Ano: 2010
Código: WPE – 216
Autores/Pesquisadores:
Abstract:
O aumento significante da participação feminina na força de trabalho não impediu que, no mundo inteiro, permanecessem as diferenças com relação aos salários e igualdade de tratamento nas promoções com relação ao gênero. Neste trabalho utilizamos uma base de dados inédita referente a 370 empresas com perguntas relacionadas a variáveis financeiras e de gestão das empresas que possibilitam a investigação sobre a existência de teto de vidro para as mulheres no Brasil. Utilizando a técnica de probit, a principal conclusão deste estudo relaciona a dificuldade da promoção de mulheres à existência de um conselho de administração para a mesma. Seguindo análise de Westphal and Fredrickson (2001), os resultados encontrados mostram que o conselho de administração busca escolher um CEO que represente ao máximo seu próprio perfil de atuação e que, sendo o conselho majoritariamente masculino, indivíduos do sexo feminino sofrem maior resistência à promoção. Palavras-chave: teto de vidro, probit, promoção.