Projetos de Pesquisa e Inovação | Transforme com o Insper

Transforme com o Insper

Projetos de Pesquisa e Inovação

Produção de conhecimento – pesquisa e inovação

 

Conheça as iniciativas acadêmicas que contam com doações de pessoas ou organizações que acreditam em nossos projetos de pesquisa e geração de conhecimento, e consequentemente, na nossa capacidade de gerar impacto:

O principal objetivo dos Centros de Pesquisa e da formação das Cátedras é atrair bons professores, produzir estudos técnicos e artigos científicos, desenvolver índices e promover debates nas áreas de economia,  políticas públicas, finanças, estratégia, empreendedorismo, liderança entre outras, contribuindo para o avanço de temas importantes para o desenvolvimento econômico e social do País.

Conheça o conteúdo dos Centros e Cátedras:

Na perspectiva institucional, qualidade de entrega está relacionada ao grau de aquisição, pelo aluno formado, dos conhecimentos específicos e competências profissionais definidas nos objetivos de aprendizagem dos programas. Em outras palavras, o indicador de qualidade do programa é o nível de aprendizado dos alunos.

Ao posicionarmos aprendizagem como variável fim, atributos e comportamentos de professores e alunos ou mesmo métodos de ensino que tendem a ser foco de discussões pedagógicas, frequentemente assumidos como fatores determinantes de sucesso, se tornam variáveis de ajuste de um processo construído e monitorado para aferir a eficácia dos seus vários componentes em promover aprendizado.  Esse processo se denomina Gestão da Aprendizagem e parte de objetivos descritos em termos de fundamentos e habilidades, desenho de avaliações adequadas para mensuração de tais objetivos e critérios que apontam níveis de desenvolvimento dos alunos, bem como lacunas de aprendizagem, frente aos objetivos estabelecidos.

Com base nesta abordagem, a instituição cria um ambiente propício a projetos de inovação orientados a continua melhoria do currículo, à promoção da qualidade da experiência de aprendizado que define uma formação diferenciada.