O aumento do risco de mudanças climáticas tem pressionado o agronegócio para que se torne mais resiliente e sustentável, com práticas que promovam integração entre lavoura, pecuária e floresta, além da recuperação de áreas degradadas, uso mais eficiente de recursos hídricos e insumos e da inclusão de pequenas propriedades na cadeia de suprimento.
No webinar Gestão de risco em investimentos na agricultura climate smart, discutimos formas de financiamentos no Brasil que mitiguem riscos envolvidos em investimentos na agricultura climate smart, assim como as oportunidades e desafios para escalar essas soluções.
Para o debate, reunimos Angélica Rotondaro, diretora-executiva da Climate-Smart Institute, Carolina da Costa, sócia da Mauá Capital, e Lygia Cesar, gerente de programas para a América Latina da Rabo Foundation. A abertura institucional foi realizada por Geraldo Setter, professor do Insper, a mediação do debate foi feita por Andrea Minardi, professora Senior Fellow Research Insper.
Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!
Veja como foi o webinar:
Professora Senior Research Fellow no Insper, conselheira do Climate-Smart Institute, conselheira da Insper Angel Association e diretora da Sociedade Financeira Brasileira. Foi diretora acadêmica do Insper e membro do Comitê Executivo da BALAS (Associação Empresarial de Estudos Latino-Americanos). Leciona e pesquisa na área de Investimento e Finanças Corporativas e, desde 2015, tem focado suas atividades acadêmicas em ativos alternativos e finanças empreendedoras. É autora do livro “Teoria das Opções Aplicadas a Projetos de Investimento” e de diversos artigos publicados e capítulos de livros. Possui Graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Foi aluna visitante do Doutorado em Business na Universidade do Texas em Austin.
Angélica RotondaroCo-fundadora da Alimi Impact Ventures, consultoria focada em trazer escalabilidade para o investimento sustentável no Brasil e diretora executiva do Climate-Smart Institute, think tank de apoio ao desenvolvimento de negócios pró-clima, com base em tecnologia e inclusão de gênero. É membro do World Economic Forum Experts Platform, membro do conselho do Insper Metricis e pesquisadora associada do Centro de Estudo das Organizações-USP. De 2009 a 2017, foi diretora e professora associada do St.Gallen Institute of Management Latin America e, anteriormente, consultora em branding em empresas multinacionais. PhD pela University of St.Gallen (HSG) na Suíça.
Carolina da CostaPhD. Mais de 20 anos de experiência em gestão baseada em modelos de inovação e de governança multi-stakeholders com foco em resolução de problemas, criação de valor e novos mercados para maior inclusão. Partner na Maua Capital para novos negócios e soluções corporativas ESG, investimentos ESG, blended finance. Ex-VP do Insper. Professora de Educação Executiva (Insper, FDC e Cesar School) para C-level e conselhos de empresas nos temas pensamento crítico, inovação e transformação/investimentos ESG. Membro do comitê de sustentabilidade da Anbima (Associação Brasileira de Mercados Financeiros e de Capital), ABVCAP (Associação Brasileira de Venture Capital e Private Capital). Conselheira do Hospital Oswaldo Cruz e do Solidaridad Network (rede focada em diversas cadeias alimentares e pequenos produtores rurais ao redor do mundo, presente em mais de 30 países). Formada em Administração Pública pela EAESP-FGV, Mestrado em Negócios e Operações pela EAESP-FGV e University of Texas at Austin, PhD em Cognição e Educação pela Rutgers University, The State University of New Jersey.
Lygia CesarGerente de programas para a América Latina na Rabo Foundation. Graduada em Economia pelo Insper em 2002. Iniciou sua carreira em consultorias macroeconômicas no Brasil, e mais tarde fez mestrado em economia na Universidade de Warwick, na Inglaterra. Pouco depois, mudou-se para a Holanda, onde se apaixonou pelo setor de investimento de impacto. Trabalhou por quase nove anos na Oikocredit International, com base na Holanda, onde exerceu várias funções, servindo diversas organizações nos setores de microfinanças e agricultura. Nos últimos anos, se concentrou em apoiar pequenas empresas em países africanos. No final de 2019, se junta à equipe latino-americana da Rabo Foundation, baseada em Utrecht, Holanda. Lá, atua como gerente de programas para o Brasil, Peru e México, dando apoio financeiro e assistência técnica principalmente a cooperativas agrícolas com foco em produção sustentável e agricultura familiar.