Em evento, estudantes do 6º semestre de Administração são reconhecidos pela boa execução de projetos nas organizações participantes
Márcio Martins Araújo
Desenvolver o pensamento crítico, trabalhar em equipe, aprimorar as diferentes formas de comunicação e, principalmente, resolver problemas complexos são as habilidades desenvolvidas pelos estudantes de Administração do Insper na disciplina Resolução Eficaz de Problemas (REP), que insere os alunos no dia a dia do mercado para aprenderem a lidar com as dificuldades efetivas dos projetos trazidos pelas empresas parceiras.
Desde o início do programa, no segundo semestre de 2011, já participaram do REP 201 empresas e 3.200 alunos. Ao todo, foram desenvolvidos 656 projetos por meio da disciplina, com apoio de mais de 200 mentores especialistas do mercado.
Na cerimônia de encerramento do REP do primeiro semestre de 2024, que aconteceu na terça-feira, 11 de junho, estudantes do 6º semestre do curso de Administração foram homenageados por professores, mentores e representantes de empresas pelos trabalhos desenvolvidos na solução de problemas reais propostos pelas organizações parceiras do Insper.
“No REP, nós colocamos nossos alunos em uma empresa, em um projeto em que também preparamos a empresa para recebê-los, convidamos um mentor para acompanhar o processo e temos um método de trabalho para que aos poucos o aluno comece a entender como funciona o mercado de trabalho, como se dão as interações com as pessoas e o que é ser um profissional”, afirma o professor André Duarte. “É a primeira experiência oficial deles dentro de uma empresa, onde terão de resolver problemas reais que não estão nos livros. É mais do que um exercício técnico, é também algo que ajuda os alunos a lidarem com suas emoções diante dos problemas.”
Desde o início da graduação em Administração, os alunos do Insper são incentivados a trabalhar com os métodos de resolução de problemas. No ciclo básico, que acontece nos três primeiros semestres, são desenvolvidas ferramentas de trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico e orientação para resultado. Nos três semestres seguintes acontece o ciclo específico, onde os projetos são desenvolvidos. No terceiro ciclo, iniciam as eletivas específicas e o programa de estágio.
Nesta edição do REP, participaram 168 alunos, divididos em 28 projetos realizados em 21 empresas, e com o auxílio de 26 mentores. “O Insper está sempre olhando as tendências do mercado, considerando o que é preciso inserir em sala de aula para fazer os alunos evoluírem na teoria que estão aprendendo e colocar tudo isso em prática”, diz Carolina Fouad Kamhawy, coordenadora executiva do REP e gerente de projetos do Hub de Inovação. “Esse modelo ajuda nossos alunos a irem ao encontro daquilo que o mercado tem buscado e esperado desses futuros profissionais.”
Durante o evento, os cinco projetos mais bem avaliados pela banca de professores e mentores do REP foram homenageados. Além disso, foi feita a entrega dos certificados nas modalidades Green Belt Plan e Yellow Belt Plan, que reconhece a capacidade dos estudantes participantes de analisar e solucionar problemas com rigor metodológico e planejamento. As certificações são emitidas pela empresa Falconi Consultores de Resultado e pelo Insper.
O grupo de Alexandra Julião, Giovana de Toledo, Guido Bacchi, João Amaro, Matteo Couto e Pedro Di Creddo ficou em primeiro lugar dos cinco trabalhos mais bem avaliados. O projeto desenvolvido na Incorporadora Tegra tinha por objetivo aprimorar os canais de relacionamento com o cliente a partir de uma investigação feita quantitativamente e qualitativamente, tornando os processos e o contato entre empresa e clientes mais rápido e assertivo. “Ficamos muito surpresos pelo reconhecimento e felizes pelo resultado do projeto. Foi um trabalho muito prazeroso e também com muitos desafios. Tivemos de fazer algumas mudanças no meio do caminho, mas acabamos conseguindo alcançar um bom resultado”, diz João Amaro, um dos integrantes do grupo.
Acesse aqui a galeria de fotos do evento.
Empresa: Incorporadora Tegra
Alunos: Alexandra Mourad Julião, Giovana Murgel de Toledo, Guido Gavazzi Bacchi, João Contrucci Rahme Amaro, Matteo Lopes de Almeida Cechelero Couto e Pedro Di Creddo e Queiroz Guimarães
Mentor: Marcelo Crivelaro
Empresa: Grupo Boticário
Alunos: Gustavo Cavaletti, Igor Mota Fontenelle, Isabella Scotton Razera, Luiz Fernando Alves de Oliveira Neto, Pedro Henrique Cândido da Silva e Rennan Antunes Bianchi
Mentor: Admar Neto
Empresa: Natura
Alunos: Giovani Arantes Filho, Giulia Camargo Chammas, Guilherme Sasson Figueira, Lucas Sampaio Monteiro, Luiz Guilherme Santos Nedochetko, Pedro Valença Cerqueira e Rafael Medeiros Cerqueira
Mentor: Marcelo Suzano
Empresa: GPA
Alunos: Enzo Itiro Sato, Eric Von Uhlendorff, Fabrizio Almeida Citeroni, Lucas Machado de Araujo Batista, Pedro Nascimento Freire e Ricardo Escobar Aprile de Almeida Castro
Mentor: Fabiane Almeida
Empresa: Nestlé Purina
Alunos: Alex Milan Zlatkovic, Alice Pereira Gomes Santos, Guilherme Nardozza Nahas, Larissa Favaro Rodrigues Lamelas, Natalia Buchalla Fama e Renan Monea de Nobrega
Mentora: Claudirene Santos Ferreira
Alunos Green Belt Plan
Alexandra Mourad Julião
Guido Gavazzi Bacchi
Isabella Scotton Razera
João Contrucci Rahme Amaro
Luiz Fernando Alves de Oliveira Neto
Alunos Yellow Belt Plan
Alex Milan Zlatkovic
Amir Goldfajn
Antonio Ribeiro dos Santos Ruiz
Bruno Lima Ayoub
Enzo Itiro Sato
Eric Von Uhlendorff
Gabriela Gonçalves Carvalho
Giovana Murgel de Toledo
Giulia Camargo Chammas
Guilherme Nardozza Nahas
Laura Pinheiro Benevides
Leonardo Villar Pinheiro
Livia Reimann Deleuse
Lucas Machado de Araújo Batista
Lucas Sampaio Monteiro
Luis Felipe Montilla de Medeiros
ALPARGATAS
ATLAS SCHINDLER
BETTER DRINKS
BIP
CONX
COPA ENERGIA
E.M.S
EDENRED
ESPRO
GM
GPA
GRUPO BOTICÁRIO
J&T
MINERVA FOODS
NATURA
NESTLÉ PURINA
ROCKWELL AUTOMATION
SBA
SAINT GOBAIN – PPC
SAINT GOBAIN – TEKBOND
TEGRA