Somos uma instituição de ensino superior e de pesquisa sem fins lucrativos que reverte todo o resultado operacional para a realização de nossa missão.
Ser a melhor instituição de ensino superior brasileira nas áreas em que atuar e ser reconhecida como tal.
Ser um centro de referência em educação e geração de conhecimento nas áreas de administração, economia, direito e engenharia, explorando suas complementaridades para agregar valor às organizações e à sociedade.
Visamos ao desenvolvimento de líderes e profissionais inovadores, da graduação às demais etapas de suas vidas, por meio de um forte engajamento do corpo docente e discente no processo de ensino e aprendizagem, habilitando-os a lidar com as complexidades do ambiente em que atuarem.
Valorizamos a pesquisa fundamentada em questões relevantes às organizações e à sociedade.
Para cumprir nossa missão, é fundamental mantermos um ambiente em que honestidade e integridade permeiem todas as relações entre os integrantes de nossa comunidade, resultando em um comportamento ético dentro e fora da Instituição.
Dentre os princípios fundamentais que norteiam o dia a dia da Comunidade Insper, destacam-se:
Honestidade e Integridade são valores essenciais a todos os membros da comunidade Insper. É, portanto, esperado que todos os integrantes dessa comunidade tenham um comportamento
ético dentro e fora da escola.
Ética diz respeito ao impacto de nossas ações em outras pessoas. Logo, as relações entre as pessoas que convivem no Insper, estudantes, professores e corpo administrativo, bem como o público externo, devem ser conduzidas de forma gentil, atenciosa, respeitosa e absolutamente desvinculada de qualquer preconceito. Dessa forma, cultivaremos um ambiente saudável, onde todos manifestam total comprometimento com a boa reputação e com o fortalecimento do Insper como um centro de excelência em ensino e pesquisa.
Alguns princípios fundamentais que devem nortear o dia-a-dia dos membros da comunidade Insper Instituto de Ensino e Pesquisa são:
Comprometimento – manifestado na qualidade dos serviços prestados, na atenção à realização de objetivos e metas estabelecidos, em uma atitude colaborativa voltada para
o trabalho em equipe, que, aliando diferentes competências, irá propor e implementar soluções efetivas para os problemas e desafios encontrados.
Confiança mútua – todo indivíduo tem direitos e deveres consigo próprio e com o outro. Adesão aos compromissos assumidos, honestidade, integridade e sinceridade nas relações são condições que reforçam a confiança mútua, essencial para o trabalho em equipe.
Responsabilidade – todos nós somos responsáveis pela preservação e segurança do patrimônio humano, material e cultural do Insper, pela boa gestão desse patrimônio e pelo cumprimento de leis, acordos ou convenções coletivas, conforme as determinações em vigor, incluindo os princípios sob os quais o Insper é regido, expressos neste Código
de Ética.
Valorização da diversidade – estimular a diversidade fortalece o respeito e a aceitação das diferenças. Pessoas com origem, formação, personalidade e talentos diferentes, unidas em torno do mesmo propósito, complementam-se e aumentam a capacidade da equipe em resolver problemas e atender aos objetivos almejados. Para que esses princípios possam se transformar em realizações, é fundamental haver comunicação clara e frequente e o compartilhamento de ideias e informações, para que a participação de cada indivíduo possa ser mais consciente e efetiva. É preciso, também, que todos nós tenhamos uma visão de longo prazo, essencial em uma instituição de ensino superior, para que possamos cumprir nossa missão e melhor contribuirmos para o desenvolvimento do país.
Sendo esse Código de Ética e Conduta parte integrante dos princípios do Insper, cabe aos membros da comunidade Insper observá-lo e preservá-lo.
1 – Nossa Missão é ensinar e gerar conhecimento em áreas onde podemos dar contribuição efetiva, lastreada em fortes princípios éticos. Somos uma escola integrada e incentivamos a máxima interação entre nossas áreas de atuação. |
2 – Nossas atividades de ensino abrangem programas de graduação, pós-graduação e educação executiva, voltados para públicos diferentes, com objetivos distintos de aprendizagem. |
3 – Nossos objetivos de aprendizagem compreendem não apenas conteúdo acadêmico, mas também o desenvolvimento de competências essenciais como habilidade de análise e resolução de problemas, trabalho em equipe, liderança de grupos de projeto, argumentação e apresentação. |
4 – Além disso, reforçamos valores e discutimos dilemas éticos. O objetivo final é desenvolver cidadãos competentes e socialmente responsáveis, com coragem para inovar e empreender, capazes de ser agentes de mudança onde quer que atuem. |
5 – Para atingir este objetivo, visamos sempre aprimorar a mensuração do efetivo aprendizado dos alunos, em todos os nossos programas, à luz dos fins pretendidos, em um processo de adequação que visa a melhoria contínua. |
6 – Acreditamos que o aprendizado só pode ser alcançado mediante um forte engajamento do aluno e de métodos de ensino que assegurem sua participação ativa neste processo, dentro e fora da sala de aula. |
7 – Para este fim cremos ser fundamental contar com a dedicação intensa de nossos professores, tendo como foco não apenas a transmissão de conteúdo, mas sim o efetivo alcance dos objetivos de aprendizagem. |
8 – Damos ênfase à geração de conhecimento que contribua para um melhor entendimento e solução de problemas reais que afetam as empresas e a sociedade. Para tanto, a maioria de nossos professores, em maior ou menor grau, também têm responsabilidade de pesquisa, que pode ser voltada para publicação em revistas científicas ou aplicada, direcionada à prática |
9 – Acreditamos e seguimos a meritocracia internamente com nosso corpo discente, docente e staff. Nossas relações, tanto com o público interno quanto com o externo, reguladores, fornecedores, clientes e demais membros da comunidade são pautadas por respeito mútuo, cortesia, profissionalismo, total aderência à lei e sólidos valores éticos. |
10 – Para cumprir nossa Missão, queremos ter professores de diferentes perfis, todos altamente competentes – e reconhecidos como tal – em suas linhas de atividade, totalmente dedicados e alinhados aos nossos valores. |