Ano: 2017
Código: WPE – 374
Autores/Pesquisadores:
Marcelo Cardoso
Paulo Furquim de Azevedo
Klenio Barbosa
Abstract:
Este artigo estima empiricamente os efeitos de poder de mercado sobre a oferta de empréstimos dos bancos, separando os efeitos decorrentes de poder de mercado unilateral (específico à firma), de poder de mercado coordenado (decorrente da intensidade de concorrência no mercado relevante) e efeitos de diferenciais de eficiência decorrentes do aproveitamento de economias de escala. Por meio de microdados do setor bancário brasileiro para o período de 1999 a 2010, mostramos que quanto maior a intensidade de concorrência, maior é a oferta de empréstimos. Adicionalmente, os resultados revelam que o aumento da participação de mercado de um conglomerado financeiro está associado a um aumento mais do que proporcional na oferta de empréstimos bancários (efeito de economias de escala/escopo), mas que tal efeito é mitigado quanto menor o nível de concorrência. Os resultados são robustos para diferentes medidas de intensidade de concorrência, sejam elas estruturais (HHI), sejam comportamentais, derivadas do modelo de Panzar-Rosse (1987).