Home/Agenda de Eventos/A COVID-19 e a confiança nas instituições

Webinar

Em meio à crise sanitária causada pela pandemia de COVID-19, muitos países têm enfrentado também uma crise na confiança que cidadãos depositam em diversas instituições, de governos, parlamentos e tribunais até universidades. No caso do Brasil, o contexto de tensões políticas entre diferentes governos e poderes têm colocado mais dificuldades nesse problema – e é provável que elas se ampliem conforme o processo eleitoral municipal for se aproximando.

Para tratar do tema, no webinar A COVID-19 e a confiança nas instituições, reunimos os especialistas Fabiana Luci de Oliveira (UFSCar) e Pablo Ortellado (USP), com mediação da professora do Insper, Luciana Yeung.

Qual tem sido o nível de confiança atual de brasileiros e brasileiras em instituições como o Poder Judiciário? Como esses padrões podem ter sido impactados pela pandemia? Em quais informações e decisões os brasileiros confiam no momento de crise sanitária e o que sabemos sobre como essa confiança é formada? Como esse cenário pode ser afetado pelo problema mais geral do combate à desinformação? As respostas podem apontar desafios, inclusive para o próprio enfrentamento da pandemia da COVID-19.

Veja como foi o webinar:

 

Clique aqui para ter acesso ao material apresentado durante o webinar!

Informações

Data: 15/06/2020

Horário: 11h30

INSCRIÇÕES

15/06/2020 - Webinar: A COVID-19 e a confiança nas instituições

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Fabiana Luci de Oliveira (UFSCar)

Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. É líder do Núcleo de Estudos em Direito, Justiça e Sociedade (NEDJUS-UFSCar). Atua nas áreas de Sociologia do Direito, Metodologia de Pesquisa, Survey e Opinião Pública.

Luciana Yeung (Insper)

Doutora em Economia pela EESP-FGV, com estágio na Boalt Hall (Law School) da University of California, Berkeley; Mestre em Economia Aplicada e em Relações Industriais pela University of Wisconsin–Madison; Bacharel em Economia pela FEA-USP. Membro fundadora e ex-Presidente (2016) da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). Foi Coordenadora do Curso de Graduação de Economia do Insper de 2010 a 2018. Coordenadora do Núcleo de Análise Economica do Direito.

Pablo Ortellado (USP)

Professor doutor do curso de Gestão de Políticas Públicas e orientador no programa de pós-graduação em Estudos Culturais da Universidade de São Paulo (USP). É coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai).