Logo InsperAgroGlobal
Análises, notícias e reportagens sobre o agronegócio.
Esta newsletter é uma iniciativa vinculada ao Centro de Gestão e Políticas Públicas

Edição 9 ● 15 de junho de 2022
Quero assinar
SEGURANÇA ALIMENTAR
A iminência de uma crise alimentar global em meio à inoperância do multilateralismo
A alta de preços elevou a preocupação mundial com segurança alimentar, gerando reações distorcivas de países no comércio global e colocando em xeque a efetividade das organizações multilaterais
Trigo e a crise de alimentos
Trigo foi um dos produtos cujos preços dispararam com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia

No último domingo, 12 de junho, teve início a 12ª Conferência Interministerial da Organização Mundial do Comércio (MC-12). A principal instância decisória da OMC realiza sua primeira reunião desde o começo da pandemia, em um contexto em que as questões sobre segurança alimentar vêm ganhando os holofotes globais — um componente a mais na crise do multilateralismo que já se desenvolve há alguns anos.

Desde 2020 se verifica, em âmbito global, a escalada de preços dos alimentos, motivada pela combinação de fatores climáticos, elevação da demanda e ruptura em elos de cadeias produtivas agroalimentares em função da pandemia. Esse cenário foi significativamente agravado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia — importantes produtores e exportadores de trigo, milho e óleo de girassol, além de fertilizantes e outros insumos agrícolas.

Segundo o índice da FAO, agência da ONU voltada ao combate à fome e à desnutrição, o preço dos alimentos em termos reais cresceu 67% de maio de 2020 a maio de 2022, atingindo um patamar recorde desde o início da série histórica (1990) e superando com folga o último “boom de commodities”, ocorrido entre meados de 2007 e 2011 e que ficou marcado por influenciar insurreições populares como a Primavera Árabe.

Porcentagem de cadastros com análise concluída

Leia mais

VÍDEO
A importância de reduzir as perdas e o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo
Reveja o vídeo do debate sobre a relevância da produção sustentável na promoção da segurança alimentar e nutricional
Arte: Debates Agro Global
Cena do vídeo sobre perdas e desperdício na produção de alimentos

No Brasil, dependendo do produto, entre 20% e 35% dos alimentos se perdem ou são desperdiçados ao longo da cadeia produtiva e de consumo. Esses níveis se tornaram ainda mais relevantes após a pandemia, que empurrou um grande número de brasileiros para uma situação de insegurança alimentar — situação agravada neste ano pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Reveja o vídeo do debate Perdas e Desperdícios de Alimentos no Brasil e no Mundo, realizado pelo Insper Agro Global e pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), em setembro do 2021. Participaram do bate-papo Walter Belik (professor aposentado da Unicamp e diretor do Instituto Fome Zero), Murillo Freire Jr. (pesquisador da Embrapa), Marcio Milan (vice-presidente na Associação Brasileira de Supermercados) e Ana Cristina C. G. Barros (gerente de assistência do Sesc Nacional e gestora nacional da Rede de Bancos de Alimentos Mesa Brasil), com mediação de Marcos Sawaya Jank (coordenador de Centro Insper Agro Global).

Assista ao vídeo
CLIMA
Emissão de metano por bovinos: por que isso importa?
Embora não haja um consenso sobre a dinâmica desse gás na atmosfera, uma coisa é certa: a pecuária pode ser parte da solução
Criação de bovinos integrados a lavoura e florestas
Criação de gado no sistema de integração lavoura, pecuária e floresta (foto: CNA/Wenderson Araujo)

A elevação da temperatura do planeta causada pela emissão de gases de efeito estufa desencadeia uma série de desequilíbrios climáticos e biológicos, que afetam tanto a segurança alimentar quanto a segurança climática global. O Brasil é responsável por cerca de 3% das emissões totais, das quais 27% são provenientes da agropecuária. Desse volume, em torno de 70% é atribuído ao metano, um dos principais gases de efeito estufa.

Preocupadas com as implicações ambientais de suas atividades, a JBS, líder mundial em proteína animal, e a Silvateam, líder mundial na produção de extratos vegetais, realizaram no início de maio, em São Paulo, o Fórum Metano na Pecuária. O evento, que contou com a presença de vários especialistas no assunto, trouxe uma sofisticada discussão sobre as implicações climáticas da atividade pecuária e como mitigá-las. 

Leia mais
DEBATE
Políticas públicas para a inserção do agro brasileiro no mundo
Evento discute sugestões que integram documento a ser entregue aos candidatos presidenciais de 2022
Imagem de colheitadeira
Colheita de soja no Mato Grosso

No segundo evento do Ciclo de Debates Agro Global de 2022, serão discutidas recomendações de políticas para a inserção competitiva e sustentável do agro brasileiro no mundo, a partir de documento preparado pelo Insper Agro Global e que integra o conjunto de sugestões “Política Externa do Amanhã”, produzido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) para ser entregue aos candidatos à presidência da República. 

O evento, que será realizado no auditório do Insper (com transmissão online) no dia 23 de junho, às 18h, pretende aprofundar o debate de temas como competitividade, sustentabilidade, mudança do clima, segurança alimentar, governança, acesso a mercados, sanidade, adição de valor, comunicação, infraestrutura e outros, no atual contexto de turbulência e volatilidade mundial.

Participam do debate Fernando Queiroz (CEO da Minerva Foods), José Roberto Mendonça de Barros (economista sócio da MB Associados), Paulo Hartung (presidente executivo da Indústria Brasileira de Árvores - Ibá e conselheiro do Cebri) e Teresa Cristina Vendramini (presidente da Sociedade Rural Brasileira), com mediação de Marcos Sawaya Jank (coordenador do Insper Agro Global).

Leia mais
ESTUDE NO INSPER – INSCRIÇÕES ABERTAS
Direito do Agronegócio
Icone data Início das aulas: : 12 de setembro

Com 40 horas, o curso presencial Direito do Agronegócio apresenta os mais importantes sistemas agroindustriais e seu regime jurídico no Brasil e analisa os riscos jurídicos e econômicos relacionados às operações nesse setor.
Gestão e Governança no Agronegócio
Icone data Início das aulas: : 19 de setembro

A nova turma do curso online Gestão e Governança no Agronegócio está com inscrições abertas. Com 30 horas, é voltado a gestores, dirigentes, empresários e produtores que buscam maior compreensão sobre conceitos e ferramentas para gestão de negócios agrícolas.
ACONTECE NO INSPER
    Encontro com a Coordenação | Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling
20 de junho |  19h

O objetivo do Encontro com a Coordenação é auxiliar candidatos no processo de análise e decisão pela instituição de ensino e programa que melhor atendam às suas expectativas. Neste encontro, que será realizado online via Microsoft Teams, será abordado o curso Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling.

    Encontro com a Coordenação | Mestrado Profissional em Políticas Públicas
21 de junho |  19h

Neste Encontro com a Coordenação, o tema será o Mestrado Profissional em Políticas Públicas. É uma oportunidade para os candidatos conhecerem detalhes como grade curricular, objetivos de aprendizagem, corpo docente e extensões internacionais. O encontro será online via Microsoft Teams.

CASO VOCÊ TENHA PERDIDO...
Dez anos do Código Florestal brasileiro: lento avanço
Há pouco a comemorar e muito ainda a fazer na implementação da lei que estabelece normas para a proteção da vegetação nativa no país
“O avanço do Código Florestal trará um enorme benefício aos produtores rurais”
João Adrien, ex-diretor de Regularização Ambiental no Serviço Florestal Brasileiro, fala sobre sua expectativa de que a próxima década seja marcada pela implementação dos instrumentos previstos na lei
Obrigado pela leitura!
Você recebeu este e-mail porque tem uma ligação com o Insper ou se inscreveu para assinar esta newsletter.
Quero assinar
Logo Insper Logo Insper
Respeitamos a sua privacidade. Se não quer receber mais, clique aqui.
Ícone do Linkedin Ícone do Facebook Ícone do Twitter Ícone do YouTube Ícone do Instagram