Home/Agenda de Eventos/O Supremo visto por dentro

O Supremo Tribunal Federal é a mais alta instância do sistema judiciário brasileiro e está no centro da política nacional. Seus ministros estão constantemente presentes em discussões nas redes sociais e na imprensa – tanto na TV Justiça, nas sessões de julgamento, quanto em manifestações fora dos processos. Apesar de toda a exposição, porém, ainda sabemos pouco sobre como funciona o tribunal por dentro.

Felipe Recondo, jornalista com mais de uma década de experiência acompanhando o dia a dia do STF, falou sobre sua pesquisa para o livro “Os Onze: o STF, seus bastidores e suas crises”, escrito em coautoria com Luiz Weber. Na obra, os jornalistas acompanham e analisam o funcionamento do tribunal ao longo de momentos chave da história recente do país, dos anos 90 até as crises e polarizações políticas dos últimos anos.

Como é o Supremo visto de dentro? Como interagem seus ministros longe das câmeras? Como lidam com seus colegas de tribunal, com o governo e com a própria imprensa? Como reagem às flutuações da política e à cobertura dos jornalistas? Essas e outras perguntas foram objeto da discussão, que contou com a presença de Felipe Recondo (Jota), Nabor Bulhões (Bulhões & Bulhões Advogados Associados) e Diego Werneck Arguelhes (Insper), com mediação de Maria Cristina Fernandes (Valor Econômico).

Data: 20/08/2019

Local: Sala Amador Aguiar

Entrada: Rua Quatá 300 – Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Recepção

Abertura: Vanessa Canado (Insper) e Pedro Burgos (Insper).

Debate:

Palestrante: Felipe Recondo (Jota)

Comentários: Nabor Bulhões (Bulhões & Bulhões Advogados Associados) e Diego Werneck Arguelhes (Insper)

Mediação: Maria Cristina Fernandes (Valor Econômico)

Encerramento

20/08/2019 - O Supremo visto por dentro

• Acessibilidade

O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas antes do evento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Diego Werneck Arguelhes

Professor Associado do Insper. Doutor em Direito pela Yale University, EUA, e Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Maria Cristina Fernandes

Jornalista do Valor Econômico desde sua fundação em 2000, foi editora de política do jornal por 15 anos. Hoje é colunista de política e do caderno EU&Fim de Semana, além de comentarista da CBN. Participou da equipe que fundou a revista “Época” e foi editora de política da “Gazeta Mercantil”, além de ter integrado as redações de “Veja” e “Jornal do Comércio”. Formada em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e em História pela Universidade Federal de Pernambuco, e mestre em política comparada pela Universidade de Paris I e em política latino-americana pela Universidade de Londres. É autora de “Os candidatos” (Cia das Letras, 2014).

Nabor Bulhões

Advogado com atuação perante o STJ e o STF, professor emérito da Escola Superior da Magistratura Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, presidente da Comissão Nacional de Defesa da República e da Democracia do Conselho Federal da OAB. Foi membro da Comissão Mista de Reforma do Poder Judiciário instituída pelo Conselho Federal da OAB e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (1998/2001), e membro efetivo da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB. Integrou a Comissão de Reforma do Código de Processo Penal (Ministério da Justiça), da Comissão Revisora do Código Penal (Ministério da Justiça) e da Comissão de Juristas instituída pelo Senado Federal para o anteprojeto de reforma do Código Penal (2011/2012). Coautor dos livros Advocacia nos Tribunais (Editora Del Rey, 2012) e 30 Anos da Constituição Brasileira (Editora Forense, 2018).