No começo da década de 2000, a crise era tal que a imprensa passou a se referir ao Espírito Santo como “estado sem lei”. Não por acaso, em fins de 1999 já havia surgido o Fórum Reage Espírito Santo, “uma inédita organização da sociedade civil para debater e combater a escandalosa onda de corrupção, a calamidade social, a sensação de impunidade e insegurança e a violência exacerbada que se verificavam no território capixaba”, conforme relata o livro Decadência e Reconstrução – Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo (Bei Editora, 2020), de Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado. Com os três poderes tomados em parte de assalto, “desaparecimentos, assassinatos e execuções eram tão rotineiros que assumiram a condição de normalidade”, escreve o trio de autores da obra.
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper lançou o novo ciclo de webinários A grande concertação: lições do Espírito Santo para o Brasil. No segundo webinar A política e a violência, promovido pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e Bei Editora, debatemos o papel do crime organizado no caos que tomou conta daquele estado em determinada fase de sua história recente – a ponto de a capital Vitória ganhar o incômodo apelido de “Medellín brasileira”, em uma referência à cidade colombiana que chegou a ser a mais violenta do planeta.
Para o debate, reunimos Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Carlos Melo, professor Senior Fellow do Insper, Malu Delgado, jornalista, e Milton Seligman, professor do Insper. A abertura institucional foi realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e diretor da Bei Editora, a mediação do debate foi conduzida por Rinaldo Gama, coordenador de Conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!
Veja como foi o webinar:
Data: 15/04/2021
Horário: 15h00
Jornalista, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e autor de A República das Milícias – Do Esquadrões da Morte à Era Bolsonaro (Todavia, 2020).
Sociólogo e Cientista Político, Mestre e Doutor pela PUC-SP. Professor Senior Fellow do Insper, onde está desde 1999, leciona nos cursos de Graduação em Economia e Administração e nos Mestrados de Administração e Políticas Públicas. Colabora com diversos veículos de comunicação, sendo neste momento comentarista da rádio CBN e autor de um blog.
Jornalista, especialista em Gestão de Políticas Públicas pelo Insper, Mestre em Globalização e América Latina pela University of London. Especializada em coberturas políticas, foi editora da área em O Estado de S. Paulo, repórter e editora-assistente da Folha de S.Paulo e do Valor Econômico, repórter da revista piauí e coordenadora do site Globonews.com em Brasília. Atualmente, é colaboradora da Deutsche Welle Brasil e consultora de projetos de comunicação.
Engenheiro eletricista, é professor do Insper e Global Fellow do Woodrow Wilson Center’s Brazil Institute. Foi secretário-executivo e titular do Ministério da Justiça na gestão de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1997. Exerceu o cargo de diretor da Inter Press Service, na Itália, e foi VP de Assuntos Corporativos da Ambev, entidade na qual hoje integra o Conselho de Administração. É também conselheiro da Fundação Lemann.
Jornalista, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente atua como coordenador de Conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e editor na Bei. Trabalhou, entre outras publicações, na revista Veja e nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Foi, ainda, coordenador executivo do Instituto Moreira Salles, além de professor e chefe do departamento de jornalismo da PUC-SP. Também lecionou na Faculdade Cásper Líbero e na Faap, onde montou e coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Cultural.
Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.