Desde o início das medidas de isolamento social, a entrega de bens e serviços cresceu 54% nos Estados Unidos. Estudos indicam que a demanda por bens irá crescer 300% até 2050. Cada vez mais o espaço público da cidade será disputado por bicicletas e caminhões de entregas. Conflitos com outros usos irão crescer. Caminhões de entrega já representam 15% dos veículos em circulação, mas ocupam 40% do espaço, respondem por 50% das emissões e causam 25% das fatalidades com pedestres. Cidades têm procurado estabelecer regulações para disciplinar a carga urbana.
No webinar A regulação da carga urbana, que integra o ciclo de webinars Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia, debatemos a eficiência dessas iniciativas, as melhores práticas internacionais e medidas para eliminar emissões, reduzir as fatalidades e melhorar a eficiência na distribuição de bens e produtos.
Para o debate, reunimos Elisabete França, Ex-secretária de Mobilidade e Transportes da Cidade de São Paulo, José Holguin Veras, Diretor do VREF Center of Excellence for Sustainable Urban Freight Systems at Rensselaer Polytechnic Institute, e Tayguara Helou, Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo. Chris Mejía, Diretor da rede MIT Scale América Latina e do programa MIT GCLOG e Sérgio Avelleda, coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, fizeram a mediação. A abertura institucional do debate foi realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
Ciclo de webinars: Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia
O complexo ambiente da mobilidade urbana sofre e sofrerá relevantes consequências da pandemia. Compras por meio digital, trabalho remoto, medo de contaminação, crise econômica e uso acelerado de plataformas tecnológicas são algumas das circunstâncias que já estão impactando os sistemas de mobilidade urbana. Neste novo ciclo de webinars do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, intitulado Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia, e que será realizado durante o mês de maio, contaremos com a participação de especialistas que pesquisam e atuam na área para debater, indicar rumos e alternativas para que o desenvolvimento das urbes seja mais sustentável, seguro e inclusivo. A série é uma iniciativa do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório, coordenado por Sérgio Avelleda.
Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!
Webinar em espanhol, sem tradução simultânea.
Veja como foi o webinar:
Data: 13/05/2021
Horário: 16h00
Pesquisador no Centro de Transporte e Logística do MIT, é diretor da rede MIT Scale América Latina e do programa MIT GCLOG. Doutor em Engenharia Industrial, com foco em Logística Humanitária, pela Monterrey Tech (México). Diretor e fundador do Food and Retail Operations Lab., antes de ingressar no MIT fez pós-doutorado na Eindhoven University of Technology (Holanda).
Doutora em Arquitetura pela Universidade Mackenzie, com mais de trinta anos de experiência na administração pública. Atualmente é secretária executiva da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo. Foi secretaria de Mobilidade e Transportes da capital paulista e consultora para programas financiados por agências internacionais (Banco Mundial, BID e UN-Habitat) em mais de 10 países. É professora titular da FAAP e da pós-graduação em Urbanismo Social do Insper.
Professor da Cátedra William H. Hart e diretor do Centro de Excelência Volvo Research and Education Foundations (VREF) para Sistemas Sustentáveis de Frete Urbano do Rensselaer Polytechnic Institute (EUA). Seu grupo de pesquisa trabalha com modelagem e planejamento de transporte de carga e logística de resposta a desastres. Segundo o Google Scholar, é o pesquisador de frete mais amplamente publicado e citado no mundo. Realizou seu doutorado na Universidade do Texas.
Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e consultor em Mobilidade Urbana e Eletromobilidade. Foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Presidiu o Metrô de São Paulo e a CPTM. É Senior Advisor em Mobilidade Urbana da WRI – World Resources Institute e membro do Board da Slocat Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tem MBA em Gestão Executiva pelo Insper.
Formado em Business Administration pela Bond University, tem especialização em Business Management pelo Holmes Colleges (Austrália). Também possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Presidente do Conselho Superior e de Administração e presidente eleito em segundo mandato no Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), integra o conselho gestor da Secretaria de Mobilidade e Transporte da cidade de São Paulo.
Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.