Economia

Vestibular Economia

Existe uma coisa tão importante quanto aprender: saber o que fazer com esse conhecimento. Por isso, nosso Curso de Economia fornece toda a base teórica e analítica necessária para que você esteja realmente apto a solucionar problemas reais na área de negócios. E mais: a integração com o programa de Administração e a vivência em atividades extracurriculares permitem que você conquiste o seu espaço em áreas que vão muito além do mercado financeiro.

Um destaque da nossa graduação em Ciências Econômicas, por exemplo, é o programa Problemas em Economia (PEE). Nesta disciplina, pioneira no Brasil, os alunos do sexto semestre são divididos em grupos e desafiados a analisar um problema econômico complexo, cuja proposta de solução será apresentada ao final para uma banca composta por economistas renomados no mercado e/ou na academia.

Outra vantagem de cursar Economia no Insper é que o nosso corpo docente está sempre aprimorando a grade curricular para oferecer o que há de mais novo em técnicas de análise econômica aplicada. Em 2017, por exemplo, foi criada uma disciplina baseada em uso de dados e modelagem econométrica. Além disso, há uma trilha voltada exclusivamente para quem quer se preparar para o exame da ANPEC.

Também é possível fazer intercâmbio com as melhores escolas de negócios do mundo e obter dupla titulação em Economia e Administração com apenas um ano a mais de estudo.

São essas possibilidades que transformam os nossos alunos em pessoas e profissionais únicos no mercado. Afinal, seu conhecimento faz toda a diferença. Impacta positivamente a sua carreira, a sociedade e o mundo ao seu redor.

Nosso curso de Ciências Econômicas tem turmas abertas a cada início de semestre. O processo seletivo é composto de duas fases:

1ª fase: cada candidato pode participar por meio do exame vestibular ou da seleção pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Também dá para concorrer por ambos os processos seletivos.
2ª fase: os aprovados na primeira etapa realizam a segunda fase, composta por uma atividade não avaliativa – o desafio de design –, uma arguição oral e uma dinâmica em grupo, ambas avaliativas.

A classificação final dos candidatos, nos dois processos, é feita com base nos resultados da primeira e da segunda fases.

Para se inscrever no processo seletivo, você deve preencher um formulário e pagar a taxa de inscrição.

Se tiver interesse em concorrer a uma bolsa de estudo em Economia (parcial ou integral), essa intenção deve ser assinalada no formulário eletrônico de inscrição no processo seletivo. No primeiro semestre de 2018, 255 alunos foram contemplados com bolsas de estudo. Isso representa aproximadamente 12% do nosso corpo discente.

Quer saber mais sobre as habilidades avaliadas nos exames, o número de vagas, os critérios de classificação, os documentos necessários para efetuar a matrícula ou como solicitar uma bolsa de estudo? Então, confira o edital completo para o processo seletivo 2019.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Nosso curso de Graduação em Economia dura quatro anos. Nos três primeiros semestres, o currículo do Ciclo Básico é o mesmo para Administração e Economia e as aulas são ministradas em turmas mistas compostas por estudantes de ambos os cursos. A partir do quarto semestre, começa o Ciclo Específico: chegou o momento de aprofundar os conhecimentos em Economia. Já no sétimo e oitavo semestres, ocorre a Especialização, quando você pode escolher entre uma série de disciplinas optativas para personalizar sua formação com foco em Marketing, Finanças, Gestão ou Empreendedorismo.

Nas horas vagas, os alunos são incentivados a participar de assistências de pesquisa, monitorias, organizações estudantis e atividades complementares que vão de cinema a debates. Confira a grade curricular e as ementas do Curso de Economia.

Horário
Até o sexto semestre, as aulas são em período integral. Já no último ano a grade toma meio período para que o aluno possa participar de programas de estágio regular.






Trilhas Mistas

Ciclo Básico

1º SEM
Microeconomia I
Cálculo I
Pensamento Crítico e Ética
Sistemas de Informação
Fundamentos da Administração

2º SEM
Fundamentos de Macroeconomia
Cálculo II
Estatística I
Sociologia e Política
Contabilidade Financeira

3º SEM
Microeconomia II
Modelos de Tomada de Decisão
Estatística II
História Eco. e Organizações
Finanças I

Ciclo Específico

4º SEM
Microeconomia III
Macroeconomia Internacional
Econometria
História do Pensamento Econômico
Finanças II

5º SEM
Microeconomia IV
Macroeconomia de Curto Prazo
Econometria Avançada
História Econômica Brasileira
Finanças III

6º SEM
Comércio Internacional
Desenvolvimento Econômico
Direito e Economia das Políticas Públicas
História Econômica Brasileira II
Problemas em Economia

Especialização

7º SEM
Eletiva I
Eletiva II
Eletiva III
Trabalho de Conclusão de Curso

8º SEM
Eletiva IV
Eletiva V
Eletiva VI
Trabalho de Conclusão de Curso

Infraestrutura