Em janeiro de 2013, Carla Ziruolo iniciou o curso de MBA em finanças. A administradora de empresas, de 31 anos, procurou a especialização justamente por trabalhar na área de finanças. “Também queria ficar próxima do meio acadêmico, onde surgem as melhores pesquisas e temos acesso a ótimos artigos.O aumento salarial, claro, foi um incentivo, já que é uma consequência das formações que adquirimos.”
A aluna do Insper afirma que depois de começar o MBA, foi convidada a trabalhar em outra companhia. Carla conta que trabalha com estruturação de crédito para empresas.
Segundo Carla, a função tem por objetivo conectar a empresa que precisa de crédito com os investidores. “Procuro a melhor maneira para fazer essa ligação entre a empresa e o investidor.” Carla diz que, no momento, o curso aborda exatamente esse assunto. “Estamos estudando produtos do mercado financeiro, o que tem contribuído quando tenho de procurar o melhor produto para nossos clientes. É muito útil, não me arrependo do investimento.”
No futuro, Carla deseja ter alguma experiência no exterior. “Gostaria de trabalhar ou estudar fora por um período.” Segundo ela, outra coisa super interessante no curso são as informações sobre casos de universidades e empresas que os professores apresentam. “São coisas que não vemos no dia a dia do trabalho. Conhecer experiências de universidades como Harvard e Wharton tem me ajudado agora e acho que me ajudará no futuro.”
Segundo o coordenador do MBA, Silvio Laban, o Insper oferece essa formação há 26 anos. “O MBA é concluído em dois anos e aulas são oferecidas em dois formatos. Podem ser à noite, duas vezes por semana, ou as sextas à noite e aos sábados durante o dia todo, a cada 15 dias.”
Laban afirma que a formação tem objetivos diversos. “O primeiro, como todo curso de MBA, é formar um gestor, oferecendo elementos para além do conhecimento específico. “Preparamos o individuo para pensar de forma estratégica. Também estimulamos o desenvolvimento do pensamento analítico e da capacidade de resolver problemas, tomar decisão e gerenciar riscos com foco em resultados”, conclui.
O coordenador diz que o MBA desenvolve, ainda, a habilidade de liderança e um componente de empreendedorismo para ser empregado dentro da organização. “Preparamos o individuo tanto para atuar em finanças corporativas quanto no mercado de capitais.”
Para ingressar no curso, o Insper exige que o interessado esteja envolvido com aspectos da área financeira da organização na qual atua. “Os alunos são pessoas que exercem funções gerenciais, com seis anos de experiência, ou mais. E a média de idade gira em torno de 31 anos. Pelas informações que temos, no decorrer do curso a carreira dos profissionais já começa a ser acelerada.”
O coordenador afirma que nos últimos anos, o mercado financeiro vem sendo ajustado. “Crises e consolidações acabaram acentuando as oportunidades de trabalho que, de certa forma, reforçam a necessidade de melhorar a formação dos profissionais do setor, aumentando as suas chances de empregabilidade.”
Além do Insper, a Fundação Instituto de Administração (FIA) também oferece MBA em finanças. No Insper, a carga é de 642 horas distribuídas em dois anos. Na FIA, ele ocorre em 18 meses e tem 600 horas de carga. Já a Fundação Getúlio Vargas oferece MBA em finanças empresariais, com carga horária de 432 horas.
Fonte: O Estado de S. Paulo – SP – 06/04/2014