Logo InsperPublicas
Análises, notícias e reportagens sobre gestão, governos e políticas públicas

Edição 2 ● 1 de dezembro de 2021
Quero assinar
    DEMOCRACIA
Urna eletrônica: o Brasil é citado como um dos países onde a democracia teve retrocesso nos últimos anos
A pandemia acelerou a erosão da democracia no mundo, diz estudo
Relatório global aponta retrocesso da democracia nos últimos anos. Para o pesquisador Fernando Schüler, porém, é preciso cautela na análise dos resultados
O mundo está se tornando mais autoritário e muitos governos democráticos passaram a adotar táticas tipicamente de regimes autocráticos, restringindo a liberdade de expressão e enfraquecendo o Estado de Direito, uma tendência exacerbada pela pandemia da covid-19. É o que afirma um relatório sobre a situação da democracia no mundo, publicado na semana passada pelo International Idea, uma organização intergovernamental com sede em Estocolmo, na Suécia.

Como alguns países tidos como em retrocesso democrático estão entre aqueles com maior número de habitantes no mundo — incluindo o Brasil e a Índia —, 70% da população global vive agora em regimes não democráticos ou em países em retrocesso democrático, segundo o relatório. A fatia da população mundial que vive em democracias plenas é de apenas 9%.

Para Fernando Schüler, professor e pesquisador do Insper, porém, é necessário analisar com muito cuidado os resultados de pesquisas como a do International Idea, investigando o rigor de sua metodologia. “É uma pesquisa relevante, mas ela deve ser vista com reservas”, diz Schüler. “É preciso identificar com clareza até que ponto os critérios utilizados são objetivos e não estão contaminados por opiniões políticas, vieses e preferências dos próprios pesquisadores. É preciso separar o que são indicadores e o que são simplesmente opiniões.”

Leia mais
    CICLO DE DEBATES
“A Democracia que Queremos” abre com reflexões sobre o momento político do Brasil
Primeiro encontro da série promovida pelo Insper discute como melhorar os processos decisórios no país
Arte Série A democracia que queremos
Num contexto global de crise das instituições democráticas, acelerada pela pandemia, qual é a situação do Brasil? É para responder a essa pergunta complexa que o Insper realiza a série “A Democracia que Queremos”. São três encontros, que reúnem acadêmicos, políticos e outras personalidades para uma reflexão sobre o atual sistema democrático brasileiro, seus pontos fortes e fragilidades, e alternativas para o seu aperfeiçoamento. O primeiro encontro da série “A Democracia que Queremos” foi realizado no dia 30 de novembro e pode ser assistido na íntegra no canal do Insper no Youtube. Os próximos encontros vão acontecer nos dias 6 e 14 de dezembro.

Leia mais
    AGRONEGÓCIO
Colheita de soja no interior de São Paulo
O Brasil no Agronegócio Global: livro traz um olhar sobre os principais mercados
Obra é resultado dos trabalhos da primeira turma do curso de educação executiva do Centro Insper Agro Global para profissionais de comércio exterior que atuam no agronegócio
O Centro Insper Agro Global oferece desde o ano passado o curso de educação executiva O Brasil no Agronegócio Global, cujo objetivo é contribuir para a formação de profissionais que atuam no comércio exterior voltado ao agronegócio. O primeiro grupo de alunos participou da produção de uma série de artigos, destinados a descrever o cenário do mercado de nove diferentes macrorregiões importadoras de produtos do agronegócio brasileiro: América Latina, Estados Unidos e Canadá, União Europeia, Rússia, Oriente Médio e Norte da África, África Subsaariana, Sul da Ásia, China e Sudeste Asiático. Esses artigos se tornaram base do livro O Brasil no Agronegócio Global: reflexões sobre a inserção do agronegócio brasileiro nas principais macrorregiões do planeta. A obra foi organizada por Marcos Jank, professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global, e Leandro Gilio, pesquisador doutor sênior do centro. O trabalho está disponível, gratuitamente, neste link. Em entrevista, Jank apresenta algumas das conclusões a que os 34 coautores — pesquisadores, diplomatas, auditores fiscais e outros profissionais — chegaram no livro.

Leia mais
    GESTÃO PÚBLICA
Decadência e Reconstrução: um livro para refletir sobre a gestão pública
Ex-aluna do Insper, a jornalista Malu Delgado conta a experiência de escrever com os professores Carlos Melo e Milton Seligman uma obra finalista do Prêmio Jabuti
Malu Delgado, uma das autoras do livro: Decadência e Reconstrução
O livro Decadência e Reconstrução foi escolhido como um dos dez finalistas do 63º Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Humanas. A repercussão anima a jornalista Malu Delgado, coautora com os professores do Insper Carlos Melo e Milton Seligman da obra que conta o processo de reerguimento do Espírito Santo após o desmantelamento da rede de corrupção e violência que vigorou no estado na década de 1990. Mesmo sendo lançado em plena pandemia de covid-19, o livro instigou diversas conversas virtuais com estudiosos de políticas públicas, lideranças políticas e empresariais capixabas, representantes do Ministério Público e da área do Direito. “Foi importante para refletirmos sobre esse momento do Brasil, que é de desânimo geral”, diz Malu, que participou do Programa Avançado em Gestão Pública (PAGP), oferecido pelo Insper. O curso de pós-graduação, com carga horária de 360 horas e duração de 18 meses, está com as inscrições abertas.

Leia mais
    JORNALISMO DE DADOS
O impacto (da falta) de dados na formulação de políticas públicas
Às vésperas de 2022, não deveríamos precisar olhar para um gráfico que diz: “Fonte: Censo IBGE 2010”
Perfil Pedro Burgos
 
Pedro Burgos, mestre em Jornalismo Social pela City University of New York, é professor do Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling do Insper
    POR TRÁS DOS NÚMEROS
Ranking aplica o conceito de ESG na avaliação de gestão pública municipal
Lista aponta os municípios brasileiros que se destacam nos critérios ambientais, sociais e de governança
O termo ESG diz respeito à adoção de critérios ambientais, sociais e de governança. Ele faz parte da agenda de um número cada vez maior de empresas para orientar seus investimentos e outras decisões estratégicas. O que acontece se esse conceito for aplicado na avaliação da gestão pública? É essa a ideia de um ranking de ESG de municípios brasileiros, elaborado pela startup Seall a partir de uma outra lista, o ranking de competitividade dos municípios, do Centro de Liderança Pública (CLP). Na lista dos 10 municípios brasileiros mais bem avaliados em ESG, sete são do estado de São Paulo.
Ranking de ESG de municípios do Brasil
Leia mais
    INFRAESTRUTURA
Curso de curta duração aborda os obstáculos e as oportunidades em concessões e PPPs
Mesmo com a pandemia, o mercado de concessões e parcerias público-privadas continua movimentado no Brasil. São contratos se encerrando, outros se iniciando e outros ainda se renovando em diversos setores. O curso de curta duração Concessões e PPPs – Tópicos Avançados vai abordar os principais obstáculos para estruturar projetos de infraestrutura e como transformar os riscos em oportunidades. Os alunos poderão entender e debater presencialmente, com colegas e com um excelente corpo docente, pontos cruciais dessa relação público-privada. O curso acontece nos dias 13 e 14 de dezembro, das 9h às 18h.
    ACONTECE NO INSPER
    6 de dezembro | 14h
O segundo encontro do ciclo de debates A Democracia que Queremos vai abordar o tema “Como incluir o cidadão”. O evento será realizado no auditório do Insper, para um número limitado de participantes, e será transmitido no canal da instituição no YouTube.
    7 de dezembro | 19h
No webinar A pandemia e o direito do trabalho: a retomada das relações trabalhistas, executivas da Sky Brasil e das Lojas Riachuelo vão falar sobre as dificuldades enfrentadas nas empresas para reduzir os impactos trabalhistas, inclusive para fins de saúde mental dos seus colaboradores.
    14 de dezembro | 14h
“Como controlar o poder” é o tema do terceiro e último encontro do ciclo de debates A Democracia que Queremos, que discute os pontos fortes e fracos do sistema democrático brasileiro. O encontro no auditório do Insper, com presença limitada de participantes, será transmitido no canal da instituição no YouTube.
    16 de dezembro | 19h
O Insper promove um Encontro com a Coordenação do Programa Avançado em Gestão Pública (PAGP). É uma oportunidade para conhecer em detalhes as características do programa, como grade curricular, objetivos de aprendizagem, corpo docente, extensões internacionais, bem como obter informações sobre o investimento financeiro e de tempo requeridos dos futuros alunos. O encontro será realizado online via Microsoft Teams.
  Quer saber mais sobre políticas e gestão pública?

Acompanhe os canais Diálogos com a Sociedade, do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, no Twitter e no Telegram.
 
  Obrigado pela leitura!
 
Você recebeu este e-mail porque tem uma ligação com o Insper ou se inscreveu para assinar esta newsletter.
 
Quero assinar
 
Logo Insper Centro de Gestão e Políticas Públicas
 
Respeitamos a sua privacidade. Se não quer receber mais, clique aqui.
 
Ícone do Linkedin Ícone do Facebook Ícone do Twitter Ícone do YouTube Ícone do Instagram