Home/Agenda de Eventos/Direito de moradia na pandemia de COVID-19

Webinar

A moradia é um dos pontos centrais da crise gerada pela pandemia do novo Coronavírus. Quando uma das principais medidas protetivas é ficar em casa, a segurança habitacional se torna uma medida de saúde pública. Garantir moradia às pessoas passa por considerações sobre direito de propriedade, contratos de aluguéis, despejos e medidas de manutenção de renda das famílias.

No terceiro webinar da série Direito e Pesquisa: o Desafio da COVID-19 recebemos Bianca Tavolari e Sergio Firpo, professores do Insper, que discutiram o cenário do aluguel do ponto de vista dos dados para o Brasil, bem como das propostas legislativas emergenciais sobre locação. O evento foi mediado pela professora do Insper, Natalia Pires.

Leituras recomendadas:

Veja como foi o webinar:

Realização:

Data: 1/06/2020

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Bianca Tavolari

Professora do Insper, é doutora e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, graduada em Direito e em Filosofia, ambos pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e uma das coordenadoras da pesquisa empírica sobre “Ações Possessórias e Conflitos Coletivos”, financiada pelo Conselho Nacional de Justiça. Bianca coordena a seção “As cidades e as coisas” na Revista Quatro Cinco Um.

Natalia Pires de Vasconcelos

Professora em tempo integral e em dedicação exclusiva no Insper, onde integra o núcleo docente responsável pelo projeto do curso de Graduação em Direito. Doutora e Mestre em Direito Constitucional e bacharel em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Obteve seu LL.M junto à Faculdade de Direito de Yale, onde é atualmente Senior Research Fellow junto ao Solomon Center for Health Law and Policy.

Sergio Firpo

Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco no Insper. Possui graduação em Economia pela UNICAMP (1996), mestrado em Economia pela PUC-Rio (1999) e mestrado em Estatística (2002) e Ph.D. em Economia (2003) pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Sergio é Elected Fellow da Econometric Society, pesquisador 1-D do CNPq e membro fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social.