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Comitê Executivo

O Comitê Executivo é responsável pela gestão das atividades operacionais do Insper de acordo com as diretrizes estratégicas dadas pelo Conselho Deliberativo.

Marcos Lisboa

Marcos Lisboa

Diretor Presidente

Marcos Lisboa tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009, atuou como diretor executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, de 1996 a 1998. Marcos é Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.

Guilherme Martins

Guilherme Martins

Diretor de Graduação

É Doutor e Mestre em Administração de Empresas, na área de Gestão de Operações e Competitividade, pela FGV-EAESP, com período de intercâmbio do doutorado na W.P. Carey School of Business, na  Arizona State Univesity. Formou-se em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (MG).

Desde o início da carreira, sua atuação profissional se concentrou em Operações, no desenvolvimento de projetos de melhoria de produto/processo em empresas de Logística, no Terceiro Setor, no ramo Educacional e em grandes redes de varejo. Como pesquisador, seus estudos buscam evidenciar como a vantagem competitiva das empresas é afetada pela adoção, em diferentes níveis, de práticas operacionais e de gestão da cadeia de suprimentos.

Ingressou no Insper em 2009, onde é Professor Associado dedicado às áreas de Gestão de Operações e Cadeia de Suprimentos, para Graduação, MBA, Mestrado Profissional e Educação Executiva. Na graduação, é o docente responsável pelo Programa REP (Resolução Eficaz de Problemas) em que os alunos trabalham em projetos de resolução de problemas reais de empresas parceiras. Desde 2017 atua como coordenador do curso de Administração e desde 2019 como Coordenador Executivo da Graduação, sendo responsável pelas áreas de suporte à experiência do aluno e pelos projetos que reforçam a proposta de valor do Insper de uma graduação integrada entre Administração, Economia e Engenharia.

Irineu G. N. Gianesi

Irineu G. N. Gianesi

Diretor de Assuntos Acadêmicos

Responsável pelo Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (DEA) do Insper, além das áreas de gestão do corpo docente, regulação e relações internacionais. Foi responsável pelo projeto e implantação dos novos cursos de engenharia (de 2012 a setembro de 2015). Anteriormente e por oito anos, esteve à frente da direção de programas de pós-graduação lato sensu, incluindo os programas de MBA Executivo, Certificate e LL.M. Master of Laws, coordenando também os processos de acreditação internacional da escola. É Chair do Latin America and Caribean Advisory Council da AACSB International e membro do Continuous Improvement Review Committee da mesma instituição de acreditação internacional de escolas de negócio. Professor do Insper nos programas de MBA Executivo, Graduação e Educação Executiva. Tem doutorado em Administração pela Cranfield University, Reino Unido, mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e especialização em Administração pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas. É engenheiro mecânico também pela Escola politécnica da USP. Certificado em “Production and Inventory Management” (CPIM) pela APICS. Conta com uma experiência acadêmica de 30 anos em pesquisa e cursos de graduação, tanto na Escola Politécnica da USP como no Insper, e em cursos MBA Executivo em escolas de primeira linha de São Paulo. É autor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e três livros na área de operations management. Foi consultor de empresas como Embraer, Natura, 3M, Unilever, Copersucar, Souza Cruz, Monsanto, Cargill, Rhodia, Tubos Tigre, Accenture, PriceWaterhouse, Ceras Johnson, Itautec-Philco, Hewlett Packard, Embraco, entre outras.

Marcelo Orticelli

Marcelo Orticelli

Diretor de Educação para Executivos e Desenvolvimento

Marcelo construiu uma trajetória de quase 30 anos de atuação no Itaú Unibanco, com passagens por diversas áreas da empresa tais como Controladoria, Planejamento, Riscos (crédito, mercado e operacional), Ouvidoria, Melhoria Contínua e Eficiência. Atuou como diretor de RH e Relações Trabalhistas, sendo responsável pelas políticas e diretrizes dos produtos de RH, e pelo relacionamento com entidades sindicais. Ainda atua como Diretor do Instituto Unibanco, entidade social ligada ao grupo, com projetos voltados à melhoria do Ensino Médio público. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, concluiu também o Mestrado Profissional em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com extensão na University of Texas, Austin.

Paulo Furquim de Azevedo

Paulo Furquim

Diretor de Ensino e Aprendizagem

É Professor Titular e coordenador do Centro de Regulação e Democracia (CRD) e professor em tempo integral nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado do Insper.

É Graduado em Administração Pública pela FGV e é Mestre e Doutor em Economia pela FEA-USP. Foi Visiting Professor no MIT, em 2012, e Visiting Scholar na University of California at Berkeley, em 1994. Antes de se juntar ao Insper, foi professor da Sao Paulo School of Economics – FGV, bem como da USP e da UFSCar.

Também é autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre temas como defesa da concorrência, regulação, estratégias empresariais, organização dos mercados e da firma, e Direito e Economia. Por sua produção científica, é Bolsista de Produtividade do CNPq, tendo sido também parecerista e membro de conselhos editorais de diversas publicações científicas. Furquim já coordenou projetos temáticos junto à Fapesp, na área de instituições de mercado; ao IDB (Inter-American Development Bank), na área de políticas de desenvolvimento produtivo; e ao CEDES e CNJ, na área de Direito Econômico.

A pesquisa de Furquim destaca-se por ser multidisciplinar. Ele tem contribuições nas áreas de organização industrial, defesa da concorrência, direito e economia, regulação e economia organizacional, tendo formado gerações de alunos nos mais diversos níveis (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Foi também Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de 2006 a 2009, tendo sido o seu presidente interino de agosto a novembro de 2008, quando acumulou experiência no enforcement de políticas de concorrência e regulação de mercados. Tem sido referenciado pela Global Competition Review – Who is Who, por diversos anos, como Leading Individual ou Most Highly Regarded Competition Economist in Brazil. Também recebeu, em 2016, o prêmio Competition & Anti-trust Advisory Firm Of The Year, da Corporate LiveWire – Global Awards.

Sergio Firpo

Sérgio Firpo

Diretor de Pesquisa

Sergio Firpo é Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco no Insper. Possui graduação em Economia pela UNICAMP (1996), mestrado em Economia pela PUC-Rio (1999) e mestrado em Estatística (2002) e Ph.D. em Economia (2003) pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Foi Professor Assistente nos departamentos de Economia da Universidade da Columbia Britânica (2003-2006) e da PUC-Rio (2004-2008) e Professor Associado da EESP-FGV (2008-2015). Sergio é Elected Fellow da Econometric Society e membro dos comitês consultivos de avaliação da Fundação Itau Social, da Fundação Lemann e do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Economia da Educação do Instituto Unibanco. É Research Fellow do Institute for the Study of Labor (IZA), Global Labor Organization (GLO) e do Center for Evaluation and Development (C4ED). Ele é pesquisador 1-D do CNPq e membro fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social. É membro do conselho editorial das revistas Pesquisa e Planejamento Econômico e da Ecos de Economia. Atualmente é editor associado do Journal of Business Economics and Statistics já tendo sido editor da Brazilian Review of Econometrics (2007-10). Área de Pesquisa : Econometria, Economia da Educação, Economia do Desenvolvimento, Economia do Trabalho e Economia Política.

Silvia Bassaglia

Silvia Bassaglia

Diretora de Operações

Responsável pelas áreas de Infraestrutura, Facilites, Patrimônio, Projetos e obras e Segurança do Trabalho.
Formação em Marketing com ênfase em Call Center e CRM . Vasta experiência nas áreas de Operações e Atendimento, Vendas e Relacionamento com clientes.
Vivência em empresas do segmento de prestação de serviços empresariais, sendo responsável por projetos voltados para a expansão de mercado, retenção de clientes e redução de custos.

Infraestrutura