Volume do mercado de IaaS, na sigla em inglês, deve chegar a cerca de 360 bilhões de dólares até 2028
Bernardo Vianna
Quem busca empreender na área de tecnologia, de modo geral, está mais preocupado com as tarefas de maior valor agregado para o negócio do que com o cotidiano de manter uma infraestrutura para processar e armazenar informação. É aí que entra a infraestrutura como serviço — ou IaaS, na sigla em inglês —, que oferece acesso sob demanda a máquinas virtuais, armazenamento e componentes de rede, permitindo aos usuários construir, implantar e gerenciar infraestrutura de TI sem a necessidade de investir em hardware físico.
A IaaS oferece escalabilidade, flexibilidade e eficiência de custos por meio de assinaturas, exigindo que os usuários paguem apenas pelos recursos que consomem. Esse mercado inclui as empresas que fornecem esses tipos de recursos e serviços de nuvem pública para indivíduos, empresas e organizações, como é o caso, por exemplo, da Amazon Web Services (AWS), do Microsoft Cloud e do Google Cloud, para citar as três empresas que comandam 62% do segmento.
São justamente essas três características — a economia, a escalabilidade e a flexibilidade — que impulsionam o crescimento do mercado de IaaS, cuja demanda cresce conforme essa modalidade da computação em nuvem chega a um número cada vez maior de indústrias, especialmente em economias emergentes. A receita global do mercado de infraestrutura como serviço, segundo dados da plataforma online Statista, deve ultrapassar 95 bilhões de dólares ainda em 2024. A partir desses dados, projeta-se uma taxa de crescimento anual de 16,5%, o que resultará em um volume de mercado de cerca de 360 bilhões até 2028.
Uma parte importante da receita do segmento, quase 60%, é gerada em países tecnologicamente avançados da América do Norte e da Europa. Com empresas líderes como Amazon, Microsoft, Google e IBM competindo por espaço no segmento de IaaS, o mercado promete continuar a crescer à medida que mais organizações buscam soluções flexíveis e econômicas para suas necessidades de infraestrutura de TI.