A "Sexta da Mobilidade: Dados e Mobilidade Urbana" é um evento mensal realizado na última sexta-feira de cada mês no Insper, com o objetivo de promover e discutir a cultura da mobilidade urbana. Com foco na análise de dados e nas soluções de transporte sustentável, o evento busca engajar alunos e colaboradores em reflexões sobre o impacto dos diferentes modais de transporte na qualidade de vida e no meio ambiente, fomentando debates e ações que contribuam para uma mobilidade mais eficiente e inclusiva.
O evento será realizado em formato híbrido, garantindo a participação de diversos atores de todo o Brasil. Convidamos a todos a se juntarem a nós nas próximas edições das sextas-feiras.
Data/Hora
25 Out (Sex) • 14h30 - 16h00
Entrada
Rua Quatá 200 - Vila Olímpia (Sala 512 - 5º andar)
Estacionamento
Rua Quatá 200 - Vila Olímpia
Professor do Insper e Coordenador Acadêmico do Centro de Estudos das Cidades - Laboratório Arq.Futuro. Pesquisador pós-doutor em Estudos Urbanos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Mestre e Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como pesquisador e membro da coordenação executiva do Instituto Pólis, consultor de curto prazo para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial, Bloomberg Philanthropies e WRI. Foi pesquisador visitante do Spatial Structures in the Social Sciences (S4) na Brown University, fellow do Lincoln Institute for Land Policy e pesquisador sênior do Sustainable Urbanization Lab (MIT-SUL) e do Center for Real Estate (CRE) do MIT.
Ciclista, arquiteto e urbanista, atuando no uso de tecnologias open source para impulsionar projetos liderados pela sociedade civil. Hoje cursa o mestrado em Design and Computation na Universidade de Artes de Berlim e atua como designer de inovação na organização alemã re:edu.
Graduada em Engenharia Civil, com especialização em projetos de infraestrutura e operação de transportes pela EESC-USP. Nos últimos 5 anos, tem trabalhado com ciência de dados e desenvolvimento de software para melhorar a gestão do transporte público na América Latina. Atualmente, atua como cientista de dados na Scipopulis, é mestranda no Insper e estuda políticas públicas para mobilidade e planejamento urbano.
Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2019). Engenheiro de Produção formado pela FEI (2014), com pós-graduação em Gestão de Operações e Serviços pela Fundação Vanzolini (2016). Atuou por dez anos no mercado financeiro com otimização de processos e trabalha diretamente com startups e desenvolvimento empreendedor desde 2018. Atualmente, é líder da Foks Aceleradora by Insper e do portfólio de startups do Insper.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012) e Mestre em Ciências, na área de Planejamento Urbano e Regional, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2022). Tem experiência em projeto arquitetônico em diversas escalas, bem como no desenvolvimento de pesquisas urbanísticas e no gerenciamento de projetos de mobilidade urbana. Atualmente é Coordenadora-Adjunta e Pesquisadora do Núcleo de Arquitetura e Cidade do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
Advogado com MBA em Gestão Executiva pelo Insper. Foi secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, quando a cidade aderiu ao programa Visão Zero, para redução a zero de mortes no trânsito. Foi presidente do Metrô de São Paulo e da CPTM, diretor de Mobilidade Urbana do WRI Ross Center for Sustainable Cities em Washington, e membro do Conselho de Administração da Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport (SLOCAT). Atualmente, é Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana e do Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável no Centro de Estudos das Cidades - Laboratório Arq.Futuro do Insper, Sócio-fundador da Urucuia, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP, além de articulista da Revista Ferroviária e de outras publicações especializadas.