Home/Agenda de Eventos/Políticas Públicas afetando a ciência

Webinar

No webinar Políticas Públicas afetando a ciência, discutimos como as políticas públicas, especialmente na área da saúde, podem impactar o processo de inovação. Nosso convidado é Paulo Almeida, diretor do Instituto Questão de Ciência, que abordará temas como os gatilhos de inovação em ciência e tecnologia, processos de inovação na saúde e o impacto  da pseudociência na inovação. Os professores do Insper, Luiz Durão e Paulo Amaral, realizaram a mediação.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, os eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Data: 13/04/2022

Realização:

Conheça os participantes

Luiz Durão

É professor universitário e trabalha com manufatura avançada, desenvolvimento de produtos utilizando metodologias ágeis e digitalização. Engenheiro de produção (2014), mestre em engenharia de produção (2017) e doutor em engenharia de produção (2020) na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pesquisador visitante na TU Darmstadt e Trinity College Dublin.

Paulo Amaral

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, mestre em Bioquímica pela Universidade de São Paulo e Ph.D. em Genética Molecular pela Universidade de Queensland (Institute for Molecular Bioscience). Foi pesquisador da Universidade de Cambridge no CRUK/Wellcome Trust Gurdon Institute e no Milner Therapeutics Institute, com suporte da Royal Society and British Academy Newton International Fellowship, Corpus Christi College Research Fellowship e Borysiewicz Biomedical Sciences Fellowship. Na indústria, foi cofundador da Pentail Enzymes (atual JĀNA BIO LTD) e pesquisador na STORM Therapeutics Limited. Foi professor visitante em diversas universidades, incluindo Campus Bio-Medico University of Rome (Unicampus) e Humanitas University – Medical School de Milão, na Itália, como também na Karolinska Institutet e Uppsala University, na Suécia. Sua pesquisa abrange diversos mecanismos envolvidos no controle da atividade do genoma durante o desenvolvimento embrionário, em células-tronco e em doenças, com foco especial em redes regulatórias que envolvem RNAs não-codificadores de proteínas (“noncoding RNAs”) e suas modificações covalentes (“RNA modifications”). Atualmente, no Insper, sua pesquisa está voltada para a intersecção de biologia molecular com bioengenharia e desenvolvimento de técnicas e ferramentas analíticas para o estudo de biomoléculas

Paulo Almeida

Licenciado em Direito e Psicologia, mestre em Psicologia e doutorando em Administração, é coordenador do Programa de Internacionalização na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo e diretor do Instituto Questão de Ciência, onde tem participado de projetos de divulgação científica, advocacia e pesquisas de opinião. Atuou na estruturação de parcerias internacionais com instituições como University of California e MIT, na coordenação de lançamentos de cursos online do Coursera, na proposição e elaboração de diversos estatutos universitários, na negociação de compliance com órgãos governamentais e não governamentais no Brasil e no exterior, na coordenação de projetos de pesquisa conjuntos com a Receita Federal do Brasil e na organização do TEDxUSP como licenciado.