Nos dias 8 e 9 de maio, o Insper, recebe o 1º Encontro das Cidades, que terá como foco o papel das cidades diante dos desafios climáticos, especialmente no contexto do Sul Global. O evento é uma realização do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper (Insper Cidades).
Com o tema “Centralidades, inovação e os desafios climáticos”, o encontro reunirá especialistas para refletir sobre caminhos para a adaptação a um novo contexto, sem perder de vista a urgência da superação das desigualdades sociais e da pobreza urbana. A programação contará com nomes de destaque como Carlos Moreno, urbanista e autor do livro "Cidade de 15 Minutos" – que terá sido lançado na mesma semana no Brasil –, Washington Fajardo, urbanista do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho e Ana Toni, Diretora Executiva da COP 30.
O evento propõe uma abordagem intersetorial para discutir soluções sustentáveis, inteligentes e inclusivas para os desafios históricos das cidades latino-americanas — como saneamento, moradia, infraestrutura verde e acesso a serviços públicos — agora agravados, como uma oportunidade para uma abordagem sistêmica que tem impacto real na transformação urbana.
O Encontro das Cidades é gratuito e voltado a gestores públicos, empresas, incorporadores, estudantes, organizações da sociedade civil e todos os interessados em refletir sobre o futuro das cidades a partir de soluções inovadoras adequadas ao novo contexto climático.
O evento acontecerá com apoio da Iguatemi S.A., também responsável pelo evento Novas Centralidades Urbanas, que acontecerá na mesma semana, em Campinas, e da Diagonal, que também é apoiadora do livro "Cidade de 15 Minutos".
Data/Hora
8 - 9 Mai (Qui - Sex) • 12h00 - 21h00
Entrada
Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia (Auditório Steffi e Max Perlman - Térreo - Prédio Claudio Haddad)
Estacionamento
Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, bacharel em Direito pela UNIP, mestra em Planejamento Urbano pela UFRN, com pós-graduação em Reabilitação de Centros Históricos pelo Insper.
Já atuou nas esferas federal, estadual e municipal, com experiências em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Recife, em diversas frentes. Foi secretária de Turismo da Prefeitura do Recife, presidente da Empetur e secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Atualmente, é chefe do Gabinete do Centro da Prefeitura do Recife, diretora da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, conselheira da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos e da ARIES.
Conselheira do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e Secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Foi diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e é sócia-fundadora do Gestão de Interesse Público (GIP). Economista e doutora em Ciência Política, possui longa trajetória no terceiro setor, fomentando projetos voltados à justiça social, políticas públicas, meio ambiente, mudanças climáticas e filantropia.
Foi presidente do conselho do Greenpeace Internacional (2010–2017), diretora da Fundação Ford no Brasil (2003–2011) e da ActionAid Brasil (1998–2002). Participou dos conselhos do GIFE, Fundo Baobá, Sociedade e Wikimedia Foundation. Atualmente, integra a Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade e os conselhos da Agência Pública, Gold Standard Foundation, ClimaInfo, Instituto República, Transparência Internacional – Brasil e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).
Empresário & Membro do Conselho da Iguatemi S.A.
Renomado urbanista e professor franco-colombiano, residente em Paris. Recentemente, foi pioneiro no desenvolvimento do conceito de “Cidade de 15 Minutos”, que enfoca um urbanismo sustentável e centrado no ser humano. Suas teorias têm sido amplamente adotadas por prefeitos e organizações internacionais comprometidas com cidades mais sustentáveis, ampliando o conceito a um movimento global. Como conselheiro científico de diversas organizações internacionais, é reconhecido por suas contribuições ao planejamento urbano, sendo, além disso, membro da American Academy of Housing and Communities. Dentre seus prêmios internacionais, destacam-se o OBEL em 2021, o Scroll of Honour da ONU-Habitat em 2022 e o Prêmio Global de Liderança para o Desenvolvimento Sustentável do Fórum Global de Assentamentos Humanos (GFHS). Seus livros foram traduzidos para vários idiomas, refletindo sua influência global. Ao longo dos últimos anos, tem contribuído ativamente para o debate internacional sobre a transformação urbana e territorial.
Líder do Movimento dos Sem Teto do Centro (MSTC), fundadora da Ocupação 9 de Julho e responsável pela viabilização de mais de 3 mil moradias para a população de baixa renda em São Paulo. Foi secretária no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, é professora de Urbanismo Social no Insper e atuou com soluções habitacionais em diversas organizações pelo Brasil.
Coordenador do Projeto Cidade +2ºC do Insper Cidades.
Economista e mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. Membro de conselhos como CNPq, FINEP, SEBRAE Nacional, Porto Digital, ISI/TICs e IPÊ/UFRPE. Leciona na Universidade Estadual de Pernambuco desde 1985. Foi superintendente do Sebrae-PE, presidente do Porto Digital e da divisão América Latina da IASP. Atuou em cargos públicos municipais e estaduais, além de ter empreendido por duas décadas nas áreas de software e consultoria.
Presidente do Insper desde junho de 2023. Foi diretor responsável pelos cursos de Graduação entre 2020 e 2023. Tem mestrado e doutorado em Operações e Competividade pela FGV/Eaesp, com período de sanduíche na Arizona State University. Conta com graduação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e teve atuação profissional em várias indústrias em cargos de melhoria de produto, processos e experiência do cliente. Está no Insper há 15 anos, com funções de docente e gestor de programas.
Professor da PUC-Rio, onde coordena o ECOA e os Programas de Inovação Tecnológica. Doutor em Informática, desenvolve projetos interdisciplinares com foco em tecnologia aplicada à sociedade. Atua em iniciativas de transformação digital nos setores de seguros, mídia, entretenimento e energia, como o projeto Legalite.
Ministro das Cidades, nascido em Belém (PA). Formado em Administração pela Universidade da Amazônia e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Presidente do MDB do Pará, coordenou as campanhas do partido no estado em 2022, que reelegeram Helder Barbalho como governador com a maior votação proporcional do país (70,41%).
Até 2022, dirigiu o grupo RBA de Comunicação, transformando o Jornal Diário do Pará no maior periódico da Região Norte, premiado com os troféus Líbero Badaró de Jornalismo e Vladimir Herzog. Reconhecido por sua atuação em comunicação e articulação política no Norte do Brasil.
Coordenador do Núcleo Habitação, Real Estate e Regulação do Insper Cidades.
Engenheira civil e cofundadora da Diagonal, onde atua como responsável técnica junto ao CREA. Trabalhou com urbanização integrada de favelas em Recife, Olinda e no Governo de Pernambuco. Na Diagonal, lidera projetos de urbanismo social, saneamento condominial, regularização fundiária e trabalho técnico social.
Coordenadora do Núcleo de Arquitetura e Cidade do Insper Cidades.
Arquiteta e designer de interiores do grupo Broadway Malyan, atuando como diretora executiva dos ateliês de Lisboa e São Paulo e como “Head of Hospitality” do grupo. Desde 2025, é Chair do ULI (Urban Land Institute) em Portugal. É sócia-fundadora da WIRE Portugal (Women in Real Estate), integrando também sua direção.
Tem sido conferencista regular em diversos países sobre temas como hotelaria, sustentabilidade e regeneração urbana. Ao longo de sua carreira, foi diversas vezes premiada, destacando-se o Inspire Women Award, em 2008, e o Prêmio de Personalidade do Ano da Revista Imobiliário, em 2015. Em 2025, integrou a exposição The City Built by Women, sendo reconhecida pelo seu impacto no setor da arquitetura em Portugal. Em março deste ano, foi destacada pela The Spaces como uma das 15 mulheres mais inspiradoras na área do imobiliário na Europa.
Físico e mestre em Engenharia Elétrica e da Computação, com mais de 25 anos de experiência em energia e infraestrutura. Foi CEO da EDP Brasil por sete anos, presidente do Conselho da companhia e membro do Conselho da EDP Europa. Desde 2023, preside a Motiva, maior empresa de mobilidade do Brasil, e integra os conselhos da ABDIB e MoveInfra.
Psicóloga pela UFPR, com certificações em gestão na França e no Brasil. Atua como consultora em gestão social desde 2007, com projetos para governos e empresas como Braskem, Hydro, Nexa e Fundação Vale. Com 23 anos de experiência como gestora pública, liderou ações em Curitiba, Boa Vista e junto à ONU. Destaca-se em desenvolvimento territorial, planejamento estratégico e fortalecimento institucional.
Economista pela University of Chicago, mestre em Psicologia pela Boston University. Atua no Insper desde 2005, compondo a Assembleia de Associados e presidindo a Comissão Externa de Avaliação. É a primeira mulher a presidir o Conselho Deliberativo do Insper. Lidera iniciativas como o Women in Tech e promove igualdade de gênero e ambientes inclusivos.
Está à frente da family office KPX, que gerencia investimentos e atividades filantrópicas da família Haddad. É trustee da Haddad Foundation, diretora estatutária e patrona do MASP e conselheira da Cultura Artística.
Editor e sócio da BEĨ Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a viver na cidade (BEĨ, 2019), vencedor do prêmio de destaque na XXI Bienal de Arquitectura do Chile. Atualmente, é coordenador geral do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper.
Arquiteto e urbanista, especialista sênior em habitação e desenvolvimento urbano no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde coordena o Cities LAB. Foi presidente do Instituto Pereira Passos e secretário municipal de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro. Atuou também como assessor especial para assuntos urbanos da Prefeitura e liderou o programa Reviver Centro. Fellow da Universidade Harvard pelo Loeb Fellowship, Fajardo é reconhecido por sua atuação em políticas públicas para habitação social, preservação do patrimônio e regeneração de espaços urbanos na América Latina.