Ano: 2006
Código: WPE – 057
Autores/Pesquisadores:
- Andréa Zaitune Curi
- Naércio Aquino Menezes Filho
Abstract:
Neste artigo analisamos os efeitos da educação pré-escola sobre salários, escolaridade e proficiência no Brasil. Com dados da Pesquisa de Padrão de Vida, realizada pelo IBGE, entre março de 1996 e março de 1997, nas regiões do Nordeste e do Sudeste do Brasil, examinamos a influencia da préescola na conclusão dos ciclos escolares – primário, ginásio, colegial e universidade –, a partir de um modelo de escolha discreta – modelo Logit. Ainda com dados da PPV, estimamos pelo método dos Mínimos Quadrados o impacto da pré-escola nos salários futuros dos indivíduos. Por fim, analisamos o efeito da pré-escola no desempenho escolar dos alunos medido por testes de proficiência realizados em 2003 pelo INEP. Os resultados mostram que a educação pré-primária tem efeitos positivos na conclusão dos ciclos escolares. A creche tem impacto positivo e significante na conclusão do colegial e do ensino universitário, sendo que o impacto da creche é maior para os níveis educacionais mais elevados. A pré-escola tem impacto positivo e significante na conclusão dos quatro ciclos com efeito marginal crescente nos três primeiros. Verificamos que, em média, os indivíduos que fizeram creche ou pré-escola completaram mais anos de estudos do que os indivíduos que começaram a estudar com sete ou mais anos de idade. Além disso, a préescola tem impacto positivo na renda dos indivíduos. As pessoas que iniciaram os estudos com idade entre 4 e 6 anos de idade têm salário, em média, maior que as demais. Por fim, os resultados indicam uma relação positiva e significante entre o desempenho escolar dos alunos em exames de proficiência e o inicio dos estudos. Em média, os alunos que iniciaram os estudos mais jovens – no maternal ou na pré-escola, obtiveram melhor desempenho no exame de proficiência que os que iniciaram os estudos a partir da 1ª série.