O Guia do Insper Metricis propõe a elaboração de um Menu de Métricas para auxiliar organizações públicas e privadas a selecionarem indicadores de resultado para acompanhamento dos seus projetos. Saiba mais sobre o assunto nesta matéria, que integra a série #InsperMetricisExplica.
Na elaboração de um plano de medição, uma das etapas fundamentais e que pode gerar dúvidas em quem o elabora é como selecionar os melhores indicadores socioambientais para aferir o impacto do projeto, ou seja, os resultados positivos esperados na população-alvo.
De acordo com o Guia do Insper Metricis, essa etapa deve ser precedida pela delimitação da população-alvo, benchmarking e pela definição da teoria da mudança, que consiste em uma forma clara e lógica de articular a conexão entre as atividades realizadas e os resultados socioambientais esperados.
Após a definição desses resultados, pode-se então buscar métricas que os melhor representem. Métricas ideais apresentam as seguintes características:
Cria-se, então, um Menu de Métricas no qual é possível comparar as propostas de indicadores para cada um dos resultados esperados do projeto, utilizando como critérios os itens listados acima. A partir desta análise, fica mais fácil selecionar as métricas com atributos mais favoráveis à coleta de dados e seu acompanhamento.
Para saber mais sobre a seleção de indicadores e outros temas relacionados à avaliação de impacto socioambiental para utilização em negócios e investimento de impacto, acesse o Guia de Avaliação de Impacto Socioambiental produzido pelo Insper Metricis.
#InsperMetricisExplica
O Insper Metricis (Núcleo para Medição de Impacto Socioambiental) tem como missão “oferecer às empresas, investidores, organizações e governos estudos sobre estratégias, práticas de gestão e metodologias de avaliação direcionados a negócios e investimentos de impacto socioambiental, com vistas a auxiliar o crescimento sustentável desta atividade no Brasil”. Porém, o tema ainda é desconhecido de muitos. Por isso, lançamos a série #InsperMetricisExplica, em que abordamos os principais pontos para compreender como medir impacto socioambiental. Acompanhe!