Home/Quem Somos/Governança/Comitê Executivo

Comitê Executivo

O Comitê Executivo é responsável pela gestão das atividades operacionais do Insper de acordo com as diretrizes estratégicas dadas pelo Conselho Deliberativo.

Marcos Lisboa

Diretor Presidente

Marcos Lisboa tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009, atuou como diretor executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, de 1996 a 1998. Marcos é Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.

Carolina da Costa

Vice-presidente de Graduação

É Ph.D em Educação (ênfase em Cognição) pela Rutgers, The State University of New Jersey, bacharel em Administração Pública (EAESP-FGV) e mestre em Administração (EAESP-FGV e University of Texas at Austin). Nos EUA, foi diretora de novos negócios de start-up B2B em Austin e, no doutorado, conduziu estudos sobre pensamento crítico e resolução de problemas com lideranças de escolas públicas, distritos escolares e participou do “Math and Science Partnership Project” (National Science Foundation) para melhorar aprendizagem de matemática e ciências em escolas públicas. Também atuou por 2 anos como formadora de futuros professores (pre-service) para escolas públicas de New Jersey.
No Insper, por seis anos, foi responsável pela área Ensino e Aprendizagem, conduzindo iniciativas de gestão da aprendizagem e inovação (como o desenho e a implementação do programa “Resolução Eficaz de Problemas” (REP) para imersão de alunos em projetos reais de empresas). Assumiu a diretoria de Graduação em 2012 e, atualmente, é vice-presidente responsável por toda Graduação. Lidera o Centro de Empreendedorismo e o Centro de Educação Matemática do Insper. Professora de “pensamento crítico aplicado à governança e inovação” para alta liderança e conselhos em diversas empresas e instituições.

Irineu G. N. Gianesi

Diretor de Assuntos Acadêmicos

Responsável pelo Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (DEA) do Insper, além das áreas de gestão do corpo docente, regulação e relações internacionais. Foi responsável pelo projeto e implantação dos novos cursos de engenharia (de 2012 a setembro de 2015). Anteriormente e por oito anos, esteve à frente da direção de programas de pós-graduação lato sensu, incluindo os programas de MBA Executivo, Certificate e LL.M. Master of Laws, coordenando também os processos de acreditação internacional da escola. É Chair do Latin America and Caribean Advisory Council da AACSB International e membro do Continuous Improvement Review Committee da mesma instituição de acreditação internacional de escolas de negócio. Professor do Insper nos programas de MBA Executivo, Graduação e Educação Executiva. Tem doutorado em Administração pela Cranfield University, Reino Unido, mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e especialização em Administração pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas. É engenheiro mecânico também pela Escola politécnica da USP. Certificado em “Production and Inventory Management” (CPIM) pela APICS. Conta com uma experiência acadêmica de 30 anos em pesquisa e cursos de graduação, tanto na Escola Politécnica da USP como no Insper, e em cursos MBA Executivo em escolas de primeira linha de São Paulo. É autor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e três livros na área de operations management. Foi consultor de empresas como Embraer, Natura, 3M, Unilever, Copersucar, Souza Cruz, Monsanto, Cargill, Rhodia, Tubos Tigre, Accenture, PriceWaterhouse, Ceras Johnson, Itautec-Philco, Hewlett Packard, Embraco, entre outras.

Marcelo Orticelli

Diretor de Educação para Executivos e Desenvolvimento

Marcelo construiu uma trajetória de quase 30 anos de atuação no Itaú Unibanco, com passagens por diversas áreas da empresa tais como Controladoria, Planejamento, Riscos (crédito, mercado e operacional), Ouvidoria, Melhoria Contínua e Eficiência. Atuou como diretor de RH e Relações Trabalhistas, sendo responsável pelas políticas e diretrizes dos produtos de RH, e pelo relacionamento com entidades sindicais. Ainda atua como Diretor do Instituto Unibanco, entidade social ligada ao grupo, com projetos voltados à melhoria do Ensino Médio público. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, concluiu também o Mestrado Profissional em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com extensão na University of Texas, Austin.

Silvia Bassaglia

Diretora de Operações

Responsável pelas áreas de Infraestrutura, Facilites, Patrimônio, Projetos e obras e Segurança do Trabalho.
Formação em Marketing com ênfase em Call Center e CRM . Vasta experiência nas áreas de Operações e Atendimento, Vendas e Relacionamento com clientes.
Vivência em empresas do segmento de prestação de serviços empresariais, sendo responsável por projetos voltados para a expansão de mercado, retenção de clientes e redução de custos.