Home/Agenda de Eventos/Perdas e desperdício de alimentos no Brasil e no mundo

Webinar

Em 2019 a ONU designou a data de 29 de setembro como o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos. Trata-se de reconhecimento do papel fundamental da produção sustentável de alimentos para a promoção da segurança alimentar e nutricional e também um chamado para o aumento dos esforços no combate ao problema em questão.

No Brasil, a depender do produto, entre 20% e 35% da produção de alimentos é perdida ou desperdiçada ao longo de toda a cadeia produtiva e de consumo. Tais níveis ganham ainda mais relevância neste momento em que a pandemia empurra mais brasileiros para uma situação de insegurança alimentar que já aflige milhões.

Ao passo que nos tornamos um dos grandes produtores mundiais de alimentos não conseguimos diminuir perdas e desperdício em nossas cadeias produtivas. Para discutir os desafios a serem enfrentados nesse tema, o Insper Agro Global e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) reuniram Walter Belik, professor aposentado da Unicamp e diretor do Instituto Fome Zero, Murillo Freire Júnior, pesquisador da Embrapa, Marcio Milan, vice-presidente institucional e administrativo na Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e Ana Cristina C. G. Barros, gerente de assistência do Sesc Nacional e gestora nacional da Rede de Bancos de Alimentos Mesa Brasil.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Data: 16/09/2021

Realização:

Apoiadores:

Conheça os participantes

Ana Cristina Barros

Gerente de assistência do departamento nacional do Sesc, gestora nacional da Rede de Bancos de Alimentos Mesa Brasil. Graduada em Serviço Social e pós-graduada em Responsabilidade Social e Terceiro Setor, ambos pela UFRJ.

Julia Dias Leite

Diretora-presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Atua há 20 anos na área de relações internacionais. Foi secretária executiva do Conselho Empresarial Brasil-China. É fellow do Inter-American Dialogue e presidente do conselho de administração da Piemonte Holding.

Marcio Milan

Vice-Presidente institucional e administrativo na Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). É líder do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA). Foi diretor de relações institucionais no Grupo Pão de Açúcar. É administrador de empresas, professor, ciclista e maratonista.

Marcos S. Jank

Professor sênior de agronegócio global do Insper e coordenador do Insper Agro Global. membro do Conselho Consultivo Internacional do Cebri.

Murillo Freire Junior

Pesquisador sênior da EMBRAPA e representante brasileiro no comitê de peritos da FAO América Latina e Caribe no tema de perdas e desperdício de alimentos. É engenheiro agrônomo e Doutor em Ciências dos Alimentos.

Walter Belik

Professor titular aposentado do Instituto de Economia da Unicamp, membro do High Level Panel of Experts do Comitê das Nações Unidas para a Segurança Alimentar Mundial e diretor do Instituto Fome Zero.