Home/Quem Somos/Governança/Comitê Executivo

Comitê Executivo

O Comitê Executivo é responsável pela gestão das atividades operacionais do Insper de acordo com as diretrizes estratégicas dadas pelo Conselho Deliberativo.

Marcos Lisboa

Marcos Lisboa

Diretor Presidente

Marcos Lisboa tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009, atuou como diretor executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, de 1996 a 1998. Marcos é Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.

Carolina da Costa

Carolina da Costa

Vice-presidente de Graduação

É Ph.D em Educação (ênfase em Cognição) pela Rutgers, The State University of New Jersey, bacharel e mestre em Administração. Nos EUA, conduziu estudos sobre pensamento sistêmico e resolução de problemas complexos, participou de pesquisa em PBL pelo inovador eSTEP Project e do “Math and Science Partnership Project” (da National Science Foundation) para elevar desempenho acadêmico em escolas.
No Insper, entre 2007 e 2012, foi responsável pelo DEA (Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem), conduzindo as iniciativas de gestão da aprendizagem (Assurance of Learning) com vistas à melhoria contínua dos cursos, promoção dos objetivos de aprendizagem da escola e desenvolvimento do corpo docente. Liderou o desenho e a implementação do programa “Resolução Eficaz de Problemas” (REP), projeto pioneiro do Insper, em parceria com empresas e executivos, para reforçar diversas competências profissionais dos alunos.
Em julho de 2012, assumiu a diretoria acadêmica da graduação, em 2013, a diretoria do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper e, em 2016, a vice-presidência de graduação. Professora co-fundadora do Centro de Liderança e Inovação. Global facilitator da AACSB (ministrando seminários de assessment e assurance of learning). Professora de “pensamento crítico” para liderança de empresas e instituições como Ambev, Santander e CONIB (Confederação Israelita Brasileira).

Guy Cliquet do Amaral Filho

 Guy Cliquet do Amaral Filho

Coordenador Executivo da Pós-Graduação Lato Sensu

PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de 14 anos como docente, possui 25 de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.

Irineu G. N. Gianesi

Irineu G. N. Gianesi

Diretor de Assuntos Acadêmicos

Responsável pelo Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (DEA) do Insper. Foi responsável pelo projeto e implantação dos novos cursos de engenharia (de 2012 a setembro de 2015). Anteriormente e por oito anos, esteve à frente da direção de programas de pós-graduação lato sensu, incluindo os programas de MBA Executivo, Certificate e LL.M. Master of Laws, coordenando também os processos de certificação internacional da escola. É membro do Latin America and Caribean Advisory Council da AACSB International e membro do Continuous Improvement Review Committee da mesma instituição de acreditação internacional de escolas de negócio. Professor do Insper nos programas de MBA Executivo, Graduação e Educação Executiva. Está cursando o doutorado na Cranfield University, Reino Unido. Tem mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e especialização em Administração pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas. É certificado em “Production and Inventory Management” (CPIM) pela APICS. Conta com uma experiência acadêmica de 26 anos em pesquisa e cursos de graduação, tanto na Escola Politécnica da USP como no Insper, e em cursos MBA Executivo em escolas de primeira linha de São Paulo. É autor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e três livros na área de operations management. Foi consultor de empresas como Embraer, Natura, 3M, Unilever, Copersucar, Souza Cruz, Monsanto, Cargill, Rhodia, Tubos Tigre, Accenture, PriceWaterhouse, Ceras Johnson, Itautec-Philco, Hewlett Packard, Embraco, entre outras.

Marcelo Orticelli

Marcelo Orticelli

Diretor de Administração e Pessoas

Marcelo construiu uma trajetória de quase 30 anos de atuação no Itaú-Unibanco, com passagens por diversas áreas da empresa tais como Controladoria, Planejamento, Riscos (crédito, mercado e operacional), Ouvidoria, Melhoria Contínua e Eficiência. Atuou como diretor de RH e Relações Trabalhistas, sendo responsável pelas políticas e diretrizes dos produtos de RH, e pelo relacionamento com entidades sindicais. Ainda atua como Diretor do Instituto Unibanco, entidade social ligada ao grupo, com projetos voltados à melhoria do Ensino Médio público. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, concluiu também o Mestrado Profissional em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com extensão na University of Texas, Austin.

Silvia Bassaglia

Silvia Bassaglia

Diretora de Patrimônio e Hospitalidade

Responsável pelas áreas de Infraestrutura, Facilites, Patrimônio, Projetos e obras e Segurança do Trabalho.
Formação em Marketing com ênfase em Call Center e CRM . Vasta experiência nas áreas de Operações e Atendimento, Vendas e Relacionamento com clientes.
Vivência em empresas do segmento de prestação de serviços empresariais, sendo responsável por projetos voltados para a expansão de mercado, retenção de clientes e redução de custos.

Silvio Laban Neto

Silvio Laban Neto

Diretor de Marketing e Conteúdo

Graduado em Engenharia Naval pela Poli-USP (1985); pós-graduado com Especialização em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (1997); doutor em Administração com ênfase em Marketing pela EAESP-FGV (2004).
Iniciou as atividades acadêmicas e de docência em 2004 na EAESP-FGV, tendo sido também vice-coordenador do Centro de Excelência em Varejo. Atuou durante mais de 19 anos como executivo nas seguintes organizações de serviços e varejo: Accenture, Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart. Recebeu títulos e premiações como Melhor Trabalho da Divisão Acadêmica Marketing – Prêmio ANPAD 2008; um dos 50 mais influentes profissionais de TI, Revista Info Exame (2002); entre outros.
Atuou em instituições voltadas para desenvolvimento e gestão da cadeia de abastecimento varejista, tendo sido Copresidente da Associação ECR (Efficient Consumer Response) Brasil e América Latina, além de ter integrado o Comitê Executivo da Global Commerce Initiative (GCI). Foi membro titular do Conselho Fiscal da Duke Energy e atua como Venture Corp. da Endeavor.

Infraestrutura