A ascensão de novas potências e a fragmentação do poder global desafiaram a estabilidade que marcou a ordem mundial nas últimas décadas. Hoje, o agronegócio global se encontra em um contexto de tensões hegemônicas entre Estados Unidos e China, conflitos persistentes, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, e uma crescente volatilidade nas relações internacionais. Nesse cenário, as recentes eleições nos EUA trazem novas perspectivas e incertezas que podem impactar diretamente o comércio agrícola e as cadeias globais de valor.
Moderado por Marcos Jank (Insper) e com a participação de especialistas como Chris Garman (Eurasia Group) e Roberto Dumas Damas, o evento será uma oportunidade para discutir as transformações em curso e explorar como o setor agropecuário brasileiro pode se posicionar em meio às incertezas e novas configurações globais. A discussão oferecerá uma análise crítica e fundamentada sobre as implicações das relações internacionais para o agro, com foco nas adaptações necessárias para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades em um cenário global cada vez mais complexo.
Data/Hora
11 Nov (Seg) • 21h00 - 23h00
Entrada
Rua Quatá 300 - Vila Olímpia (Auditório Steffi e Max Perlman - Prédio Claudio Haddad)
Estacionamento
Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia
Realização
Chris Garman
Managing Director for the Americas na Eurasia Group (Washington, D.C.), onde lidera a cobertura sobre o Brasil e orienta a análise dos cenários e impactos consequentes da pandemia mundial do coronavírus, guerra da Ucrânia e desdobramentos dos possíveis cenários de eleições. Foi analista político sênior da Tendências Consultoria Integrada. Também recebeu fellowships do Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo (IDESP) e do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). É mestre em Ciência Política pela Universidade da Califórnia e bacharel pela Grinnell College.
Larissa Wachholz
Executiva de negócios e relações institucionais com mais de quinze anos de experiência. É Sócia da Vallya Participações. Atua em infraestrutura, energia e agronegócio. Foi assessora especial da Ministra da Agricultura do Brasil entre 2019 e 2021, onde criou o “Núcleo China”. Mestre em Estudos Contemporâneos da China pela Renmin University of China, tem passagens pela London School of Economics e Peking University. É senior fellow de Ásia do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), onde coordena o Grupo de Análise sobre China. É sócia-fundadora e foi vice-presidente do IRELGOV (Instituto de Relações Governamentais).
Marcos Jank
Possui 35 anos de experiência profissional em temas globais do agronegócio. É professor Senior Fellow e coordenador do Insper Agro Global, além de atuar como conselheiro em empresas do setor agro. Formou-se em Engenharia Agronômica, é Mestre em Política Agrícola, Doutor em Administração e Livre-Docente.
Roberto Dumas Damas
Possui mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, com passagens por instituições como UBS, Citigroup e Itaú BBA, onde atuou em Shanghai e no New Development Bank. É Mestre em Economia (Universidade de Birmingham) e em Economia Chinesa (Universidade de Fudan), além de ser CFA. Atualmente, leciona Economia Internacional e Economia Chinesa no Insper e é professor convidado na CEIBS e na Universidade de Fudan, na China.
Realização
Apoio