Características dos Projetos e Metodologia

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Características dos Projetos

• Projeto de melhoria operacional (de algum processo existente), podendo ser caracterizado em termos de melhoria de produtividade e eficiência (falhas, erros, desperdícios e retrabalhos); melhoria de qualidade; redução de custos; redução de ciclo, aumento da lucratividade e aumento da satisfação do cliente;

• Ser realizável em 100 horas, divididas em 3 meses (os alunos possuem dois dias da semana disponível para visitar as empresas, coletar dados, fazer entrevistas, elaborar as análises e etc.);

• O projeto deverá ser majoritariamente de análise e planejamento do problema fornecido;

• Caso a base do projeto esteja estabelecida a uma distância superior a 30 km do Insper, a empresa deverá fornecer  transporte aos alunos.

Metodologia

Toda resolução de problema para ser eficaz, ou seja, para gerar resultados que eliminem os efeitos negativos gerados pelo problema (sem gerar outros efeitos indesejados), necessita de um método. O método confere estrutura ao raciocínio, ordenando etapas e garantindo, por exemplo, que uma análise imparcial preceda a solução. O método não é condição suficiente para garantir que o conteúdo da análise e da solução seja adequado, mas é certamente condição necessária.

Há diversos métodos de resolução de problemas, mas no âmbito do programa do Insper, focamos a formação dos alunos no método PDCA (Plan-Do-Check-Act ou Ciclo de Deming), originário da teoria e prática de gerenciamento da qualidade total (Total Quality Management – TQM). Para o programa Resolução de Problemas do Insper, contamos com o apoio do professor Vicente Falconi, precursor deste método gerencial no Brasil. Nas palavras de Falconi, “O método pode ser entendido como o “caminho para o resultado” ou, então, como uma sequência de ações necessárias para atingir certo resultado desejado… A essência do trabalho numa organização é atingir resultados e, portanto, o domínio do método, por todas as pessoas é fundamental.”

A fim de propiciar conhecimento e prática no método de resolução de problemas, os alunos do Insper recebem no primeiro semestre do programa um guia com as fases do método e perguntas que permitem sua prática. Utilizado por vários professores ao longo da trilha do programa, os alunos exercitam esse tipo de raciocínio em diversos contextos.

 

Fases do REP

voltar

O que é o REP?

REP (Resolução Eficaz de Problemas) é um projeto educacional com meta de melhoria e consolidação do aprendizado dos alunos, visando ao desenvolvimento sustentável das organizações, sejam publicas ou privadas, pequenas ou grandes.

Matérias e Destaques

 Quanto vale o estudo? (Revista Época Negócios)

 Na prática, a teoria é mais interessante (O Estado de São Paulo)

Alunos da graduação são expostos a problemas reais enfrentados pelas organizações participando do REP e do PEE. Saiba como eles são preparados para o mercado no Relatório Anual.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco