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O que é ensinado no curso de Engenharia Mecatrônica do Insper?

Curso oferece uma estrutura curricular sólida e estratégica, abordando uma ampla gama de tópicos essenciais

Combinando elementos da mecânica, eletrônica e automação, a Engenharia Mecatrônica tem ganhado destaque no cenário acadêmico e industrial, ao tornar o profissional habilitado a projetar e desenvolver sistemas automatizados, como robôs industriais, veículos autônomos, eletrodomésticos inteligentes e aplicativos para dispositivos móveis.

Mesclando conceitos fundamentais da engenharia, disciplinas inovadoras e desenvolvimento de competências essenciais, o curso de Engenharia Mecatrônica do Insper oferece uma jornada educacional abrangente, desenvolvida para equipar os alunos com o conhecimento e as habilidades necessárias para prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico e em rápida mutação.

Estrutura curricular

Com uma carga horária total de 4.100 horas/aula divididas em 10 semestres (podendo se estender por até 16 semestres), o curso oferece uma estrutura curricular sólida e estratégica, abordando uma ampla gama de tópicos essenciais para a formação de engenheiros mecatrônicos competentes e inovadores. 

A estrutura curricular é dividida em disciplinas obrigatórias (2.680 horas), optativas (720 horas), Projeto Final de Engenharia (300 horas), estágio supervisionado (300 horas) e atividades complementares (100 horas).

Uma das características distintivas do curso no Insper é o período inicial, no qual alunos dos seus três cursos de engenharia (Mecatrônica, Mecânica e Computação) estudam juntos nos dois primeiros semestres. 

Essa etapa inicial promove uma base sólida de conhecimento técnico e também enfatiza a importância da colaboração interdisciplinar, uma habilidade crucial no ambiente profissional moderno. 

A grade curricular neste primeiro ano traz as seguintes disciplinas comuns aos três cursos: 

1º Período

  • Modelagem e Simulação do Mundo Físico
  • Instrumentação e Medição
  • A Natureza do Design
  • Design de Software
  • Grandes Desafios da Engenharia

2º Período

  • Matemática da Variação
  • Física do Movimento

No terceiro e quarto semestres, os alunos de Engenharia de Computação ingressam nas disciplinas do Ciclo Específico, enquanto os graduandos de Mecânica e Mecatrônica continuam a compartilhar a sala de aula, aprendendo os seguintes temas: 

3º Período

  • Matemática Multivariada
  • Desconstruindo a Matéria
  • Design para Manufatura
  • Dispositivos que Movem o Mundo
  • Biomecânica

4º Período

  • Empreendedorismo Tecnológico
  • Eletromagnetismo e Ondulatória
  • Modelagem e Controle
  • Mecânica dos Sólidos
  • Termofluidodinâmica

Nos semestres seguintes, já com cada turma de engenharia trabalhando suas próprias especificidades, os alunos de Mecatrônica se envolvem em projetos que integram todas as disciplinas ao redor de um tema específico. Essa abordagem holística estimula o pensamento criativo, a resolução de problemas e a aplicação prática de conceitos teóricos. As disciplinas desta etapa são:

5º Período

  • Fabricação e Metrologia
  • Mecanismos e Elementos de Máquinas
  • Métodos Numéricos
  • Projeto Mecatrônico
  • Sistemas Eletrônicos e Microprocessadores

6º Período

  • Automação Industrial
  • Controle Clássico
  • Máquinas Elétricas e Acionamentos
  • Projeto Automação
  • Eletiva I

7º Período

  • Química Tecnológica e Ambiental
  • Projeto de Controle
  • Eletiva II

A partir do 6º período, os estudantes começam a escolher entre as matérias eletivas aquelas que atendam melhor aos seus interesses pessoais e aspirações profissionais. Até o final do curso, cada aluno terá cursado no mínimo oito das 25 disciplinas oferecidas (confira todas no infográfico). 

Entre as mais modernas e desafiadoras do mundo tecnológico atual, destacam-se, por exemplo:

  • Machine Learning: com a ascensão da inteligência artificial, essa disciplina oferece uma visão abrangente das técnicas de aprendizado de máquina e como aplicá-las para resolver problemas complexos.
  • Internet das Coisas: à medida que o mundo fica cada vez mais interconectado, entender a IoT se torna vital. Essa disciplina explora como dispositivos e sistemas podem se comunicar e colaborar na era digital.
  • Realidade Virtual: com aplicações que variam desde entretenimento até treinamento industrial, essa disciplina mergulha na criação de ambientes virtuais imersivos e sua integração com o mundo real.

Disciplinas eletivas do curso de engenharia mecatrônica do Insper

Reta final

Os três últimos períodos são mais voltados para a parte prática e aproximação do mercado de trabalho real, com o Projeto Final de Engenharia (PFE) e o Estágio Supervisionado. Ambos são realizados com empresas parceiras e supervisão de professores do Insper.

Nessa etapa, os alunos também aprofundam o mergulho em suas áreas de interesse, através das disciplinas eletivas, como você pode ver a seguir:

8º Período

  • Projeto Final de Engenharia
  • Eletiva III

9º Período

  • Eletiva IV
  • Eletiva V
  • Eletiva VI
  • Estágio Supervisionado

10º Período

  • Eletiva VII
  • Eletiva VIII
  • Estágio Supervisionado

O PFE é uma oportunidade para os estudantes demonstrarem sua capacidade de aplicar seus conhecimentos em um projeto abrangente, voltado a demandas e necessidades genuínas de empresas e da sociedade. 

Veja os objetivos de aprendizagem do PFE:

  • Execução técnica – ser capaz de projetar, prototipar, desenvolver, validar, testar e documentar uma solução real de engenharia.
  • Organização – escolher, seguir, adaptar e julgar uma metodologia de trabalho adequada ao projeto.
  • Comunicação – comunicar-se efetivamente e assertivamente com as partes interessadas, mantendo informações e expectativas atualizadas em relação aos objetivos e andamento do projeto.
  • Trabalho em equipe – identificar e viabilizar os papéis e as responsabilidades de todos os membros da equipe, garantindo o engajamento dos colegas de projeto.
  • Design e Empreendedorismo – identificar as necessidades e expectativas das partes interessadas, tratando potenciais riscos e negociações necessárias e analisando sua viabilidade técnica e econômica.

Preparando líderes inovadores

Alunas de engenharia mecatrônica

Além de desenvolver habilidades técnicas, o programa enfatiza a formação de líderes inovadores e adaptáveis. Os objetivos educacionais do curso incluem capacitar os egressos a projetar soluções eficazes para problemas complexos de engenharia, atuar como empreendedores, agentes de inovação e líderes de projetos. 

Isso é reforçado por uma série de competências esperadas dos graduados, como a capacidade de aplicar princípios de engenharia para resolver problemas, trabalhar em equipe, comunicar eficazmente e manter-se atualizado em uma paisagem tecnológica em constante mudança.

Quer tirar mais dúvidas sobre o curso de Engenharia Mecatrônica do Insper? Acesse a página do curso e veja todos os detalhes e como fazer para participar do processo seletivo.

Leia também estes textos sobre a carreira de engenheiro mecatrônico:

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