Comunicação no Setor Público

Curso de Curta Duração

Neste curso, vamos discutir e aprender:

• Como fazer com que mensagens relevantes em políticas públicas se destaquem em um mundo de excesso de informação e desinformação?
  • De que forma gestoras e gestores públicos devem modular a comunicação para diferentes públicos e plataformas?
  • O que torna a comunicação com diferentes stakeholders eficaz?
  • Quais as melhores estratégias para comunicar números, estatísticas e temas complexos?
  • Que tipo de comunicação é possível em redes sociais, e como mensurar a sua efetividade?

Além disso, ao final, cada participante construirá um plano estratégico de comunicação para o lançamento de uma ação, campanha ou política pública de governo.

Você terá a oportunidade de interagir com um público experiente e engajado nas temáticas de gestão pública. Boa parte da turma é composta de estudantes do Programa Avançado em Gestão Pública (PAGP), já que o curso é uma disciplina dessa pós-graduação do Insper. Também poderá reaproveitar os créditos dessa disciplina no PAGP, caso queira ingressar posteriormente nessa pós-graduação.

Cronograma de aulas

Ao final do curso cada participante saberá:

1. Utilizar linguagem simples na comunicação de temas relacionados à gestão pública;
  2. Desenvolver estratégias de comunicação de pol. Públicas em diferentes plataformas de mídia e para diferentes públicos;
  3. Aplicar conceitos de storytelling de dados para melhor comunicar números e estatísticas;
  4. Escolher melhores ferramentas e métodos para comunicação interna.
  5. Elaborar uma campanha de comunicação com objetivos e métricas bem definidos.

Graduação completa e alguma experiência relacionada ao setor público. A maioria da turma é composta de estudantes do Programa Avançado em Gestão Pública.

O curso é uma disciplina do Programa Avançado em Gestão Pública, pós-graduação do Insper. Você terá um histórico escolar dessa disciplina se aprovado e com frequência mínima de 80%. Se tiver interesse, poderá reaproveitar os créditos dessa disciplina nessa especialização.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 4.401,00 R$ 3.667,50 R$ 4.890,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 440,10 R$ 366,75 R$ 489,00

*EB (10% de desconto) para matrículas antecipadas: no formato Live Learning, em até 15 dias antes do início das aulas. Para as turmas presenciais, em até 25 dias antes do início das aulas.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Desconto de 5% concedido para pagamento à vista (não cumulativo com EB e alumni).

O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsas. Você a encontrará no formulário de inscrição. Como as bolsas são limitadas lembre-se que a concessão para um candidato poderá implicar em uma redução de concessão a um outro. A parcimônia permitirá que mais candidatos possam usufruir dessa possibilidade.

Clique no botão “inscreva-se” e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso.

Data-limite para pedidos de bolsa: 21/01/2022

Acesse o processo seletivo e documentação para mais informações.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Ambiente informacional: desinformação, algoritmos e mídias digitais,
  • Comunicação estratégica, critérios de noticiabilidade
  • Relacionamento com imprensa e gestão de crise;
  • Linguagem simples e comunicação de temas complexos;
  • Comunicação interna para órgãos públicos;
  • Atuação em redes sociais, métricas e políticas editoriais em plataformas;
  • Estratégias de comunicação com grupos de interesse da sociedade civil;
  • Data storytelling

Perfil de Natália Mazotte

Natália Mazotte

Coordenadora do Programa Avançado de Jornalismo, professora e consultora especializada em dados e tecnologia.

Perfil de Pedro Burgos

Pedro Burgos

Mestre em Jornalismo Social pela City University of New York.

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

A definir