Home/Agenda de Eventos/Trabalhar ou não em seu negócio familiar

Insper Talks

Trabalhar em seu negócio familiar é uma decisão extremamente difícil para a grande maioria dos membros de empresas deste tipo. Quais são os fatores a serem levados em conta? Quais são os caminhos possíveis? Membros de segundas e terceiras gerações de empresa familiares compartilharam suas experiências e aprendizados.

No evento Trabalhar ou não em seu negócio familiar, contamos com a presença Camila Leite Marder, sócia da Zendur, Pattac e Redram e gerente de projeto na Pattac, Matheus Lopes Ribeiro Penido, vice-presidente de negócios do Grupo Serveng e Walter Cavalcante, sócio do Fundo Manifesta Capital. A mediação foi realizada por Aline Porto, sócia da Banyan Global e co-coordenadora da plataforma de empresas familiares do Insper, e Ana Resende, diretora na Banyan Global Brasil.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Data: 5/10/2021

Realização:

Conheça os participantes

Aline Porto

Sócia da BanyanGlobal. Há mais de 15 anos ela tem ajudado empresas familiares a lidar com uma ampla gama de desafios em governança, estratégia de negócio, estratégias organizacionais e desenvolvimento de liderança para membros familiares e executivos. Também contribuiu para a criação e implementação de ações de responsabilidade social e organizações sem fins lucrativos, suportadas por empresas familiares. Atualmente, Aline lidera as atividades da Banyan Global no Brasil. Ela também é co-coordenadora da plataforma de empresas familiares do Insper.

Ana Resende

Diretora na Banyan Global, especializada em estratégia, operações e práticas de recursos humanos. Possui ampla experiência operacional e de conselho, tendo tido posições-chave de liderança em uma empresa global, como consultora de estratégia e membro de conselho de administração de algumas empresas. Ao longo de sua carreira, Ana tem liderado projetos para empresas familiares e não familiares em diversos setores, incluindo bancos, seguros, mídia, telecomunicações, private equity, matérias primas e bens de consumo.

Camila Marder

Sócia da Zendur, Pattac e Redram, é conselheira e membro dos comitês financeiros de cinco investidas. Atua como gerente de projeto na Pattac, abrindo relacionamento com instituições financeiras e investidas, acompanhamento de projetos, implementação de KPIs e controladoria financeira, entre outras atividades. Graduada em Relações Internacionais, com MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e Gerenciamento de Projetos pela FGV. Participou do Creating Innovation em Hyper Island e do programa executivo da Singularity University, na Califórnia, Estados Unidos. Possui especializações em Project Management Professional (PMI) e em Conselheiro de Administração (IBGC).

Matheus Penido

Vice-presidente de negócios do Grupo Serveng, um conglomerado de empresas de infraestrutura fundado por seu avô Pelerson em 1954. Matheus retornou ao grupo em abril de 2021, após 4 anos nos Estados Unidos, onde obteve um MBA pela Universidade de Columbia e trabalhou como Chief Operations Officer de uma empresa de calçados. Anteriormente, trabalhou por 19 anos em diversas unidades do grupo e frequentou faculdade de Engenharia Civil.

Walter Cavalcante

Sócio do fundo de investimento em empreendedores ativistas de impacto socioambiental Manifesta Capital. Um dos criadores dos movimentos Convergência e União Rio. Membro do conselho de acionistas do Grupo Sá Cavalcante.