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Prêmio Pensamento Crítico distingue textos sobre ética empresarial

O professor Aparecido Alves explica como o estudo de caso da startup Theranos aproxima os alunos dos conceitos estudados na disciplina Pensamento Crítico e Ética

O professor Aparecido Alves explica como o estudo de caso da startup Theranos aproxima os alunos dos conceitos estudados na disciplina Pensamento Crítico e Ética

 

Leandro Steiw

 

O Prêmio Pensamento Crítico, realizado pela disciplina Pensamento Crítico e Ética, dos cursos de Administração e Economia do Insper, distinguiu quatro trabalhos de alunos que refletem sobre delitos éticos cometidos no caso da startup de tecnologia Theranos. Durante 12 anos, a empresa do Vale do Silício, nos Estados Unidos, promoveu uma máquina supostamente capaz de realizar 200 exames com apenas uma gota de sangue. Quando a fraude foi revelada, em 2015, a Theranos valia 9 bilhões de dólares e havia arrecadado 700 milhões de dólares de investidores. Os textos dos alunos do primeiro semestre de 2024 podem ser acessados, na íntegra, nos links ao final desta página.

O tema foi sugestão do professor Fernando Schüler, que ministra a disciplina com o professor Leandro Consentino. A atividade é realizada sob orientação do professor Aparecido Alves, assistente da disciplina. Muitos dos alunos planejam empreender no futuro e acompanham as novidades do mundo das startups, dominado por jovens empreendedores como a norte-americana Elizabeth Holmes, fundadora da Theranos e condenada a 11 anos e três meses de prisão por fraude e conspiração. “As discussões em sala de aula foram muito profícuas”, conta Alves. “Os alunos apresentaram visões ou camadas novas que nós não havíamos percebido. Lembro que um aluno comentou que Elizabeth enganou muita gente porque no Vale do Silício compram-se, entre aspas, pessoas e não ideias.”

 

professor Aparecido Alves
O professor Aparecido Alves

 

Informalmente, os postulantes ao Vale do Silício usam a expressão “fake it till you make it” (“finja até conseguir”, em tradução livre) para definir a insistência em propostas que ainda não deram certo. A autoconfiança e a autopromoção seriam suficientes para convencer os investidores e a opinião pública. “Foi basicamente o que Elizabeth Holmes fez: fingir o máximo possível”, diz Alves. Segundo o professor, ela se vendia muito bem como a nova Steve Jobs (1955-2011), o visionário da Apple, e os investidores focavam nela e não necessariamente na ideia dela. Gente de renome como o megaempresário de mídia Rupert Murdoch e os ex-secretários de Estado George P. Shultz e Henry Kissinger (1923-2023) pôs dinheiro na empresa.

Os alunos assistiram ao documentário A Inventora: À Procura de Sangue no Vale do Silício, do diretor norte-americano Alex Gibney, que narra a ascensão e o declínio da Theranos. Os textos deveriam estabelecer relações com os conteúdos estudados na disciplina, como o fenômeno da ladeira escorregadia. Conforme o conceito, tudo começa com um delito ético muito pequeno. Para não precisar expor o delito, você aumenta cada vez mais o grau da mentira, até se tornar refém da fraude. “Tentamos entender como tantas pessoas bem-informadas, mesmo diante das evidências, continuavam acreditando na máquina da Theranos, talvez movidas pelo desejo de que aquilo desse certo”, afirma Alves.

Outras ideias vieram do debate com o médico oncologista Bruno Filardi, que pesquisa as relações entre genética e desenvolvimento do câncer. Filardi falou dos limites éticos para o estabelecimento de novos padrões de tratamento e equipamentos na área de saúde. “Pedagogicamente, essa atividade funciona muito bem quando os alunos conseguem fazer a interface entre o que aprendem na sala de aula e as situações e os dados da realidade, com a intenção de que eles continuem a reproduzir esse comportamento ao longo da vida profissional deles”, diz Alves. “E a escolha dos quatro trabalhos sempre é muito difícil, porque são mínimos detalhes que acabam determinando a prevalência de um texto sobre outros.”

 


LEIA OS TEXTOS PREMIADOS

Prêmio Pensamento Crítico I

 

Turma A

Gustavo Borges Arruda

The Unethical Means to an (unachievable) Ethical End

 

Turma B

Pedro Hajjar Roschmann

O valor da ética nas decisões empresariais – Um estudo sobre o caso Theranos

 

Turma C

Gabriela Corregiari Bei

Business ethics: The Theranos Case

 

Turma D

Gabriel Yamin Nogueira

Fake it till you (don’t?) make it

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