Em Economia, você será estimulado a aplicar a base conceitual e teórica na resolução de problemas reais no mercado de trabalho. A cabeça do economista precisa estar treinada para formular e testar hipóteses sobre dados e entender causalidades (causa e consequência). Além disso, a vivência em atividades extracurriculares e o foco no desenvolvimento da comunicação verbal e escrita permitem que você conquiste o seu espaço em outras áreas.
Resumindo, queremos que a sua energia impacte o mundo ao seu redor.

Integral (manhã e tarde)

Vila Olímpia - SP

Com o que posso trabalhar?

Ao contrário do que todos pensam, existe vida além do mercado financeiro para o economista. Você pode trabalhar em outras áreas: departamentos financeiros de empresas, educação, marketing, recursos humanos, políticas públicas, tecnologia, entre outras.

Qual a metodologia de ensino?

A nossa metodologia de ensino e aprendizagem é centrada no aluno e desenvolve profissionais que solucionam problemas reais nas áreas de negócios. Enfatizamos a formação humanística, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas, para que você possa argumentar e mobilizar pessoas. Empolgante, não?

Estrutura

Nos três primeiros semestres, o currículo do Ciclo Básico é o mesmo para Administração e Economia e as aulas são ministradas em turmas mistas compostas por estudantes de ambos os cursos. Esta integração permite que futuros administradores entendam o ambiente econômico e futuros economistas conheçam o ambiente de negócios. A partir do quarto semestre, começa o Ciclo Específico: chegou o momento de aprofundar os conhecimentos em Economia. Até o sexto semestre, as aulas são em período integral. Durante o sétimo e oitavo períodos ocorre a Especialização: nesta etapa os alunos podem escolher entre uma série de disciplinas optativas para personalizar sua formação com possibilidade de concentração em Marketing, Finanças, Gestão e Empreendedorismo.

Grade Curricular

Microeconomia I Cálculo I Pensamento Crítico e Ética Sistemas de Informação Fundamentos da
Fundamentos de
Macroeconomia
Cálculo II Estatística I Sociologia e
Financeira
Microeconomia II Modelos de Tomada de Decisão Estatística II História Econômica e das Organizações Finanças I
Macroeconomia Internacional História do Pensamento Econômico Econometria Microeconomia III Finanças II
Microeconomia IV História Econômica do Brasil I Macroeconomia de Curto Prazo Econometria Avançada Finanças III
Comércio Internacional História Econômica do Brasil II Desenvolvimento Econômico Problemas em Economia Direito e Economia das Políticas Públicas
Optativas I Optativa II Optativa III Monografia I
Optativas IV Optativa V Optativa VI Monografia II

Ciclo Básico Ciclo Específico Especialização

Acesse aqui a Grade e Corpo Docente do curso de Economia

Programa Problemas em Economia (PEE)

Durante o sexto período, você vai participar de um momento desafiador: o PEE, um projeto pioneiro no Brasil que integra o currículo da graduação. Nesse programa, são colocados em prática todos os conceitos que você aprendeu na teoria durante os cinco primeiros semestres. Você vai trabalhar competências como resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico e orientação para resultado dentro de uma grande organização e com a ajuda de um mentor.

Dupla titulação – Administração e Economia

Já pensou em se formar em dois cursos com apenas um ano a mais de estudo? Aqui no Insper você pode estudar Administração ou Economia e, com apenas mais um ano de dedicação, se graduar em ambos os cursos.

Como isso é possível? Nossa grande curricular é fortemente integrada.

1º ao 3º Semestre

Nossos alunos de administração e economia estudam juntos.

4º ao 6º Semestre

As turmas são dividas de acordo com as opções de escolha inicial (Adm ou Eco). Os interessados em dupla titulação devem participar de um processo seletivo no 6º semestre.

7º e 8º Semestre

Ciclo de Especialização
Os alunos podem personalizar sua formação e escolher as matérias optativas que querem cursar nas áreas de marketing, finanças, gestão e empreendedorismo e os aprovados no processo para dupla titulação estudam também matérias específicas de cada curso. Entrega da monografia da primeira titulação

9º e 10º Semestre

Dupla Titulação
No ano adicional, o aluno cursará disciplinas específicas da segunda titulação e realizará o estágio obrigatório, concluindo então o segundo curso e recebendo mais um diploma.