Evento híbrido | Participe presencialmente ou acompanhe online.
Num momento em que os desafios urbanos se tornam cada vez mais complexos e interconectados, é urgente repensar não apenas as formas de intervir nas cidades, mas também os modos de conhecer e produzir saber sobre elas. O seminário Ciência cidadã e pesquisa-ação participativa em estudos urbanos: metodologias para a transformação social convida a comunidade acadêmica e a sociedade civil a debater as possibilidades de construção colaborativa do conhecimento por meio de abordagens como a pesquisa-ação participativa (PAP) e a ciência cidadã.
Inspiradas em práticas que unem reflexão crítica e ação consciente, a PAP e a ciência cidadã constituem epistemologias que reconhecem os diferentes lugares de fala, o papel das relações de poder na produção do conhecimento e o valor das experiências vividas pelos sujeitos nos territórios.
Ao promover o diálogo entre pesquisadores acadêmicos e representantes de comunidades, o seminário busca refletir sobre os potenciais dessas abordagens para promover justiça socioambiental, fortalecer o tecido democrático e gerar impactos concretos nos territórios urbanos. Em destaque, estarão temas como:
Com a participação de especialistas que vêm articulando essas práticas em diferentes contextos e territórios, a atividade é também um convite à escuta, à reflexão metodológica e ao engajamento ético com as comunidades que habitam e constroem as cidades.
Sob a mediação das coordenadoras do Centro de Estudos das Cidades | Laboratório Arq.Futuro do Insper, Eliana Sousa e Hannah Arcuschin Machado, os convidados são Leandro Giatti, Alina Kiel, Gilberto Vieira e Juliana Mitkiewicz. O bate-papo terá formato dinâmico, com perguntas e respostas, para que os debatedores compartilhem suas visões e experiências sobre essas abordagens de pesquisa.
Data/Hora
23 Mai (Sex) • 15h00 - 16h30
Entrada
Rua Quatá 200 - Vila Olímpia (Sala 514 - 5º andar)
Estacionamento
Rua Quatá 200 - Vila Olímpia
Realização
Doutoranda na Universidade de Antuérpia, integra o projeto InfoCitizen. Pesquisa como práticas de datificação de base comunitária influenciam políticas públicas, com foco em resistência social no Brasil e na Alemanha.
Coordenadora da Iniciativa Mulheres e Territórios do Insper Cidades.
Doutorando em Gestão Urbana pela PUCPR, é cofundador do data_labe, laboratório de geração cidadã de dados no Rio de Janeiro. Pesquisa periferias urbanas na era da colonialidade dos dados e atua desde 2006 em projetos sociais e culturais.
Coordenadora-adjunta e pesquisadora do Cidades +2°C do Insper Cidades.
Professora do Insper e coordenadora de Impacto Social e Extensão, atua em inovação e justiça climática. Lidera programas com foco em desenvolvimento inclusivo, parcerias intersetoriais e resiliência urbana em países do Sul Global.
Professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), atua em saúde ambiental, sustentabilidade e governança socioambiental. Coordena programas de pós-graduação e pesquisa temas como saneamento e promoção da saúde.