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Análises, notícias e reportagens sobre gestão, governos e políticas públicas |
Edição 14 ● 8 de junho de 2022
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Projeto avaliou os indicadores de abertura de governo de 102 países |
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No ranking elaborado pela organização independente World Justice Project, o Brasil ocupa a 38ª posição, ao lado de Índia e Colômbia |
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Governo aberto é aquele que compartilha informações, que empodera os cidadãos para que possam fiscalizar o poder público e que promove a participação da sociedade civil nas decisões sobre políticas públicas. Há diversas formas de medir os indicadores de abertura do governo. Diante disso, o World Justice Project (WJP), uma organização multidisciplinar independente, escolheu combinar pesquisas em domicílios e questionários respondidos por especialistas para criar índices de governo aberto para 102 países.
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Escolaridade e sucesso eleitoral expõem a desigualdade racial no Brasil |
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Pesquisas mostram como os sistemas educacional e político impedem transformações substantivas no quadro socioeconômico brasileiro, diz o economista Michael França |
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Alunos de uma escola pública no interior da Bahia |
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Dois trabalhos recentes do Núcleo de Estudos Raciais, ligado ao Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, esmiúçam a desigualdade entre brancos e negros no Brasil. O primeiro estudo, ainda em andamento, mostra que a diferença entre o número médio de anos de estudo de brancos e negros diminuiu no Brasil, mas existe uma lacuna relevante no desempenho escolar entre esses dois grupos. A segunda pesquisa, Desigualdade racial nas eleições brasileiras, indica que candidatos brancos têm o dobro de chance de se elegerem deputado federal ou estadual em relação a candidatos negros.
A disparidade no desempenho educacional já estava visível na análise dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). “Se os estudantes brancos entrassem de férias e, depois de dois anos voltassem à escola, mesmo assim eles estariam à frente dos negros”, diz Michael França, coordenador do Núcleo de Estudos Raciais, que tem conduzido uma série de estudos com os também economistas Sergio Firpo, Alysson Portella e Rafael Tavares.
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Núcleo Ciência pela Gestão Educacional debate os desafios da gestão educacional |
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Seminário promovido pela parceria entre o Insper e o Instituto Unibanco prossegue hoje com painéis sobre a avaliação e o monitoramento da gestão escolar |
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Painel do seminário sobre gestão educacional |
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Ao longo dos últimos 20 anos, o Brasil dedicou, no total, o equivalente a mais de 85% de um PIB anual em investimentos em educação. Ainda assim, permanece distante de cumprir as sete metas do Plano Nacional de Educação envolvendo resultados da educação básica. Parte desse fracasso se deve a falhas na gestão educacional.
Foi com esse desafio em vista que, em 2019, o Insper e o Instituto Unibanco lançaram um grupo com o objetivo de ampliar a rede de pesquisadores que produzem conhecimento científico sobre gestão educacional. Trata-se do Núcleo Ciência pela Gestão Educacional (NCGE), que está realizando o 1º Seminário “Instrumentos para Avaliação e Monitoramento da Gestão Educacional”. O evento teve início na tarde de 7 de junho e prossegue ao longo do dia 8 com discussões sobre instrumentos de mensuração e avaliação da gestão e da liderança escolar que estão disponíveis nos contextos brasileiro e internacional.
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A transformação social, ambiental e urbanística da Ilha de Deus |
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Livro retrata os desafios e as conquistas de comunidade de pescadores localizada em Recife em um dos maiores manguezais urbanos do país |
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Participantes do webinar sobre o livro |
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Localizada na zona sul da cidade de Recife, em um dos maiores manguezais de área urbana do país, a Ilha de Deus tem uma história que remonta ao início do século 20, quando se formou uma comunidade de pescadores artesanais. Em 2007, depois de vencer uma licitação, a consultoria Diagonal iniciou, de forma participativa com os habitantes da ilha, um trabalho de urbanização da Ilha de Deus.
Toda essa história é relatada no livro Ilha de Deus – uma História de Resistência e Transformação, escrito por Carolina de Queiroga Jucá, analista de projetos na Diagonal, e Vilma Dourado, do Conselho de Gestão da Diagonal e responsável técnica da área social.
As duas autoras, assim como Álvaro Jucá, cofundador da Diagonal, e Deise Coelho, diretora da Condominium, empresa do Grupo Diagonal, participaram de um webinar no dia 17 de maio, no Insper.
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ESTUDE NO INSPER – INSCRIÇÕES ABERTAS |
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