Ano: 2006
Código: WPE – 056
Autores/Pesquisadores:
- Andrea Maria Accioly F. Minardi
- Antônio Zoratto Sanvicente
- Rinaldo Artes
Abstract:
Esse trabalho apresenta uma metodologia para estimar o rating de crédito de unidades de negócios e empresas. Para isso foram coletados ratings de crédito de Moody’s e Standard & Poor’s, além de diversas variáveis contábeis e de mercado de uma amostra de 627 empresas americanas. Utilizou-se um modelo logístico ordenado para selecionar as variáveis que melhor explicam os ratings de crédito dessas agências e desenvolver um modelo classificatório de rating de crédito. O custo de capital de terceiros pode ser associado a cada um dos ratings de crédito e aos prazos de venc imento. Desta maneira, com base nas características de cada empresa, unidade de negócios ou projeto, é possível determinar o rating de crédito e, com base no prazo do empréstimo, o custo de capital de terceiros a valor de mercado. Esta ferramenta é estrategicamente poderosa, pois contribui para determinar mais precisamente o custo de capital da empresa, bem como identificar a estrutura de capital que minimiza o custo de captação e, conseqüentemente, cria mais valor para o acionista. Como o desempenho dos principais executivos é medido por métricas de criação de valor, das quais uma variante é o custo médio ponderado de capital, nosso procedimento ajuda a alinhar melhor a remuneração com a estratégia e a criação de valor para o acionista.