Home/Agenda de Eventos/A política e a violência

Webinar

No começo da década de 2000, a crise era tal que a imprensa passou a se referir ao Espírito Santo como “estado sem lei”. Não por acaso, em fins de 1999 já havia surgido o Fórum Reage Espírito Santo, “uma inédita organização da sociedade civil para debater e combater a escandalosa onda de corrupção, a calamidade social, a sensação de impunidade e insegurança e a violência exacerbada que se verificavam no território capixaba”, conforme relata o livro Decadência e Reconstrução – Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo (Bei Editora, 2020), de Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado. Com os três poderes tomados em parte de assalto, “desaparecimentos, assassinatos e execuções eram tão rotineiros que assumiram a condição de normalidade”, escreve o trio de autores da obra.

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper lançou o novo ciclo de webinários A grande concertação: lições do Espírito Santo para o Brasil. No segundo webinar A política e a violência, promovido pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e Bei Editora, debatemos o papel do crime organizado no caos que tomou conta daquele estado em determinada fase de sua história recente – a ponto de a capital Vitória ganhar o incômodo apelido de “Medellín brasileira”, em uma referência à cidade colombiana que chegou a ser a mais violenta do planeta.

Para o debate, reunimos Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Carlos Melo, professor Senior Fellow do Insper, Malu Delgado, jornalista, e Milton Seligman, professor do Insper. A abertura institucional foi realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e diretor da Bei Editora, a mediação do debate foi conduzida por Rinaldo Gama, coordenador de Conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 15/04/2021

Horário: 15h00

INSCRIÇÕES

15/04/2021 - A política e a violência
  • DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • Acessibilidade

    O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas antes do evento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:


Conheça os participantes

Bruno Paes Manso

Jornalista, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e autor de A República das Milícias – Do Esquadrões da Morte à Era Bolsonaro (Todavia, 2020).

Carlos Melo

Sociólogo e Cientista Político, Mestre e Doutor pela PUC-SP. Professor Senior Fellow do Insper, onde está desde 1999, leciona nos cursos de Graduação em Economia e Administração e nos Mestrados de Administração e Políticas Públicas. Colabora com diversos veículos de comunicação, sendo neste momento comentarista da rádio CBN e autor de um blog.

Malu Delgado

Jornalista, especialista em Gestão de Políticas Públicas pelo Insper, Mestre em Globalização e América Latina pela University of London. Especializada em coberturas políticas, foi editora da área em O Estado de S. Paulo, repórter e editora-assistente da Folha de S.Paulo e do Valor Econômico, repórter da revista piauí e coordenadora do site Globonews.com em Brasília. Atualmente, é colaboradora da Deutsche Welle Brasil e consultora de projetos de comunicação.

Milton Seligman

Engenheiro eletricista, é professor do Insper e Global Fellow do Woodrow Wilson Center’s Brazil Institute. Foi secretário-executivo e titular do Ministério da Justiça na gestão de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1997. Exerceu o cargo de diretor da Inter Press Service, na Itália, e foi VP de Assuntos Corporativos da Ambev, entidade na qual hoje integra o Conselho de Administração. É também conselheiro da Fundação Lemann.

Rinaldo Gama

Jornalista, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente atua como coordenador de Conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e editor na Bei. Trabalhou, entre outras publicações, na revista Veja e nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Foi, ainda, coordenador executivo do Instituto Moreira Salles, além de professor e chefe do departamento de jornalismo da PUC-SP. Também lecionou na Faculdade Cásper Líbero e na Faap, onde montou e coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Cultural.

Tomas Alvim

Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.