Venda de PCs, laptops e periféricos corresponde a pouco mais de um terço do mercado de jogos eletrônicos
Bernardo Vianna
A indústria de jogos eletrônicos é o maior setor de entretenimento e mídia do século 21, um mercado cujo volume deverá ultrapassar 447 bilhões de dólares em 2024, segundo relatório do Statista, plataforma alemã de inteligência e visualização de dados. Ainda há, no entanto, muito espaço para crescimento, uma vez que projeções realizadas com os mesmos dados apontam para um mercado de mais de um trilhão de dólares em 2032.
Em relação às fontes de receita desse mercado, três segmentos se destacam: o de jogos mobile, o de propagandas veiculadas nos jogos e o de hardware para rodar os jogos. Este último, que corresponde à venda de PCs, laptops e periféricos, se manteve como responsável por pouco mais de um terço da receita do mercado de jogos eletrônicos desde ao menos 2019 e, segundo estimativas, ainda deve ocupar a mesma proporção até ao menos 2029.
Segundo a publicação do Statista, o mercado de hardware para jogos está em franco crescimento, acompanhando a tendência da indústria de jogos eletrônicos em geral. Em 2024, as receitas de laptops para jogos foram estimadas em aproximadamente 31,7 bilhões de dólares em todo o mundo, superando as receitas de PCs para jogos, que ficaram em 27,5 bilhões. A previsão é que o mercado de PCs e laptops voltados para jogos atinja mais de 75 bilhões de dólares de receita até 2029.
Considerando os componentes específicos de hardware para jogos, os processadores gráficos (GPUs) e os processadores centrais (CPUs) dominaram a indústria em 2023, movimentando mercados de 27,2 bilhões e de 18,8 bilhões de dólares, respectivamente. Monitores, fones de ouvido e alto-falantes para jogos também se destacaram. Apesar de uma breve queda em 2022, o mercado tem crescido de forma consistente nos últimos anos e espera-se que continue sua expansão no período previsto.
Além dos componentes de PCs e laptops, o mercado de hardware para jogos abrange periféricos projetados especificamente para aprimorar a experiência de jogo. São produtos elaborados para atender às exigências dos jogos modernos, como mouses e teclados que oferecem jogabilidade mais suave, monitores com fidelidade visual aprimorada e o que mais puder contribuir para uma experiência de jogo mais imersiva, o que inclui até mesmo mesas e cadeiras especialmente projetadas.
Estima-se que, em 2024, a Europa Ocidental seja a região com maior geração de receita no mercado de hardware voltado para jogos de computador, alcançando 16,7 bilhões de dólares. A China aparece em segundo lugar, com uma geração de receita estimada de 16,4 bilhões de dólares. Já as regiões da Europa Oriental e do Oriente Médio, em conjunto, apresentaram um tamanho de mercado superior a 14 bilhões de dólares. Em contraste, a América Latina registrou o menor mercado entre todas as regiões, com aproximadamente 2,8 bilhões de dólares.