Home/Pesquisa acadêmica | Cátedras/Sobre Ruth Cardoso 

Sobre Ruth Cardoso 

(1930 – 2008)

Nascida em 19 de setembro de 1930, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, Ruth Corrêa Leite Cardoso integrou o movimento responsável por transformar a agenda social brasileira, promovendo a expansão da educação e a atenção aos grupos vulneráveis.

Doutora em antropologia, Ruth Cardoso iniciou sua produção acadêmica com estudo pioneiro sobre a imigração japonesa em São Paulo. Como pesquisadora, também abarcou temas ligados à questão de gênero e dos movimentos sociais urbanos. Além disso, foi uma das grandes responsáveis pela criação das bases do terceiro setor que conhecemos no Brasil.

Esposa do presidente da república Fernando Henrique Cardoso (1995 – 2003), fundou durante o primeiro mandato do seu marido o Programa Comunidade Solidária (1995), um dos mais abrangentes projetos de combate à pobreza e exclusão social. Contrariando a política assistencialista, a iniciativa mobilizou a sociedade civil e o Estado na construção dos programas sociais inovadores, como Alfabetização Solidária, Universidade Solidária, Artesanato Solidário, Capacitação Solidaria, Universidade Solidária e Comunistas.

Por acreditar na contribuição das organizações sociais e na importância de promover o empoderamento das pessoas, o Comunidade Solidária, sob a liderança de Ruth Cardoso, alterou a forma de formular e gerenciar as políticas públicas no Brasil, por meio da intensa articulação, parceria e contribuição da sociedade civil e a integração operacional do Estado.

Em outubro de 2018, o Insper homenageou o legado de Ruth Cardoso com o lançamento da Cátedra Ruth Cardoso, fruto uma doação da Haddad Foundation. Na cerimônia, pesquisadores, amigos e familiares puderam compartilhar um pouco da trajetória e influência de Ruth Cardoso nas políticas públicas.

Confira abaixo os depoimentos e a cerimônia completa. Para conhecer mais das atividades sociais e acadêmicas de Ruth Cardoso, acesse o acervo da Fundação Fernando Henrique Cardoso.

Vídeo em homenagem a Ruth Cardoso:

 

Confira o evento completo em:

 

Carreira acadêmica

Obteve os seguintes títulos acadêmicos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP): bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (1952), mestrado em Sociologia (1959) e doutorado em Ciências Sociais (1972). Em 1988, obteve pós-doutorado pela Columbia University, em Nova York, EUA.

Atuou como docente e pesquisadora na USP; no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap); na pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional do Rio de Janeiro; na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e na Universidade do Chile, ambas em Santiago; na Maison des Sciences de l’Homme em Paris; e nas universidades de Berkeley e Columbia, nos Estados Unidos.

Fonte:  Fundação Fernando Henrique Cardoso.

Principais obras publicadas:

  • O papel das associações juvenis na aculturação dos japoneses (1959)
  • Comunidade solidária: fortalecendo a sociedade, promovendo o desenvolvimento
  • Favela: conformismo e invenção.
  • Estrutura familiar e mobilidade social: estudo dos japoneses no Estado de São Paulo
  • O desafio da cidade: reflexões sobre o trabalho do antropólogo urbano
  •  Sustentabilidade, o desafio das políticas sociais no século 21
  • Estrutura familiar e mobilidade social (1972)
  • A aventura antropológica: teoria e pesquisa (1986)
  • A trajetória dos movimentos sociais (1994)
  • Bibliografia sobre a juventude (com Helena Sampaio) (1995)

Fonte:  Fundação Fernando Henrique Cardoso.