Direito

Vestibular de Direito

Qual profissional queremos formar?

A sociedade brasileira demanda profissionais do Direito capazes de mediar diálogos e combinar habilidades e conhecimentos para compor e liderar times multidisciplinares.

Com o objetivo de formar pessoas que possam atuar com diversas áreas do direito, no setor público, no mercado e na sociedade civil, o curso de Graduação em Direito do Insper tem o objetivo de capacitar alunos e alunas a:

  • discutir as razões que justificam as normas;
  • compreender e avaliar as consequências sociais e econômicas dessas normas;
  • formular soluções legislativas, contratuais e organizacionais.

curso recebeu nota máxima na visita de autorização do MEC. A experiência acadêmica foi cuidadosamente desenhada para conciliar a sólida formação teórica e humanista com o desenvolvimento de habilidades práticas necessárias para atuação profissional. O currículo é atual e estimula o diálogo com outras áreas do conhecimento e a integração entre as diferentes áreas do direito.

Para que pudéssemos elaborar uma proposta conectada às necessidades atuais e às tendências profissionais nas mais diversas áreas de atuação, fizemos uma extensa pesquisa com escritórios, empresas, instituições do sistema de justiça e organizações da sociedade civil.


Por que escolher o Insper?

Insper proporciona as melhores condições para o desenvolvimento de profissionais capazes de resolver problemas jurídicos complexos em cooperação.

Temos a capacidade de inovar constantemente, refletindo na experiência acadêmica as melhores práticas e soluções. Toda a escola é conectada com a realidade das demandas da sociedade e profissionais jurídicos de diversas áreas participam da formação das alunas e alunos, ao longo de toda a experiência acadêmica.

Somos uma escola integrada. Tanto em ensino quanto em pesquisa, trabalhamos em conjunto com as áreas de políticas públicas, administração, economia, estatística e engenharia da computação.

Esse modelo possibilita não apenas a oferta de disciplinas e atividades curriculares comuns a todos os cursos de Graduação, inclusive com a possibilidade de dupla-titulação com os cursos de Administração e Economia (em mais 3 semestres), mas também proporciona um ambiente acadêmico rico e diversificado.

Faça sua inscrição para a primeira turma da Graduação em Direito do Insper!


Colaboração para a resolução de problemas sociais complexos e múltiplas possibilidades de atuação

O que resulta da combinação da visão do direito com as características institucionais do Insper é uma graduação voltada à capacidade de resolução de problemas sociais complexos por meio da colaboração.

A Graduação em Direito do Insper capacitará alunas e alunos a lidar com as incertezas e mudanças da sociedade e navegar em diferentes mundos profissionais ao longo de suas carreiras: dos grandes escritórios de direito empresarial à gestão pública, das advocacias e defensorias públicas e das agências reguladoras às ONGs, da prestação de serviços ou da magistratura à autoiniciativa e empreendedorismo.


Diferentes abordagens para tratar temas transversais

Esse objetivo exige mais do que agregar disciplinas ao currículo tradicional. É preciso que o curso esteja organizado em torno de problemas sociais, que permitam o tratamento aprofundado de temas transversais como a desigualdade, a educação, o mercado de trabalho, a economia do conhecimento e a tecnologia.

Para explorá-los, alunas e alunos terão acesso a diferentes abordagens normativas, analíticas e empíricas, como a ciência de dados, economia e estatística.


Experiência centrada no desenvolvimento do aluno

No desenvolvimento dessas capacitações, portanto, o Insper ratifica a aposta na excelência acadêmicasólida formação cultural e no pluralismo da formação e das atuações dos seus egressos. Entre os atributos específicos da nova Graduação em direito do Insper que se refletem na experiência de alunas e alunos, incluem-se:

  • atualização do currículo do direito em torno de conjuntos afins de problemas (a democracia, as relações econômicas, a organização da sociedade civil e as capacitações e proteções das pessoas), que contextualizem a compreensão de normas jurídicas e sociais e permitam o aprendizado progressivo, além de eliminar lacunas e redundâncias desnecessárias do currículo tradicional;
  • ênfase no desenho e estruturação de arranjos normativos e organizativos, públicos (inovação e reforma institucional, regulação, políticas públicas etc.) e privados (contratos, sociedades, modelos de governança etc.);
  • adoção de práticas de ensino-aprendizagem centradas na capacitação das alunas e alunos a aprender a aprender constantemente e a exercer raciocínio analítico, análises empíricas da realidade e práticas argumentativas, orais e escritas, e de colaboração, inclusive por meio de experiências com problemas reais sob a supervisão do corpo docente, em diversos momentos da formação.


Inclusão e abertura

O Insper é uma instituição sem fins lucrativos e considera que nenhum projeto acadêmico com tais objetivos cumpriria sua missão sem fomentar ativamente um ambiente acadêmico aberto e inclusivo. Esse compromisso se exprime concretamente de diversas formas, inclusive por intermédio de um amplo programa de bolsas e apoio financeiro e da realização do vestibular on-line, com o objetivo de inspirar alunas e alunos de diversas regiões do país a participar.

Faça sua inscrição para a primeira turma da Graduação em Direito do Insper!

Nosso curso de Direito tem turmas abertas a cada início de semestre. O processo seletivo é composto de duas fases:

1ª fase: cada candidato pode participar por meio do exame vestibular ou da seleção pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Também dá para concorrer por ambos os processos seletivos.
2ª fase: os aprovados na primeira etapa realizam a segunda fase, composta por uma atividade não avaliativa – o desafio de design –, uma arguição oral e uma dinâmica em grupo, ambas avaliativas.

A classificação final dos candidatos, nos dois processos, é feita com base nos resultados da primeira e da segunda fases.

Para se inscrever no processo seletivo, você deve preencher um formulário e pagar a taxa de inscrição.

Se tiver interesse em concorrer a uma bolsa de estudo em Direito (parcial ou integral), essa intenção deve ser assinalada no formulário eletrônico de inscrição do processo seletivo.

Quer saber mais sobre as habilidades avaliadas nos exames, o número de vagas, os critérios de classificação, os documentos necessários para efetuar a matrícula ou como solicitar uma bolsa de estudo? Então, confira o edital completo para o processo seletivo 2021.1.

Informe seus dados e em breve entraremos em contato!






1º SEM

Democracia e Constituição

Microeconomia

Direito da Pessoa I

Introdução ao Estudo do Direito

Design e Empreendedorismo

2º SEM

Organização do Estado

Direito do Mercado e da Empresa I

Direito da Pessoa II​

IED II

Realidade Brasileira e Projetos para o Brasil​

Clínica I

3º SEM

Organização da Justiça e Fund. do Processo

Direito do Mercado e da Empresa II​

Política Criminal e Direito Penal

Propriedade Urbana e Rural​

Ciência dos Dados Aplicada ao Direito I​

4º SEM

Atuação Administrativa do Estado

Atuação Administrativa do Estado

Política Criminal e Processo Penal​

Organização da Sociedade Civil I​

Ciência dos Dados Aplicada ao Direito II​

Cliníca II

5º SEM

Finanças Públicas e Tributação I​

Contratos​

Processos de Resolução de Conflitos I​

Organização da Sociedade Civil ll​

Macroeconomia​

6º SEM

Finanças Públicas e Tributação II​

Direito Econômico e Regulatório​

Processos de Resolução de Conflitos II​

Organizações Internacionais​

História do Pensamento Político e Cultural​

Cliníca III

7º SEM

Processo Decisório Legislativo

Organização do Trabalho

Eletiva

Projeto de Prática Jurídica

8º SEM

Eletiva

Eletiva

Eletiva

Projeto de Prática Jurídica

9º SEM

TCC

Eletiva

Eletiva

Estágio Profissional​

10º SEM

TCC

Eletiva

Eletiva

Estágio Profissional​

Formação em tempo integral: 1º ao 8º semestre

Carga horária mínima: 400h de atividades curriculares por semestre

 

 

 

Infraestrutura