Home/Agenda de Eventos/Programas de Integridade em empresas públicas

Webinar

A necessidade de contínuo aprimoramento da cultura de integridade nas empresas passa pela implantação de sistemas formais de gestão da integridade. E tal necessidade é idêntica para qualquer setor ou tipo de empresa, independentemente de ser da iniciativa privada ou pública.

Por outro lado, empresas públicas possuem maiores obrigações em relação às privadas, uma vez que, além de precisarem evitar que seus integrantes cometam alguma conduta indevida de forma ativa contra outras empresas, também são obrigadas a apurar e a responsabilizar eventuais atos indevidos cometidos contra a empresa pública.

No webinar Programas de Integridade em empresas públicas, debatemos como aprimorar regras de contratação que permitam a uma empresa pública deixar de contratar organizações que possam oferecer riscos maiores dos que os aceitáveis. Tivemos uma conversa pautada nas perguntas dos participantes, com o objetivo de contribuir para a disseminação das práticas mais atuais em relação ao tema.

Para o debate, reunimos Marcelo Zenkner, Professor e Diretor de Governança e Conformidade da Petrobrás e Pedro Ruske, Professor e Diretor de Promoção da Integridade na Controladoria-Geral da União. A mediação do debate foi realizada por Karlis M. Novickis, Professor do Insper e Marina Coelho, Professora do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

 

Informações

Data: 13/10/2020

Horário: 11h00

INSCRIÇÕES

13/10/2020 - Webinar: Programas de Integridade em empresas públicas

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

 

 

 

 

Conheça os participantes

Karlis M. Novickis

Advogado graduado pela Universidade Mackenzie, Pós-graduado em Direito Criminal pela PUC/SP, LLM em Direito Penal Econômico pela Universidade de Direito de Coimbra/Portugal, e em Administração de Empresas pelo Insper/SP. Leciona matérias sobre a Implantação e Gestão de Departamentos de Compliance e Leis anticorrupção no Insper. Participa de diversos eventos sobre Direito, Compliance e Gestão de Departamentos Jurídicos como moderador e palestrante.

Marcelo Zenkner

Diretor Executivo de Governança e Conformidade da Petrobras. Ex-Promotor de Justiça e Ex-Secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo. Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Doutor em Direito Público pela Universidade Nova de Lisboa (FDUNL). Professor da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e professor de cursos de Pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), PUC e IBMEC. Autor da obra “Integridade Governamental e Empresarial”, publicado pela Editora Fórum (2019).

Marina Coelho

Doutora em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob a orientação do Prof. Miguel Reale Júnior. Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra. Membro do Instituto de Defesa de Direito à Defesa. Autora de diversos artigos sobre Direito Penal. Foi pesquisadora na Universidade de Munique (LMU).

Pedro Ruske

Auditor Federal de Finanças e Controle. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco e Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - DF. Pós-graduando em Neurociência e Comportamento na Pontífice Universidade Católica – RS. Professor na Fundação Getúlio Vargas – RJ. Foi Agente de Fiscalização Financeira no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e atuou na área de direito empresarial e fusões e aquisições antes de ingressar no setor público.