Evento organizado pelo Movimento Pessoas à Frente, em parceria com a Plataforma Justa e o Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper (CGPP), tem como objetivo promover um debate qualificado e plural sobre os supersalários no setor público brasileiro, analisando seus impactos fiscais, legais e sociais. A proposta busca reunir especialistas de diferentes áreas para explorar possibilidades de regulamentação, os desafios jurídicos envolvidos e caminhos para uma maior equidade no serviço público.
Nesse contexto, será dado maior destaque às categorias que mais recebem supersalários dentro do sistema de Justiça: magistrados e membros do Ministério Público. Como base de dados e evidências para o debate, serão utilizadas as Notas Técnicas elaboradas pelo Movimento Pessoas à Frente e pela Plataforma Justa.
Data/Hora
9 Jun (Seg) • 20h30 - 23h30
Entrada
Rua Quatá 300 - Vila Olímpia (Sala Amador Aguiar - 1º andar - Prédio Claudio Haddad)
Estacionamento
Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia
Abertura (15 min)
Programação de cada mesa:
Exposição inicial de cada debatedor (5 minutos por participante)
Debate entre os participantes mediado pelo organizador (30 minutos)
Encerramento com apontamentos finais (10 minutos)
Mesa 1: O Sistema de Justiça no orçamento (50 min)
Mediação:
Palestrantes:
Mesa 2: Gestão de pessoas e transparência no sistema de justiça (50 min)
Mediação:
Palestrantes:
Coordenadora de Relacionamento do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, líder da Rede de Gênero e secretária executiva do Comitê de Relacionamento com Parceiros do Insper. Beatriz é formada em Relações Públicas pela PUC Campinas, tem MBA em Gestão de Empresa de Mídia, Comunicação e Estudos da Mídia pela Universidade de Vila Velha e participou do Programa de Desenvolvimento Gerencial da FGV. Integra a Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann e tem experiência profissional em instituições como Rede Gazeta, Todos Pela Educação, Instituto Natura e Somos Educação.
Doutoranda em Administração Pública e Governo pela FGV-SP, mestre em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp, onde também atuou como professora visitante, e bacharel em Administração pela UFBA. É pesquisadora vinculada à Escola de Governo da Universidade de Oxford e servidora pública federal licenciada.
Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE – FGV), é membro do corpo editorial do Journal of Public Administration Research and Theory (JPART) e Asia-Pacific Journal of Public Administration (APJPA). Em 2018, foi pesquisador visitante na School of Public and International Affairs (SPIA), University of Georgia (EUA). Seus interesses de pesquisa são: liderança, comportamento organizacional, GRH e administração pública. Profissionalmente, atuou como Oficial Aviador da Força Aérea Brasileira e professor no Instituto Federal do Rio de Janeiro. Coordenador acadêmico do Núcleo de Pessoas no Setor Público no Insper.
Diretora Executiva do Movimento Pessoas à Frente. Especialista em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes pela USP. Idealizou e cofundou o ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará – iniciativa reconhecida com a Medalha do Prêmio Espírito Público. É líder na Rede de Líderes da Fundação Lemann e conselheira do CIEDS.
Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV) e mestre em Administração pela FGV com período sanduíche na Indiana University. É graduada em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Coordenadora Executiva do Núcleo de Pessoas no Setor Público do Insper.
Diretora executiva da Transparência Brasil desde 2022, onde atua há mais de dez anos. Formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e mestre em Ciência Política pela Leuphana Universität, na Alemanha. Atuou junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Timor-Leste e à Transparency International. É Eisenhower Fellow e especialista da Global Partnership on Artificial Intelligence da OCDE.
Advogada, mestre e doutora em Administração Pública e Governo pela FGV-SP, atualmente é pesquisadora convidada da The New School em Nova York, fellow da Open Society Foundations e diretora-executiva do JUSTA. Autora dos livros Uma fenda na justiça: as inovações democráticas construídas na defensoria pública e A política da justiça: Blindar as elites, criminalizar os pobres.
Economista (PUCRS), mestra e doutora em Desenvolvimento Econômico (IE/Unicamp). Pesquisa sobre os temas “políticas de drogas” e “justiça” há mais de 15 anos. É pesquisadora colaboradora do NEPP/Unicamp, cofundadora do LEIPSI (Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos) e coordenadora das pesquisas de orçamento do JUSTA.
Doutor em Administração Pública e Governo (FGV). Recebeu o Prêmio Melhor Tese de Doutorado da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP, 2022) e Prêmio de Melhor Tese FGV Pesquisa e Publicações (2022). A sua tese gerou o livro intitulado “Caminhos da Política no Ministério Público Federal”, publicado em 2023. É pesquisador de pós-doutorado no Centro de Estudos de Administração Pública e Governo (FGV CEAPG), e associado ao Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Dedica-se à pesquisa sobre: controle e burocracia; elites políticas e burocráticas; federalismo e políticas públicas; política brasileira e Ministério Público; CNJ e CNMP.
Administradora pública pela EAESP/FGVSP e mestre e doutora em Economia pela EESP FGVSP. É professora associada do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP e dos mestrados em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP e de Ciência Política no DCP/USP. É pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/USP) e do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP/USP). Foi pesquisadora visitante na Sciences Po, Paris, e no King’s College Londres. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em finanças públicas e orçamento público. Foi Diretora do Orçamento na Secretaria de Finanças de São Paulo e Secretária Adjunta de Planejamento, Orçamento e Gestão no Município de São Paulo. É membro do Conselho Extraordinário do Orçamento Federal junto à SOF/MPO.
Professora de direito administrativo da FGV Direito SP e da Sociedade Brasileira de Direito Público. Doutora pela USP e Mestre pela PUC/SP. Lemann Visiting Fellow na Blavatnik School of Government (Oxford University). Integra o Movimento Pessoas à Frente e o conselho do Republica.org.