Combinando elementos da mecânica, eletrônica e automação, a Engenharia Mecatrônica tem ganhado destaque no cenário acadêmico e industrial, ao tornar o profissional habilitado a projetar e desenvolver sistemas automatizados, como robôs industriais, veículos autônomos, eletrodomésticos inteligentes e aplicativos para dispositivos móveis.
Mesclando conceitos fundamentais da engenharia, disciplinas inovadoras e desenvolvimento de competências essenciais, o curso de Engenharia Mecatrônica do Insper oferece uma jornada educacional abrangente, desenvolvida para equipar os alunos com o conhecimento e as habilidades necessárias para prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico e em rápida mutação.
Com uma carga horária total de 4.100 horas/aula divididas em 10 semestres (podendo se estender por até 16 semestres), o curso oferece uma estrutura curricular sólida e estratégica, abordando uma ampla gama de tópicos essenciais para a formação de engenheiros mecatrônicos competentes e inovadores.
A estrutura curricular é dividida em disciplinas obrigatórias (2.680 horas), optativas (720 horas), Projeto Final de Engenharia (300 horas), estágio supervisionado (300 horas) e atividades complementares (100 horas).
Uma das características distintivas do curso no Insper é o período inicial, no qual alunos dos seus três cursos de engenharia (Mecatrônica, Mecânica e Computação) estudam juntos nos dois primeiros semestres.
Essa etapa inicial promove uma base sólida de conhecimento técnico e também enfatiza a importância da colaboração interdisciplinar, uma habilidade crucial no ambiente profissional moderno.
A grade curricular neste primeiro ano traz as seguintes disciplinas comuns aos três cursos:
No terceiro e quarto semestres, os alunos de Engenharia de Computação ingressam nas disciplinas do Ciclo Específico, enquanto os graduandos de Mecânica e Mecatrônica continuam a compartilhar a sala de aula, aprendendo os seguintes temas:
Nos semestres seguintes, já com cada turma de engenharia trabalhando suas próprias especificidades, os alunos de Mecatrônica se envolvem em projetos que integram todas as disciplinas ao redor de um tema específico. Essa abordagem holística estimula o pensamento criativo, a resolução de problemas e a aplicação prática de conceitos teóricos. As disciplinas desta etapa são:
A partir do 6º período, os estudantes começam a escolher entre as matérias eletivas aquelas que atendam melhor aos seus interesses pessoais e aspirações profissionais. Até o final do curso, cada aluno terá cursado no mínimo oito das 25 disciplinas oferecidas (confira todas no infográfico).
Entre as mais modernas e desafiadoras do mundo tecnológico atual, destacam-se, por exemplo:
Os três últimos períodos são mais voltados para a parte prática e aproximação do mercado de trabalho real, com o Projeto Final de Engenharia (PFE) e o Estágio Supervisionado. Ambos são realizados com empresas parceiras e supervisão de professores do Insper.
Nessa etapa, os alunos também aprofundam o mergulho em suas áreas de interesse, através das disciplinas eletivas, como você pode ver a seguir:
O PFE é uma oportunidade para os estudantes demonstrarem sua capacidade de aplicar seus conhecimentos em um projeto abrangente, voltado a demandas e necessidades genuínas de empresas e da sociedade.
Além de desenvolver habilidades técnicas, o programa enfatiza a formação de líderes inovadores e adaptáveis. Os objetivos educacionais do curso incluem capacitar os egressos a projetar soluções eficazes para problemas complexos de engenharia, atuar como empreendedores, agentes de inovação e líderes de projetos.
Isso é reforçado por uma série de competências esperadas dos graduados, como a capacidade de aplicar princípios de engenharia para resolver problemas, trabalhar em equipe, comunicar eficazmente e manter-se atualizado em uma paisagem tecnológica em constante mudança.
Quer tirar mais dúvidas sobre o curso de Engenharia Mecatrônica do Insper? Acesse a página do curso e veja todos os detalhes e como fazer para participar do processo seletivo.