Realizar busca

Insper vai sediar edição regional do maior congresso sobre comportamento do consumidor

A escola foi selecionada para receber a versão latino-americana da Conferência da Associação de Pesquisas do Consumidor (ACR), em junho de 2025

A escola foi selecionada para receber a versão latino-americana da Conferência da Associação de Pesquisas do Consumidor (ACR), em junho de 2025

 

Tiago Cordeiro

 

Quando se fala em estudo do consumidor, o que vem à mente? Provavelmente, pesquisas focadas em determinar padrões de compra do público-alvo de uma determinada companhia, de um certo setor de atuação. Assim, com base nesses dados, é possível desenvolver produtos e serviços voltados para perfis bem definidos, ampliando a margem de vendas.

A resposta não está incorreta, mas é incompleta. Os estudos sobre o tema são muito mais amplos, investigando comportamentos de consumo que vão além da interação com empresas, e abrangem uma série de disciplinas, de economia e ciência de dados a psicologia e sociologia.

Com o objetivo de reunir e discutir pesquisas relevantes e atuais sobre essa área do conhecimento, a Associação de Pesquisas do Consumidor (ACR, na sigla em inglês) realiza eventos anuais globais de grande porte. A audiência costuma ultrapassar 1.500 pessoas. Em 2023, o encontro foi realizado em Seattle. Em 2024, será em Paris, no final de setembro.

Em paralelo, a ACR conduz eventos regionais, alternando sedes na Ásia e na América Latina. O próximo desses encontros vai acontecer em julho de 2024, em Bali, na Indonésia. O seguinte, no Brasil. Mais especificamente, em São Paulo, na sede do Insper, entre 25 e 27 de junho de 2025. A instituição se candidatou a sediar o evento e foi a eleita.

 

Bem-estar do consumidor

“A seleção foi concorrida e ficamos felizes em termos sido escolhidos”, afirma Giuliana Isabella, professora e pesquisadora de marketing e comportamento do consumidor na graduação, no mestrado da Administração e da Economia.

“Vamos receber pesquisadores do mundo todo e muitos da América Latina, em um encontro de altíssimo nível, que tende a fortalecer as conexões entre os especialistas de diferentes locais do continente, e também entre eles e a comunidade acadêmica do Insper”, diz a docente, que também leciona em cursos de curta duração na Educação Executiva e no MBA Internacional e, em 2023, esteve presente no congresso do ACR em Seattle.

Receber esse evento vai ajudar a consolidar a imagem do Insper como referência em pesquisas em marketing e comportamento do consumidor, explica outra anfitriã, Maura Ferreira, professora de marketing no curso de graduação em Administração e pesquisadora em comportamento do consumidor com dedicação exclusiva no Insper.

“Ter esse importante congresso no Insper ajudará a nos posicionar nacional e internacionalmente como referência também em pesquisas em comportamento do consumidor, área que contribui para uma série de questões, que vão desde formas de promover decisões financeiras mais acertadas entre os consumidores até incentivo de comportamentos de consumo mais sustentáveis, com impacto tanto econômico quanto social”, diz.

São quatro os organizadores. Além de Isabella e Maura, do Insper, lideram a iniciativa Carlos Bauer, professor de marketing na Culverhouse School of Business, da Universidade do Alabama, e Julio Sevilla, professor de marketing do Terry College of Business, da Universidade da Geórgia.

O tema central do encontro ainda está em estágio de aprovação, mas possivelmente será o bem-estar do consumidor, incluindo pesquisas e estratégias que apontem caminhos para ele tomar decisões mais acertadas em diferentes âmbitos, como financeiro, saúde, uso de tecnologia e outros.

A proposta é apresentar ao público sul-americano pesquisas de ponta, com participantes de países que lideram os trabalhos nessa área, na América do Norte e na Europa. “O foco é compartilhar o conhecimento de ponta produzido no mundo, para uma audiência latino-americana”, resume Isabella.

 

Participação de alunos

De tão abrangente, o tema pode atrair estudantes de diferentes áreas de atuação. Por isso mesmo, antes do evento e durante o encontro, alunos de graduação do Insper, de diferentes áreas, serão convidados a participar.

“O congresso ajudará a aproximar nossos alunos de graduação da pesquisa. Eles terão oportunidade de atuar em diferentes atividades durante a organização do congresso bem como no evento, com a possibilidade de terem contato com pesquisadores e pesquisas de ponta na área”, relata Ferreira, que lembra que todos os envolvidos receberão certificados atestando sua participação em um evento de porte internacional.

Como lembra Isabella, há muito trabalho pela frente até 2025, inclusive na busca por patrocinadores. “Seguindo a tradição do Insper em conectar o ambiente acadêmico com o mundo corporativo, estamos em contato com empresas para apoiar o encontro da ACR no Insper e apresentar sua visão a respeito dos estudos a respeito do comportamento do consumidor.”

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade