Somos uma instituição de ensino superior e de pesquisa sem fins lucrativos que reverte todo o resultado operacional para a realização de nossa missão.
Transformar o Brasil
Por meio da excelência acadêmica e do apoio ao desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos, buscamos contribuir com o progresso do país. Encorajamos nossos alunos a pensar além da sala de aula, seguindo uma trajetória de impacto positivo, seja na esfera privada, pública ou no terceiro setor.
O Insper procura acelerar transformações de alto valor econômico e social, por meio do conhecimento aplicado. Usamos a técnica a serviço das pessoas.
Formar líderes inovadores
Com forte comprometimento do corpo docente, o Insper busca desenvolver características de liderança em seus alunos, habilitando-os a lidar, de forma ética, com as complexidades do ambiente em que atuam.
Oferecemos uma experiência de aprendizado única, atraindo os talentos mais diversos por meio de uma política de acesso inclusiva. Buscamos um ambiente colaborativo, caracterizado por empreendedorismo e inovação, visando ao avanço intelectual e à mobilidade social dos alunos.
Acreditamos que o aprendizado interdisciplinar, com a integração de competências de diferentes áreas do conhecimento, melhor prepara os profissionais para a realidade global.
Desejamos ter um papel relevante na comunidade acadêmica, no Brasil, na América Latina e no mundo, sendo uma das referências globais nas áreas em que atuamos, reconhecidos pelo ensino e pela geração de conhecimento.
No ensino, aspiramos estar próximos à fronteira da gestão da aprendizagem, da interdisciplinaridade entre diferentes áreas de conhecimento e da busca de estratégias de ensino-aprendizagem que sejam as mais eficazes para o desenvolvimento das competências adequadas às nossas áreas de formação. Inovação e experimentação são meios para alcançar este objetivo.
Na geração de conhecimento, estaremos na fronteira da aplicação de métodos de pesquisa que utilizam as técnicas modernas da estatística e da computação no manuseio e análise de grandes bases de dados, em conjunto com estratégias de identificação de relações de causalidade e de modelos comportamentais para analisar problemas específicos das diversas áreas de conhecimento em que atuamos. Isto nos coloca como atores relevantes no debate acadêmico nas nossas áreas de conhecimento. Particularmente, seremos referência para o mundo na geração e difusão de conhecimento sobre o Brasil nas áreas de políticas públicas, ambiente institucional e de negócios, jurídico e ambiental.
Para cumprir nossa missão, é fundamental mantermos um ambiente em que honestidade e integridade permeiem todas as relações entre os integrantes de nossa comunidade, resultando em um comportamento ético dentro e fora da instituição.
Dentre os princípios fundamentais que norteiam o dia a dia da Comunidade Insper, destacam-se:
Honestidade e integridade são valores essenciais a todos os membros da comunidade Insper. É, portanto, esperado que todos os integrantes dessa comunidade tenham um comportamento ético dentro e fora da escola.
Ética diz respeito ao impacto de nossas ações em outras pessoas. Logo, as relações entre as pessoas que convivem no Insper, estudantes, professores e corpo administrativo, bem como o público externo, devem ser conduzidas de forma gentil, atenciosa, respeitosa e absolutamente desvinculada de qualquer preconceito. Dessa forma, cultivaremos um ambiente saudável, onde todos manifestam total comprometimento com a boa reputação e com o fortalecimento do Insper como um centro de excelência em ensino e pesquisa.
Alguns princípios fundamentais que devem nortear o dia a dia dos membros da comunidade Insper são:
Comprometimento – manifestado na qualidade dos serviços prestados, na atenção à realização de objetivos e metas estabelecidos, em uma atitude colaborativa voltada para o trabalho em equipe, que, aliando diferentes competências, irá propor e implementar soluções efetivas para os problemas e desafios encontrados.
Confiança mútua – todo indivíduo tem direitos e deveres consigo próprio e com o outro. Adesão aos compromissos assumidos, honestidade, integridade e sinceridade nas relações são condições que reforçam a confiança mútua, essencial para o trabalho em equipe.
Responsabilidade – todos nós somos responsáveis pela preservação e segurança do patrimônio humano, material e cultural do Insper, pela boa gestão desse patrimônio e pelo cumprimento de leis, acordos ou convenções coletivas, conforme as determinações em vigor, incluindo os princípios sob os quais o Insper é regido, expressos neste Código de Ética.
Valorização da diversidade – estimular a diversidade fortalece o respeito e a aceitação das diferenças. Pessoas com origem, formação, personalidade e talentos diferentes, unidas em torno do mesmo propósito, complementam-se e aumentam a capacidade da equipe em resolver problemas e atender aos objetivos almejados. Para que esses princípios possam se transformar em realizações, é fundamental haver comunicação clara e frequente e o compartilhamento de ideias e informações, para que a participação de cada indivíduo possa ser mais consciente e efetiva. É preciso, também, que todos nós tenhamos uma visão de longo prazo, essencial em uma instituição de ensino superior, para que possamos cumprir nossa missão e melhor contribuirmos para o desenvolvimento do país.
Sendo esse Código de Ética e Conduta parte integrante dos princípios do Insper, cabe aos membros da comunidade Insper observá-lo e preservá-lo.
1 – Nossa Missão é ensinar e gerar conhecimento em áreas onde podemos dar contribuição efetiva, lastreada em fortes princípios éticos. Somos uma escola integrada e incentivamos a máxima interação entre nossas áreas de atuação. |
2 – Nossas atividades de ensino abrangem programas de graduação, pós-graduação e educação executiva, voltados para públicos diferentes, com objetivos distintos de aprendizagem. |
3 – Nossos objetivos de aprendizagem compreendem não apenas conteúdo acadêmico, mas também o desenvolvimento de competências essenciais como habilidade de análise e resolução de problemas, trabalho em equipe, liderança de grupos de projeto, argumentação e apresentação. |
4 – Além disso, reforçamos valores e discutimos dilemas éticos. O objetivo final é desenvolver cidadãos competentes e socialmente responsáveis, com coragem para inovar e empreender, capazes de ser agentes de mudança onde quer que atuem. |
5 – Para atingir este objetivo, visamos sempre aprimorar a mensuração do efetivo aprendizado dos alunos, em todos os nossos programas, à luz dos fins pretendidos, em um processo de adequação que visa a melhoria contínua. |
6 – Acreditamos que o aprendizado só pode ser alcançado mediante um forte engajamento do aluno e de métodos de ensino que assegurem sua participação ativa neste processo, dentro e fora da sala de aula. |
7 – Para este fim cremos ser fundamental contar com a dedicação intensa de nossos professores, tendo como foco não apenas a transmissão de conteúdo, mas sim o efetivo alcance dos objetivos de aprendizagem. |
8 – Damos ênfase à geração de conhecimento que contribua para um melhor entendimento e solução de problemas reais que afetam as empresas e a sociedade. Para tanto, a maioria de nossos professores, em maior ou menor grau, também têm responsabilidade de pesquisa, que pode ser voltada para publicação em revistas científicas ou aplicada, direcionada à prática |
9 – Acreditamos e seguimos a meritocracia internamente com nosso corpo discente, docente e staff. Nossas relações, tanto com o público interno quanto com o externo, reguladores, fornecedores, clientes e demais membros da comunidade são pautadas por respeito mútuo, cortesia, profissionalismo, total aderência à lei e sólidos valores éticos. |
10 – Para cumprir nossa Missão, queremos ter professores de diferentes perfis, todos altamente competentes – e reconhecidos como tal – em suas linhas de atividade, totalmente dedicados e alinhados aos nossos valores. |