Realizar busca


Este livro reúne artigos de reconhecidos estudiosos e formuladores de políticas públicas, com o objetivo de apresentar políticas bem-sucedidas, explicar as razões do sucesso e os permanentes desafios para que os bons resultados se mantenham, e até mesmo apontando declínios em políticas inicialmente exitosas. 

 

Em um país que se acostumou a ver iniciativas governamentais fracassarem, é importante conhecer os casos de sucesso em detalhes, para aprender e reproduzir as boas práticas. Este é o caminho para melhorar a eficiência da prestação de serviço público.

 

São 11 capítulos, cada um tratando de uma política específica: ensino médio em tempo integral, câmeras no fardamento policial, a Estratégia de Saúde da Família, o Cadastro Único de políticas sociais, o Plano ABC de agricultura de baixo carbono, a política de controle de desmatamento, as parcerias público-privadas, a reforma do marco legal do saneamento básico, o Pix, a reforma na legislação de falência e crédito consignado, e o uso de estratégias de economia comportamental no setor público - leia a reportagem completa sobre o livro clicando aqui.

 

São analisados pontos fundamentais, como a capacidade de fazer um diagnóstico correto do problema a ser resolvido, o planejamento cuidadoso, o aprendizado com a experiência internacional, o uso de técnicas avançadas de avaliação, a adequada governança, o treinamento de pessoal, a cooperação federativa e entre órgãos de um mesmo nível de governo, os riscos oriundos de judicialização ou uso eleitoral das políticas, o desafio de manter as políticas após trocas de governo e os inesperados efeitos colaterais negativos que cada política pode causar.

 

Durante o evento, teremos a presença do autor e pesquisador do Insper Marcos Mendes, além dos autores Marcos Jank, Sandro Cabral, Vladmir Ponckzek, Priscila Claro, Paulo Furquim, Naercio Menezes, Bruno Funchal, Vinicius Botelho e Fernanda Lemos


INFORMAÇÕES

Data/Hora

27 Nov (Qua) • 21h00 - 23h00

Entrada

Rua Quatá 300 - Vila Olímpia (Sala Amador Aguiar - 1º andar - Prédio Claudio Haddad)

Estacionamento

Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia

Realização


Inscrições

 


 

Participantes

 

 

Bruno Funchal

Formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense, é doutor em Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV) - RJ, com pós-doutorado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Foi pesquisador visitante na Universidade da Pensilvânia e é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor titular da Fucape Business School. Foi comentarista de economia da CBN Vitória com o quadro “Economia e Você” (2012 a 2017).

 

Foi secretário de Fazenda do Espírito Santo e um dos responsáveis pelo processo de ajuste das contas públicas. Estava no cargo quando o estado foi o único que recebeu nota A do Tesouro Nacional.

 

Desde 2019 como diretor na Secretaria de Fazenda, foi um dos técnicos responsáveis para elaboração do projeto do Pacto Federativo. Em julho de 2020, foi indicado pelo ministro Paulo Guedes e por seu antecessor, Mansueto Almeida, para o cargo de secretário do Tesouro Nacional. Em maio de 2021, assumiu o comando da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento, antiga Secretaria Especial de Fazenda.

 

Foi presidente do Conselho Fiscal da Caixa Econômica Federal de dezembro de 2019 até novembro de 2020.

 

Em maio de 2022, assumiu o posto de CEO da Bradesco Asset Management, a segunda maior gestora privada do Brasil.


Fernanda Lemos

Ph.D em Administração (nas áreas de Organizações e Estratégia) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Coordenadora executiva e pesquisadora associada ao Metricis e à York University de Toronto, Canadá, busca entender como as organizações moldam suas estratégias de sustentabilidade para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como conservação ambiental, licença social e fome.

 

Faz parte de uma pesquisa multipaíses e multissetores desde 2020, financiada pelo Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanidades do Canadá.

 

Possui experiência profissional em organizações privadas e como consultora de empresas, governos e organizações multilaterais no Brasil e no exterior no âmbito da promoção de sustentabilidade, inovação e bem-estar social.


Marcos Jank

Professor sênior e coordenador do centro Insper Agro Global. Com significativa contribuição em temas agroalimentares ao longo de 35 anos de carreira, acumulou múltiplas experiências profissionais no agronegócio.

 

Durante 18 anos, foi professor associado da Universidade de São Paulo (Esalq, FEA e IRI), assessor de ministro e especialista em comércio no BID, em Washington DC.

 

Presidiu a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) e o Instituto de Estudos do Comércio e das Negociações Internacionais (Icone), além de atuar como diretor da BRF na Ásia.

 

Viveu dez anos no exterior, tendo trabalhado com temas de agronegócio nos EUA (três anos), França (três anos) e Ásia (quatro anos). Escreveu livros, publicou papers e foi comentarista em revistas, jornais e TV, além de realizar palestras no país e no exterior. Hoje também atua como conselheiro de empresas do agronegócio.

 

É engenheiro agrônomo pela Esalq, com mestrado na França, doutorado em Administração pela FEA e livre-docência pela Esalq.


Marcos Mendes

Tem graduação e mestrado em Economia pela Universidade de Brasília e doutorado pela USP.

 

É servidor de carreira da Consultoria Legislativa do Senado desde 1995, especializado em economia do setor público, finanças públicas, política fiscal e relações federativas. Atualmente está licenciado e vinculado ao Insper, como pesquisador associado em políticas públicas.

 

De maio de 2016 a dezembro de 2018, exerceu a função de chefe da Assessoria Especial do ministro da Fazenda (gestões Henrique Meirelles e Eduardo Guardia), quando atuou na formulação, discussão e tramitação legislativa das principais reformas econômicas empreendidas pelo Governo Federal, com ênfase na emenda constitucional do teto de gastos, na revisão do Marco Regulatório do Petróleo, na reforma da Previdência e na reforma da relação entre Tesouro e Banco Central.

 

Desde junho de 2019, assina coluna quinzenal de economia no jornal Folha de S.Paulo. No ano letivo 2012-2013, foi pesquisador convidado da London School of Economics, ocasião em que escreveu e publicou o livro “Por que o Brasil cresce pouco? Desigualdade, democracia e baixo crescimento no país do futuro”.

 

De janeiro a maio de 2019, foi pesquisador associado do Instituto de Pesquisas Casa das Garças, onde produziu o livro “Por que é difícil fazer reformas econômicas no Brasil?”. Em 2022, organizou o livro “Para não esquecer: políticas públicas que empobrecem o Brasil”.


Naercio Menezes

Coordenador da Cátedra Ruth Cardoso, pesquisador do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) e diretor do Centro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI), do Insper. Também integra o Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), dedicado ao desenvolvimento da primeira infância, e está à frente das pesquisas de Vitimização na Cidade de São Paulo, que analisam os dados de criminalidade da capital paulista desde 2003.

 

Tem Ph.D. em Economia pela University College London, com mestrado e graduação, também em Economia, pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisa na área de economia, com ênfase em capital humano e desigualdade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade, tecnologia e desemprego.

 

É também professor associado da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), membro da Academia Brasileira de Ciências e colunista do jornal Valor Econômico.

 

Eleito em 2014 para a Academia Brasileira de Ciências como membro titular em Ciências Sociais.

 

Tem artigos em publicações acadêmicas nacionais e internacionais, como Lancet, PNAS, Review of Economics and Statistics, Economic Journal e Journal of International Economics. Foi editor da Brazilian Review of Econometrics e revisor de publicações como American Economic Review, Review of Economics and Statistics e Economic Journal, entre outras. Recebeu o prêmio Mario Henrique Simonsen Lecture, concedido pela Latin American Econometric Society; e duas vezes o Prêmio Haralambos Simeonidis, por melhor tese de doutorado e melhor artigo publicado por economista brasileiro, em 1999 e 2006. Atualmente leciona Econometria Aplicada a Políticas Públicas no Mestrado em Políticas Públicas e Econometria no Doutorado.


Paulo Furquim

Professor titular e coordenador do Centro de Regulação e Democracia (CRD). Professor em tempo integral nos cursos de graduação, mestrado e doutorado do Insper.

 

Graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mestre e doutor em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Foi visiting professor no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 2012 e Visiting Scholar na University of California, Berkeley, em 1994.

 

Foi professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EESP FGV), bem como da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Também é autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre temas como defesa da concorrência, regulação, estratégias empresariais, organização dos mercados e da firma, e direito e economia. Por sua produção científica, é bolsista de produtividade do CNPq, tendo sido também parecerista e membro de conselhos editoriais de diversas publicações científicas.

 

Já coordenou projetos temáticos junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) na área de instituições de mercado, ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na área de políticas de desenvolvimento, e ao Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (Cedes), ao International Development Research Centre (IDRC) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na área de estudos empíricos em direito.


Priscila Claro

Diretora de graduação e professora associada no Insper, é líder do Centro de Sustentabilidade e Negócios. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), com foco em Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2007). Tem mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Wageningen, na Holanda (2002), e bacharelado em Administração de Empresas pela UFLA (2000).

 

Trabalhou como pesquisadora júnior no LEI - Centro de Pesquisa de Economia e Agronegócio da Holanda de 2002 a 2003. No Insper, ocupou a Cátedra Escolhas de Meio Ambiente entre 2016 e 2018, foi coordenadora de Educação Executiva entre 2007 e 2012 e coordenadora de Extensão de 2015 a 2023.

 

Tem experiência na área de administração, com ênfase em estratégia organizacional e sustentabilidade. Seu interesse de pesquisa inclui os seguintes temas: sustentabilidade, capitalismo consciente, responsabilidade social, clima, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ESG.


Sandro Cabral

Professor titular do Insper na área de estratégia e gestão pública e professor licenciado da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi professor visitante na Robert F. Wagner School of Public Service New York University (NYU) e na HEC-Paris. Em suas pesquisas, procura estabelecer pontes entre as áreas de estratégia e administração pública e tem publicado seus trabalhos em periódicos de ponta como Organization Science, Strategic Management Journal, Journal of Management Studies, Journal of Public Administration Research and Theory, Strategic Entrepreneurship Journal e Public Administration Review, entre outros.

 

Conta com experiência profissional em organizações privadas e como consultor de empresas, governos e organizações multilaterais no Brasil e no exterior.

 

Área de pesquisa: criação e apropriação de valor público, colaborações entre organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos, estratégia e desempenho no setor público.


Vladmir Ponczek

Tem graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Economia pela Princeton University (2006). Atualmente é professor na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP). Possui experiência na área de economia, com ênfase em economia da educação e economia do trabalho.

 

Áreas de pesquisa: desenvolvimento econômico, economia do trabalho e educação.


Vinicius Botelho

Graduado em Economia pelo Insper, é mestre em Economia pela PUC-Rio e doutorando em Economia pelo Insper. Foi secretário nacional nos ministérios do Desenvolvimento Social e da Cidadania, assim como pesquisador e consultor na área de avaliação de políticas públicas. Sua linha de pesquisa engloba organização industrial empírica, economia do setor público e desenvolvimento econômico.




Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade