper.

No quarto dia de evento, os projetos foram apresentados à banca avaliadora, composta pelos palestrantes convidados e por Victor Macul, professor do Insper. Em um pitch de quatro minutos, os grupos demonstraram soluções criativas que consideraram o uso de materiais reciclados em sua composição. Os dez projetos foram exibidos no auditório do Insper:

  • Kombosa Aquática – um barco individual, movido a pedal e com abas laterais para a coleta de resíduos flutuantes
  • Parque Sustentável do Rio Pinheiros – criação de um parque às margens do rio, com foco na descontaminação de plásticos e na geração de renda pela reciclagem
  • Bueiro Limpo – protótipo de um filtro adaptável para contenção de resíduos em bueiros e bocas de lobo
  • Mecanismos de Coleta – o projeto consiste em um protótipo de pá para a coleta de lixo nos afluentes, visando a diminuição do risco de contaminação pela água
  • Ecoboat – baseado em um modelo já existente, o projeto propôs evoluções estruturais no barco, visando a proteção da tripulação e o aumento da eficiência da coleta
  • Sóteros – um barco automático, movido a energia solar, focado na captura de resíduos de tamanhos específicos, facilitando a separação dos materiais coletados
  • Máquina trituradora – o protótipo foi pensado para utilização dos catadores na trituração de plásticos oriundos do rio, a fim de aumentar a receita obtida com a venda dos materiais
  • SEP – o projeto propôs um novo sistema de motores para a adaptação de barcos já utilizados na coleta de plásticos flutuantes, com foco na parceria com empresas privadas
  • Ecoboat de separação – barco com estrutura otimizada, economia energética e filtragem de resíduos coletados
  • Abraça Resíduos – sistema autônomo de acoplagem em pontes, entre as margens do rio, a fim de represar e separar os resíduos para tratamento posterior

Ao final das apresentações, todas as propostas foram pontuadas e quatro delas se destacaram: em primeiro lugar, o projeto Bueiro Limpo; a segunda posição foi da Máquina Trituradora; por fim, em terceiro lugar, um empate ocorreu entre os projetos SEP e Ecoboat de separação.

Saiba mais sobre nossos cursos de Graduação

 

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade