Ano: 2009
Código: WPE -182
Autores/Pesquisadores:
- Eduardo Andrade
- Rodrigo Moita
- Carlos Eduardo Lobo e Silva
Abstract:
Este trabalho usa um modelo logit agregado para estimar a demanda pelos cursos de Administração do estado de São Paulo. Os resultados indicam que algumas características das faculdades são importantes na determinação do seu market share: o preço, a nota dos ingressantes do Enade (efeito peer effect), o ranking do Guia do Estudante e o percentual de doutores no corpo docente da instituição. Reputação e qualidade da infra-estrutura não têm impacto significativo. Sem perda de market share, aumentar em 1 ponto a nota do Enade, aumentar o percentual de doutores em 1% e passar de 4 para 5 estrelas no Guia permitiria a faculdade elevar a mensalidade, respectivamente, em 16,6, 3,31 e 486,14 reais. Por fim, parece existir uma intersecção importante entre as variáveis consideradas relevantes pelos estudantes na escolha do curso e aquelas que compõem o ranking do MEC.