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A terceira turma do workshop “Introdução à IA Generativa”, direcionado à comunidade docente do Insper, será realizada no dia 7 de novembro, às 13h, com o professor André Santana, dos cursos de Engenharia da escola. O workshop é parte das ações da Comunidade de Aprendizagem do Insper, que apoia docentes na compreensão e implementação de práticas de inteligência artificial (IA) de forma consciente e eficaz. “Escolas empregam tais comunidades como recursos para docentes aprenderem, implementarem e ampliarem o uso das práticas envolvidas”, afirma o professor Guy Amaral Filho, coordenador da Comunidade. “Fazendo parte delas, docentes podem potencializar de forma concreta o uso de IA pelo Insper.”

 

Assim como nas duas edições anteriores, a ideia é focar no papel do docente em um cenário cada vez mais envolvido pela inteligência artificial. “Embora a IA generativa possa personalizar experiências e otimizar processos, ela deve ser vista como uma ferramenta que cria condições para empoderar o especialista, no nosso caso o professor”, diz Santana.

 

A receptividade entre o corpo docente da escola abriu espaço para uma nova roda de conversa sobre o potencial da IA generativa no processo de ensino-aprendizagem, cujo sucesso depende da integração entre as práticas pedagógicas e a experiência do professor. Conforme Santana, no segundo workshop foram incluídas discussões sobre as limitações da IA generativa, como a dificuldade em fornecer suporte emocional de longo prazo nas interações professor-estudante e a limitação em promover o protagonismo dos alunos. Também foi debatida a ineficácia do uso isolado da IA para fomentar uma construção ativa do conhecimento e gerar uma aprendizagem significativa, especialmente quando aplicada apenas como ferramenta de perguntas e respostas.

 

O workshop é dividido em três blocos. No primeiro, apresenta-se uma introdução e contextualização da tecnologia, destacando a relação da IA tradicional e da generativa com os conceitos de confiabilidade e personalização. Mostra-se como as principais ferramentas de IA podem ajudar a personalizar planos de aula a partir da análise do desempenho e interesses dos alunos, identificar lacunas e pontos de interesse e personalizar uma trajetória de aprendizado, além de criar conteúdo personalizado e atividades de tutoria virtual.

 

O segundo bloco demonstrar, na prática, como ferramentas de IA generativa podem ser utilizadas para criar e personalizar conteúdos acadêmicos, gerar insights automatizados e apoiar a inovação pedagógica. Também apresenta um roteiro da chamada engenharia de prompt, que encaminha a obtenção de resultados mais precisos nas respostas da IA. Por fim, o terceiro bloco é dedicado a práticas com os chatbots do Google e da OpenAI, com discussão dos resultados obtidos pela turma.

 

Segundo Santana, os dois primeiros encontros abriram caminhos para colaborações futuras, produções acadêmicas e parcerias dentro da nossa comunidade docente do Insper. “Foi uma experiência enriquecedora, na qual pude trocar ideias com professores de diferentes áreas, que são fundamentais para avançarmos no entendimento e na aplicação das tecnologias de inteligência artificial em diversos contextos, construindo uma comunidade de aprendizagem coletiva”, afirma Santana.

 

Para participar, basta seguir as orientações enviadas por e-mail, pois as inscrições são restritas à comunidade acadêmica de professores e colaboradores do Insper. A Comunidade de Aprendizagem incentiva a participação ativa para fortalecer a rede de aprendizado e inovação. Além disso, é importante acompanhar os canais de informação do Insper, pois futuramente alguns conteúdos serão disponibilizados também para a comunidade em geral.



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