Na última sexta-feira (27), o Insper e a AWS (Amazon Web Services) realizaram o Hackathon GenAI Challenge. O objetivo da competição era buscar soluções para o desafio da aprendizagem de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental II nas escolas públicas brasileiras, utilizando a inteligência artificial e as ferramentas em nuvem da AWS.
“Enquanto educadora e pesquisadora, fico empolgada para ver quais soluções vão surgir deste encontro”, disse Cristine Pinto, Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu do Insper, na abertura do Hackathon.
O evento teve o apoio educacional da Fundação Lemann e da Fundação Itaú, e era aberto aos participantes que concluíram o curso on-line e gratuito Inteligência Artificial e seus impactos nos negócios e na sociedade.
Ao analisar os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica no último ano do Ensino Fundamental, nota-se que apenas 15% dos estudantes têm desempenho adequado na avaliação de matemática (SAEB/INEP, 2021). Os dados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) também são preocupantes: sete em cada 10 estudantes do Brasil não atingiram o nível básico de proficiência em matemática.
Foi pensando em dados como esses que a Fundação Lemann e a Fundação Itaú escolheram o “Ensino de Matemática e Aprendizagem Ativa” como tema para o Hackathon. “Acreditamos no potencial da tecnologia e da inovação na resolução de problemas complexos no ensino. A ideia central desta competição é pensar como a tecnologia e a inovação podem ampliar oportunidades”, defendeu Laura Mattos, Coordenadora de Tecnologia e Inovação na Fundação Lemann.
Para Fernando Oliveira, Gerente de Media Lab da Fundação Itaú, o envolvimento de diferentes públicos em uma competição como esta favorece o surgimento de novas ideias para enfrentar as desigualdades da educação pública brasileira.
Os projetos elaborados pelos participantes deveriam propor soluções inovadoras para o ensino da matemática nas escolas públicas brasileiras, valorizando o processo de aprendizagem e trazendo ideias para estimular o desenvolvimento contínuo e a troca de conhecimentos entre os estudantes.
Embora tenha sido desafiador trabalhar o tema da educação em um tempo tão curto, Juan Oliveira, integrante da equipe Matematicamente, achou bastante produtivo atuar em um grupo com pessoas desconhecidas, com cada integrante trazendo conhecimentos e perspectivas diferentes sobre o tema.
Durante nove horas, o Hackathon reuniu participantes de todas as idades que se organizaram em seis equipes, escolheram suas temáticas e utilizaram a inteligência artificial e diferentes soluções em nuvem da AWS para estruturar seus projetos.
A equipe vencedora foi a Matemágicos, que propôs a AdaptAI: uma plataforma de ensino pensada para ser inclusiva, adaptativa e transformadora. A solução propõe o uso de inteligência artificial generativa para criar planos de estudo personalizados e adaptados à realidade regional das escolas, entender o perfil de aprendizagem de cada aluno, reforçar os conteúdos com missões gamificadas, além de gerar dados e insights para os professores.
Vivian Peres e Bruno Batista, integrantes da equipe, elogiaram a proposta de uma competição justa e a atmosfera criada para as trocas: “Um Hackathon pode assustar, mas é uma excelente oportunidade de desenvolvimento e de trazer novas ideias para o mundo. Tivemos a oportunidade de competir com verdadeira chance de ganhar."
O segundo lugar da competição ficou com a equipe GenDelta, cuja solução, Matemática 360º, focou na aplicabilidade da matemática no dia a dia, na troca de conhecimento entre estudantes e estimulando um aprendizado dedutivo. Em terceiro lugar, o time Cloud9 propôs a plataforma Divide.ai que auxilia na correção de provas, utilizando inteligência artificial para gerar insights para o professor sobre padrões de erros e dificuldades enfrentadas pelos alunos.
Para Paulo Cunha, diretor para o Setor Público na AWS Brasil, os Hackathons são iniciativas importantes para engajar os estudantes e levá-los a trabalhar em equipe para a superação de um desafio: “Precisamos com urgência de pessoas com habilidades em tecnologia e na solução de problemas, e foi exatamente isso que as equipes apresentaram aqui. Na AWS, temos diversas opções de cursos on-line gratuitos para aqueles que desejarem ampliar seus conhecimentos ou explorar as possibilidades de carreira no setor.”
O Hackathon GenAI Challenge AWS & Insper foi um desdobramento do curso Inteligência Artificial e seus impactos nos negócios e na sociedade, que é on-line, gratuito e está aberto para todos os públicos. Clique aqui para fazer sua inscrição.
Jucilene dos Santos, Analista em Data Literacy do Centro de Dados e Inteligência Artificial do Insper afirmou que o Hackathon fez com que os participantes aplicassem os conhecimentos absorvidos durante o curso na solução de problemas reais e afirmou que a escolha dos vencedores foi um grande desafio para a banca avaliadora, pois todas as soluções apresentadas estavam excelentes.