Em maio de 2002, a seção capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) pediu ao governo central que interviesse no estado, em virtude do assassinato, no mês anterior, de um de seus membros, Joaquim Marcelo Denadai. “A vítima investigava esquemas de corrupção em licitações públicas envolvendo o crime organizado e políticos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Se não fosse morto ‘a tempo’, o advogado formalizaria uma denúncia envolvendo doze empresas, segundo ele metidas em fraudes em todos os 78 municípios capixabas e em um situado no estado do Rio”, diz o livro Decadência e Reconstrução – Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo (Bei Editora, 2020), de Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado.
Com o tema A política e a justiça, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e a Bei Editora deram sequência ao ciclo de webinários A grande concertação: lições do Espírito Santo para o Brasil, baseado na obra. No terceiro encontro da série, abordamos a participação da justiça no resgate da ordem naquela unidade da federação, onde prevalecia um quadro de anomia política.
Para o debate, reunimos Ronaldo Albo, procurador da República, e os autores de Decadência e Reconstrução – Carlos Melo, professor Senior Fellow do Insper, Milton Seligman, também professor do Insper, e Malu Delgado, jornalista. A abertura institucional do evento foi realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e diretor da Bei Editora, e a mediação ficou a cargo de Rinaldo Gama, coordenador de conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!
Veja como foi o webinar:
Data: 22/04/2021
Horário: 16h00
Sociólogo e Cientista Político, Mestre e Doutor pela PUC-SP. Professor Senior Fellow do Insper, onde está desde 1999, leciona nos cursos de Graduação em Economia e Administração e nos Mestrados de Administração e Políticas Públicas. Colabora com diversos veículos de comunicação, sendo neste momento comentarista da rádio CBN e autor de um blog.
Jornalista, especialista em Gestão de Políticas Públicas pelo Insper, Mestre em Globalização e América Latina pela University of London. Especializada em coberturas políticas, foi editora da área em O Estado de S. Paulo, repórter e editora-assistente da Folha de S.Paulo e do Valor Econômico, repórter da revista piauí e coordenadora do site Globonews.com em Brasília. Atualmente, é colaboradora da Deutsche Welle Brasil e consultora de projetos de comunicação.
Engenheiro eletricista, é professor do Insper e Global Fellow do Woodrow Wilson Center’s Brazil Institute. Foi secretário-executivo e titular do Ministério da Justiça na gestão de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1997. Exerceu o cargo de diretor da Inter Press Service, na Itália, e foi VP de Assuntos Corporativos da Ambev, entidade na qual hoje integra o Conselho de Administração. É também conselheiro da Fundação Lemann.
Jornalista, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente atua como coordenador de Conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e editor na Bei. Trabalhou, entre outras publicações, na revista Veja e nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Foi, ainda, coordenador executivo do Instituto Moreira Salles, além de professor e chefe do departamento de jornalismo da PUC-SP. Também lecionou na Faculdade Cásper Líbero e na Faap, onde montou e coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Cultural.
Formado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), é pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Em 1993 ingressou no Ministério Público Federal como procurador da República e em 1999 foi promovido ao cargo de procurador regional da República (DF), cargo que ocupa até hoje.
Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a viver na cidade.