Ano: 2007
Código: WPE – 086
Autores/Pesquisadores:
- Sergio G. Lazzarini
- Rinaldo Artes
- Marcelo Moura
- Fábio Renato Fukuda
Abstract:
Sistemas de inteligência competitiva (IC) têm sido comumente tratados como a aquisição massiva de informações sobre tendências de mercado e ações de competidores. Muitas vezes, entretanto, sistemas de IC acabam resultando em uma grande massa de informações que não é utilizada efetivamente para entender o cenário competitivo e delinear estratégias que permitam antever e reagir a movimentações da concorrência. O objetivo do presente estudo é justamente ilustrar a aplicação de duas técnicas quantitativas para a análise de dados gerados por sistemas de IC: estimação de dados de painel dinâmico e análise de redes. O estudo utiliza dados coletados pelo sistema de IC de uma empresa do setor de seguros para automóveis no Brasil, e demonstra a aplicabilidade de tais técnicas quantitativos para avaliar padrões de reações de competidores a alterações de preços efetuadas por empresas-chave do mercado.