Home/Quem Somos/Metodologia e Aprendizagem

Metodologia e Aprendizagem

Nossas atividades de ensino abrangem programas de Graduação, Pós-graduação e Educação Executiva voltados a públicos diferentes e com objetivos distintos de aprendizagem.

Esses objetivos compreendem não apenas o conteúdo acadêmico, mas também o desenvolvimento de competências essenciais, tais como habilidade de análise e resolução de problemas, trabalho em equipe, liderança, argumentação e pensamento crítico.

Acreditamos que o aprendizado só pode ser alcançado mediante um forte engajamento do aluno e de métodos de ensino que assegurem sua participação ativa dentro e fora da sala de aula. Por isso, sustentamos nossa proposta educacional em dois grandes pilares: aprendizado centrado no aluno e gestão de aprendizagem. Além disso, desenvolvemos uma série de princípios pedagógicos para garantir resultados efetivos na aplicação desses conceitos, em todos os nossos programas, seguindo um processo de adequação que visa a melhoria contínua.

Para tanto, contamos com a dedicação e o aprimoramento constante de nossos professores, tendo como foco não apenas a transmissão do conteúdo como também o efetivo alcance dos objetivos de aprendizagem. A maior parte do nosso corpo docente tem, inclusive, responsabilidade de pesquisa, que pode ser voltada para a publicação em revistas científicas ou direcionada à prática.

A ideia é reunir professores de diferentes perfis que sejam competentes em suas linhas de atividade, dedicados e totalmente alinhados aos nossos valores. Só assim, atingimos o nosso objetivo final, que é desenvolver cidadãos competentes e socialmente responsáveis, com coragem para inovar e empreender, capazes de ser agentes de mudança onde quer que atuem.

O resultado para todo esse esforço conjunto focado na gestão da aprendizagem reflete-se no alto índice de empregabilidade de nossos alunos (94%), na baixa evasão escolar (em torno de 15%) e no reconhecimento internacional em várias esferas, consolidado com a conquista das três certificações mais importantes do mundo.

A primeira acreditação, obtida em 2007, foi a da AMBA (Association of MBAs), que atestou a excelência dos nossos programas de MBA. Em 2010, fomos agraciados com o selo da AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business), que avaliou a escola como um todo e que serviu de referência para o aprimoramento dos nossos métodos de gestão da aprendizagem. Por fim, em 2017, adquirimos a certificação Equis, concedida pela EFMD (European Foundation for Management Development). Com isso, passamos a integrar o seleto grupo de escolas de negócios – menos de 1% no mundo – que possuem a chamada Triple Crown, ou “tríplice coroa”, comprovando o nosso compromisso com a excelência do ensino.

A gestão da aprendizagem envolve o exercício intenso de nossa estrutura matricial, unindo as coordenações Acadêmicas e de Ensino e Aprendizagem para que metas de curto e de longo prazo sejam abordadas de maneira integrada e alinhadas à estratégia organizacional. Os princípios pedagógicos são:

• Rigor científico: além da experiência prática no mercado, nossos professores têm formação sólida e um forte compromisso com a qualidade e o rigor científico do conteúdo ministrado em sala de aula.
  • Experiência completa e abrangente: seja qual for o curso, não queremos desenvolver o aluno somente no aspecto do conhecimento acadêmico, mas também favorecer o aprimoramento de uma série de competências, como análise e resolução de problemas, comunicação, trabalho em equipe, liderança, pensamento crítico e visão multidisciplinar.
  • Foco, dedicação e envolvimento do corpo docente: contamos com um calendário permanente de iniciativas voltadas ao desenvolvimento pedagógico de nossos professores, cujas pautas são definidas a partir de necessidades identificadas nos sucessivos ciclos de gestão da aprendizagem. Essa cultura de desenvolvimento pedagógico de docentes, como decorrência da proposta educacional e gestão da aprendizagem, confere uma identidade exclusiva às práticas de ensino que caracterizam a experiência Insper. A abordagem considera quatro dimensões, chamadas de PDAF (Planejamento, Dinâmicas, Avaliação e Feedback). Em 2010, recebemos o Prêmio Santander Universidades em reconhecimento ao nosso programa de desenvolvimento de docentes.
  • Aprendizado pela experiência: nossa dinâmica de aprendizagem é fortemente pautada em resolução de problemas complexos, que busca reproduzir aspectos significativos da vivência profissional. O aluno participa ativamente das dinâmicas de aula, analisando problemas reais, identificando dilemas e tomando decisões em um contexto que promove diversidade de ideias e proatividade. Os planos de aula das disciplinas também seguem a lógica de orientação a problemas: cada módulo é apresentado a partir de uma questão ou problemática-chave, extraída da realidade, salientando-se fundamentos e os principais objetivos de aprendizagem que se espera alcançar. Entre as disciplinas aplicadas da Graduação, três merecem destaque especial: o REP (Resolução Eficaz de Problemas) do curso de Administração, o PEE (Problemas em Economia) e o PFE (Projeto Final de Engenharia).
  • Integração: além de favorecer a dupla titulação em alguns cursos, a integração entre programas e disciplinas favorece a conexão entre diferentes áreas do conhecimento, proporcionando ao aluno uma visão estratégica mais ampla, inovadora e multidisciplinar.
  • Experiência de aprendizagem demandante: em todos os nossos cursos, o aluno é motivado a aprender e assumir um papel ativo no processo de aprendizagem, tanto em sala de aula quanto em atividades complementares ou no engajamento com organizações estudantis. A ideia é formar indivíduos capazes de identificar problemas relevantes em seus contextos de atuação e proficientes na aplicação de conhecimento e competências que gerem soluções de valor para organizações e a sociedade.