Foram expostos mais de 160 projetos desenvolvidos ao longo deste ano por alunos de diversas etapas das graduações em Engenharia
No dia 4 de novembro, realizamos a 5ª edição da Expo Engenharia, encontro anual no qual nossos alunos das Engenharias têm a oportunidade de mostrar para amigos, familiares e toda a Comunidade Insper os trabalhos que mais se orgulham de terem desenvolvido neste ano de 2019.
“É muito gratificante acompanhar a evolução dos alunos e dos projetos ocorrida desde a primeira edição. Neste ano, temos muito orgulho por formar nossa primeira turma das Engenharias. Agradeço a todos que reconheceram a qualidade do nosso projeto e apostaram na escola”, disse Carolina da Costa, vice-presidente da Graduação e fundadora e diretora do Centro de Educação do Insper.
De acordo com Fabio Ayres, professor do Insper e organizador da Expo Engenharia, a alma do evento são os próprios alunos. “A Expo traz projetos realizados por alunos que estão em diversas etapas de suas Graduações. Temos casos desenvolvidos tanto pelos que estão no primeiro ano até os feitos pelos formandos. Temos muito orgulho em mostrar os projetos e prestar contas a toda a Comunidade Insper sobre o que estamos realizando. Agradeço aos pais, doadores e colaboradores por apoiarem a realização de todos esses projetos.”
Projetos
Foram expostos mais de 160 projetos, que abordaram os mais variados temas por meio da utilização de diversas tecnologias. Entre eles, destaque para estações meteorológicas, sorveteira, carregador wireless, jogos de computador, gerador eólico, drones, fábricas automatizadas, imersões em ambiente de realidade virtual e uma disputada batalha de robôs.
“Essa foi a primeira vez que nós entramos em contato com a programação e já colocamos a mão na massa. Aprendemos bastante sobre uma biblioteca do Python chamada Pygame e conseguimos superar diversos desafios no meio do caminho. Hoje, temos uma felicidade muito grande de compartilhar o nosso jogo aqui na Expo”, contou João Guilherme Almeida, do 2º semestre de Engenharia da Computação, integrante da equipe responsável pela criação do Speed Retro, jogo de corrida inspirado no game Retro Speed 2 e que apresenta diferentes desafios ao jogador, que deve desviar de seus oponentes, de blocos de neve e dos cantos da tela, além de coletar moedas para aumentar a sua pontuação.
A abordagem de temas relacionados à saúde também esteve presente na Expo. Utilizar técnicas de machine learning para identificar, em imagens, a presença do parasita responsável pela malária, é a síntese do projeto Malaria Detection: Machine Leaning Approach. “Utilizamos um banco de dados com 17 mil fotos de células infectadas e não infectadas e conseguimos desenvolver um programa que identifica a presença ou não do parasita com uma taxa de acerto de 96,17%”, explicou Thomas Bekhor, aluno do 2º semestre de Engenharia Mecânica, integrante da equipe responsável pelo projeto.
Para Vitor Parizotto, aluno do 6º semestre de Engenharia Mecânica e integrante do grupo criador do CFD (Fluidodinâmica computacional) em Realidade Virtual, iniciativa que leva o usuário a um ambiente virtual no qual por meio do uso de óculos e controles é possível fazer simulações sobre a mecânica de fluídos de forma aplicada em carros, asas de avião ou turbinas eólicas, por exemplo, a importância da Expo Engenharia passa pela possibilidade de compartilhar com outros públicos o que está sendo feito de melhor em nossa escola.
“Nós trabalhamos com isso todos os dias. Porém, quando vemos o brilho nos olhos nas pessoas que não têm contato com o tema e conseguem entender o que está acontecendo ao explorar um ambiente de realidade virtual, é algo fantástico”, disse Vitor.
Jocy Alexandre, mãe da aluna Beatriz Alexandre, do 4º semestre de Engenharia Mecânica, é engenheira e ficou encantada com os projetos apresentados. “É um grande prazer estar aqui junto com os alunos e conhecer os trabalhos que eles fazem o ano inteiro. São projetos diferentes e magníficos!”.