Logo InsperPublicas
Análises, notícias e reportagens sobre gestão, governos e políticas públicas

Edição 1 • 18 de novembro de 2021 | Quero assinar
Olá,
estamos lançando a primeira edição desta newsletter, que vai levar a você informações sobre ações dos governos, da iniciativa privada e da sociedade civil em áreas como educação, gestão pública, infraestrutura, meio ambiente e saúde. Boa leitura!
    BRASIL
Marcos Lisboa, presidente do Insper
“O Brasil está sem rumo e os debates não saem da superfície”, diz Marcos Lisboa
Para o presidente do Insper, o país paga um preço alto pela ausência de uma política econômica estruturada e vive à base de “puxadinhos”
Sob o pretexto de viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil, o programa que vai substituir o Bolsa Família, o governo anunciou seu plano de mexer na regra do teto de gastos, que limita o crescimento das despesas públicas à inflação do ano anterior. Os recursos para custear o novo programa viriam com a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios, que prevê o parcelamento de dívidas judiciais da União que deveriam ser pagas no ano que vem — a medida também abriria uma folga no Orçamento federal para permitir que deputados e senadores distribuam mais verbas públicas em 2022, ano eleitoral, sem transparência e critérios técnicos. A PEC dos Precatórios já foi aprovada em dois turnos de votação na Câmara e seguiu para o Senado. Em entrevista, o economista Marcos Lisboa, presidente do Insper, comenta os impactos do desmonte da principal âncora fiscal do país.

Leia mais
    CONTAS PÚBLICAS
Sem arrumar a casa, sobra pouco espaço abaixo do teto
A dívida bruta do Brasil em proporção ao PIB já é superior à de outros países do BRICS e de outras economias emergentes
Dívida bruta dos governos de cada país
    COP-26
Mudanças climáticas: planta cresce em solo árido
Conferência do Clima traz avanços, mas fica aquém das expectativas
Adiada em um ano em função da pandemia, a reunião da COP-26 em Glasgow soma novos esforços e promessas de mudanças, mas ainda de forma tímida
A humanidade (pelo menos, a parte que parece mais sensata) está ciente do risco que corre ao manter o ritmo atual de emissão de gases causadores do efeito estufa, capazes de aumentar a temperatura do planeta. As principais lideranças já haviam reconhecido que existe uma crise global em 2015, quando da assinatura do histórico Acordo de Paris, adotado por 197 países.

Não se esperava um acontecimento do mesmo porte na Conferência do Clima em Glasgow (COP-26), inicialmente marcada para 2020 e adiada em um ano em função da pandemia da covid-19. O compromisso dos participantes — líderes governamentais, das grandes corporações e do terceiro setor — era com planos mais detalhados que viabilizem, na prática, as propostas do Acordo de Paris. Nesse sentido, o encontro, que se encerrou no último sábado (13), não representou um sucesso estrondoso. Mas tampouco pode ser caracterizado como um fracasso absoluto.

Leia mais
    MUDANÇAS CLIMÁTICAS
“O Brasil perdeu o protagonismo nas discussões globais sobre o clima”
Coordenador do Centro de Agronegócio Global do Insper, o professor Marcos Jank diz que o Brasil é cobrado na COP-26 por ter permitido o avanço do desmatamento
Perfil Mark Jank
 
Marcos Jank
Coordenador do Centro de Agronegócio Global do Insper
    DESIGUALDADE
Vista aérea da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro
Queda da concentração de renda ajudou a tirar 16 milhões de pessoas da pobreza no Brasil
Com nova metodologia, estudo de pesquisadores do Insper aponta que desigualdade no Brasil diminuiu entre 2002 e 2017
Uma nova metodologia, desenvolvida por pesquisadores do Insper, confirmou que a desigualdade de renda no Brasil teve “uma sólida e substancial queda” entre 2002 e 2017. De acordo com o estudo dos professores Ricardo Paes de Barros e Laura Muller Machado, do pesquisador associado Samir Cury e do diretor da Oppen Social (empresa de estudos e pesquisa de dados), Samuel Franco, com as contribuições de Suiani Febroni e Camila Soares, a concentração de renda no Brasil caiu entre 2002 e 2017, contribuindo para que cerca de 16 milhões de pessoas deixassem de viver em situação de pobreza. Ainda assim, profundas disparidades marcavam a distribuição de renda no país nesse período.

Leia mais
    LOBBY
Curso de curta duração ensina estratégias de negociação com o poder público
O Insper promove, nos dias 25 e 26 de novembro, o curso Estratégias de Negociação Empresa-Governo, com as principais técnicas e ferramentas utilizadas pelos profissionais de relações governamentais. Entre as práticas abordadas está o lobby empresarial na esfera pública. Um dos principais pesquisadores desse tema é Milton Seligman, professor do Insper que atuou como lobista por 15 anos na empresa Ambev.
Perfil Mark Jank
 
Milton Seligman
Professor-líder dos cursos de relações governamentais e negociação empresa-governo do Insper
    INOVAÇÃO
Insper marca presença na Semana de Inovação da Enap
O Insper participou da sétima edição da Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), de 9 a 12 de novembro. Atividades com a participação de docentes e ex-alunos discutiram temas como design sistêmico, ciências comportamentais, inovação aberta, construção de capacidades, uso de evidências e gestão de pessoas no setor público.
    ACONTECE NO INSPER
    18 de novembro | 18h
O Insper Agro Global, a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) promovem um debate para o lançamento do livro O Brasil no agronegócio global: reflexões sobre a inserção do agronegócio brasileiro nas principais macrorregiões do planeta.
  Quer saber mais sobre políticas e gestão pública?

Acompanhe os canais Diálogos com a Sociedade, do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, no Twitter e no Telegram.
 
  Obrigado pela leitura!
 
Você recebeu este e-mail porque tem uma ligação com o Insper ou se inscreveu para assinar esta newsletter.
 
Quero assinar
 
Logo Insper Centro de Gestão e Políticas Públicas
 
Respeitamos a sua privacidade. Se não quer receber mais, clique aqui.
 
Ícone do Linkedin Ícone do Facebook Ícone do Twitter Ícone do YouTube Ícone do Instagram